Connect with us

Petrópolis tem maior número de roubos a estabelecimentos comerciais desde 2009

Cidade

Petrópolis tem maior número de roubos a estabelecimentos comerciais desde 2009

Dado é do Instituto de Segurança Pública e engloba registros de ocorrências feitos nas delegacias de Itaipava e do Retiro

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que Petrópolis registrou neste ano o maior número de roubos a estabelecimentos comerciais desde 2009. O levantamento engloba os registros de ocorrências feitos na 105ª DP, no Retiro; e na 106ª DP, em Itaipava.

IMG_3373.jpg

Foto Serra Drone

Segundo o ISP, foram registradas 16 ocorrências de roubos a estabelecimentos comerciais até maio de 2021. O maior número de registros até então ocorreu em 2009 quando foram registradas 25 ocorrências desse tipo de crime.

Os dados do ISP também revelam que houve aumento de 37,5% do número de roubos a estabelecimentos comerciais entre janeiro a abril de 2021 comparando com o mesmo período de 2020.

Ainda de acordo com o levantamento, o mês com o maior número de registros neste ano foi janeiro, com sete. Em fevereiro foram quatro; março também teve quatro registros e abril teve um.

Roubos a luz do dia

Só neste ano o roubo a lojas que vendem joias provocou susto e tumulto na cidade. Eles ainda não foram contabilizados pelo ISP porque ocorreram em maio e o sistema ainda não atualizou os números do mês passado.

Um deles foi em Itaipava e aconteceu no dia 6. Um vídeo da câmera de segurança circulou pelas redes sociais e mostra o homem abordando a vendedora e colocando parte das joias dentro de uma mochila e a outra parte em uma bolsa.

Já no dia 25 deste mês, o roubo aconteceu no Centro da cidade e teve até troca de tiros entre os bandidos e a polícia.

Até o momento ninguém foi preso. De acordo com a Polícia Civil, as investigações de ambos os crimes seguem em andamento e os policiais realizam diligências para esclarecer os casos e identificar as autorias dos crimes.

Nota de repúdio

Responsáveis pela loja do Centro emitiram uma nota de repúdio onde relatam a insegurança, o medo e a violência em um momento em que a cidade e o país enfrentam a maior crise econômica de todos os tempos. Veja na íntegra:

“Há 7 dias faleceu a integridade, a satisfação, o orgulho de mais um comerciante de Petrópolis. Morreu a tranquilidade de todos os dias erguer as portas de aço para atender com honestidade e bons serviços a população dessa cidade.

Na verdade, só em maio, podemos contar vários falecimentos de horas de trabalho e dedicação. Comerciantes que foram assaltados ou roubados por aqueles que não se intimidam, que não têm nada a perder, que sabem da falta de punição para seus crimes.

Não tem mais hora: de manhã, comércio aberto, ruas cheias, pedestres passando expostos a uma bala perdida.

Estamos de luto. Choramos pela nossa insegurança, pela impunidade, pelas nossas perdas, pela tristeza que aperta o peito, pela desmotivação de recomeçar. E mais, muito mais. São lágrimas incontáveis.

Se não bastassem lojas fechando pela crise econômica que o país atravessa, agora temos lojas encerrando suas atividades por medo que tudo se repita. Bandidos vão e voltam.

E desse jeito vamos ficando cada vez mais carentes. Com menos variedade de serviços, perdemos todos. Perde a população, o comércio, as autoridades por outro crime sem solução, perde principalmente a cidade. A nossa querida cidade de Petrópolis, que sempre foi sinônimo de segurança e tranquilidade”.

Nota da Secretaria de Segurança

Questionada, a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública informou que utiliza o efetivo da Guarda Municipal em rondas nas áreas comerciais do centro.

Além disso, disse que vai ampliar o número de câmeras na cidade, com mais 20 que farão parte do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis – CIMOP.

O CIMOP tem, atualmente, 56 câmeras instaladas em 46 locais diferentes em toda cidade. São aparelhos que filmam em alta definição, com alcance de 1 km de distância e em 360º.

Outras quatro colocadas no Terminal do Centro também transmitem imagens em tempo real do local para os agentes. O sistema de monitoramento permite ainda fazer investigações a partir de filtros de imagens por cor, direção, objeto, velocidade, ociosidade, entre outros, o que facilita a busca de informações por parte da Polícia Civil durante uma investigação.

A secretaria afirma ainda que faz reuniões constantes com o comando das Polícias Civil e Militar, que definem estratégias de atuação no município e que tem realizado encontros com conselhos comunitários para alinhar ações por toda a cidade.

A Sou Petrópolis também entrou em contato com a Polícia Militar para saber se há previsão de reforço no policiamento e aguarda resposta.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir