Connect with us

Prefeito interino sanciona lei do Castramóvel e promete castrar 1.200 animais até agosto em Petrópolis

Cidade

Prefeito interino sanciona lei do Castramóvel e promete castrar 1.200 animais até agosto em Petrópolis

A criação do programa para a esterilização cirúrgica de cães e gatos com a finalidade de controle populacional: esse é o objetivo da lei do Castramóvel, sancionada pelo prefeito interino Hingo Hammes nesta terça-feira (04/05). O planejamento será coordenado pela Coordenadoria do Bem-estar Animal (Cobea) e vai contar com um estudo das localidades que apontem para a necessidade de atendimento prioritário; o quantitativo de animais a serem castrados; e os critérios de triagem socioeconômica. De acordo com a prefeitura, o processo de compra de insumos para utilização do equipamento está em fase final para iniciar o o funcionamento do castramóvel.

Foto: Marcia W. Coelho Netto

A assinatura do documento contou com a presença do vereador Domingos Protetor (PSC). Durante o encontro, Hingo Hammes anunciou ainda a castração de 1.200 animais até agosto. Além de ajudar no controle populacional dos cães e gatos, o serviço previne as doenças da esfera reprodutiva e ajudam no controle de algumas zoonoses, como por exemplo a esporotricose. Esse trabalho será feito por uma empresa contratada através de licitação.

“Com essas castrações, estaremos atuando emergencialmente no controle populacional dos animais de rua. A regulamentação dela será em conjunto com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais”, ressaltou Hingo Hammes.

A unidade móvel de castração possui duas mesas cirúrgicas, unidades de repouso dos animais, pias para higienização, mesa para anestesia e balanças para pesagem dos animais, geladeira e também banheiro. Dois veterinários vão atuar no Castramóvel, além de um responsável técnico pela atividade.

“O serviço é itinerante e tem como prioridade regiões consideradas de maior vulnerabilidade e alta incidência de animais em situação de rua. Importante ressaltar que se destinará exclusivamente à castração de cães e gatos, não sendo permitidos atendimentos clínicos ou procedimentos cirúrgicos diversos”, conta João Valois, coordenador de Bem-estar Animal.

“Esse é mais um avanço da causa animal. Vamos continuar trabalhando para que mais castrações aconteçam de forma gratuita”, disse o vereador Domingos Protetor.

Também participaram da assinatura da lei do Castramóvel o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, e a coordenadora Especial de Articulação Institucional, Fernanda Ferreira.

Foto Divulgação PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir