Vacina da Pfizer começa a ser aplicada nesta terça em Petrópolis; saiba quem pode se vacinar
Todas as 2.340 doses do imunizantes devem ser aplicadas até sexta-feira (28/05) – dentro do prazo de cinco dias após o descongelamento, estabelecido pela fabricante
Petrópolis recebeu na manhã de segunda-feira (24/05) o primeiro lote com 2.340 doses da vacina Pfizer/BioNTech. A aplicação do novo imunizante começa nesta terça (25), em paralelo à utilização da vacina AstraZeneca, que também estará disponível nos pontos de vacinação. A Secretaria de Saúde iniciou ontem (24) a vacinação de pessoas com comorbidades maiores de 40 anos e trabalhadores da Saúde a partir dos 30 anos.
Vacina contra Covid-19 da Pfizer – Foto da Reprodução/Felton Davis (via Flickr)
As doses do imunizante Pfizer/BioNTech foram entregues pelo Estado já descongeladas, estão armazenadas no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e devem ser utilizadas até sexta-feira (28/05) – dentro do prazo de cinco dias após o descongelamento, estabelecido pela fabricante.
“Todos os esforços estão sendo feitos para que possamos acelerar a vacinação e para que mais pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível. A chegada deste lote da Pfizer e uma orientação do Estado para o uso do último lote da AstraZeneca como primeira dose, permitiram que déssemos mais um passo, baixando mais uma vez a faixa etária de pessoas com comorbidade e trabalhadores da Saúde. A chegada de mais lotes é fundamental para que possamos seguir ampliando a vacinação para outras faixas etárias”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que uma parceria com o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa garantiu, inclusive, que a cidade tenha um freezer com as especificações necessárias, caso a vacina Pfizer venha congelada em futuros lotes.
Confira quem pode se cadastrar para tomar a vacina contra a Covid-19:
Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde segue os critérios do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, com ampliação de faixas etárias sendo feita de acordo com a quantidade de primeiras doses recebidas. Para receber a vacina é necessário estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. As informações devem preenchidas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)
– Pessoas com comorbidades (listadas no Plano Nacional de Imunização) maiores de 40 anos.
– Trabalhadores da Saúde a partir de 30 anos
– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
– Pessoas com autismo maiores de 18 anos
– Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos
– Pacientes renais crônicos em diálise maiores de 18 anos
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 40 anos.
– Idosos com mais de 60 anos
*Gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades não precisam de cadastro pra a receber a vacina. Este público está recebendo atualmente a vacina CoronaVac. As primeiras doses do imunizante do Butantan recebidas no ultimo lote que chegou ao município, devem ser destinadas exclusivamente a este público e estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava. Para receber a vacina, além de comprovar o tipo de comorbidade, gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina contra a covid-19.
Diferentes vacinas sendo aplicadas
A Secretaria de Saúde destaca que a quantidade de doses Pfizer recebida nesta segunda-feira não é suficiente para atender todo público apto a ser vacinado no momento, por isso haverá diferentes tipos de vacinas sendo aplicadas simultaneamente nos 10 pontos de vacinação da cidade.
“Esta medida também é necessária para evitarmos perdas de doses. A equipe do setor Epidemiologia está fazendo todo um planejamento e uma logística de distribuição nos pontos para que não haja perdas de doses. Isto é necessário, uma vez que após aberto o frasco, a vacina Pfizer deve ser aplicada em um prazo de seis horas. É importante que as pessoas saibam que todas as vacinas que estão sendo usadas têm eficácia comprovada e são aprovadas pela Anvisa”, pontua o Secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.
Especificações da vacina da Pfizer/BioNTech
A Pfizer/BioNTech tem frasco com multidoses. Cada uma das doses deve ser diluída em soro fisiológico, em temperatura ambiente. Após a diluição, cada frasco contém 2,25 ml, quantidade que produz seis doses individuais. Para a aplicação da Pfizer será utilizada a seringa de 1ml (diferente da utilizada com as demais vacinas contra covid-19) e cada dose deverá conter 0,3ml. A aplicação deve ser intramuscular, assim como as demais vacinas contra a covid-19. Após a abertura e diluição a vacina, ela deve ser conservada a uma temperatura que varia de +2ºC a +8ºC e as seis doses devem ser aplicadas em até 6 horas.
Primeiro lote das vacinas da Pfizer/BioNTech – Foto Divulgação PMP
“É importante que as pessoas saibam destas diferenças, sobretudo quanto ao modo de preparo da vacina Pfizer, que é uma vacina em pó que deve ser diluída em soro fisiológico e cuja aplicação tem uma seringa diferente das demais vacinas, assim como a quantidade que é de 0,3ml”, explica a chefe da divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Simone Sisnando Casal.
A vacina Pfizer é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática previa, assim como a qualquer componente da vacina. Assim com as demais vacinas contra a covid-19, no caso da Pfizer também é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para a vacinação contra a influenza ou outras vacinas do calendário.
Em caso de dúvidas é possível utilizar o WhatsApp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 99200-1428.