Connect with us

No Dia Internacional da Dança, Nação Hip Hop lança documentário sobre sua história em Petrópolis

Cidade

No Dia Internacional da Dança, Nação Hip Hop lança documentário sobre sua história em Petrópolis

É necessário fazer uma pré-inscrição para participar da exibição única de lançamento do filme

Numa caminhada que teve início no ano de 2006 em Petrópolis, a Nação Hip Hop representa a luta pelo espaço público na promoção de arte e cultura. São mais de 15 anos de oficinas, eventos, shows e debates gratuitos realizados na cidade. Atuação essa, inclusive, que rege o média-metragem “Hip Hop Serra: Resistência Cultural na Cidade Imperial”. A obra, realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc, vai ao ar nesta quinta (29) – Dia Internacional da Dança – às 19h30, pelo site nacaohiphop.com.br/. É necessário se inscrever pelo mesmo link para participar.

Fotos: Divulgação

Tendo como particularidade a gratuidade, a Nação Hip Hop Petrópolis realiza grande parte de seus eventos em espaços públicos, levando às ruas, praças e comunidades da cidade permanentes trocas com quem a habita. De acordo com Cris Monteiro, produtora cultural que é quem preside a organização, o lançamento do documentário revela a tradição do movimento do hip hop em Petrópolis já nos anos 70 com tradicionais equipes locais de som, a exemplo da Furacão 2000, e a forma como a Nação potencializou e consolidou tais manifestações.

“Chamamos pessoas que que já estão na estrada há bastante tempo para falar sobre como era o hip hop na cidade no início, antes da internet. E o documentário mostra como isso se potencializou com a Nação. A gente tem como princípio, além de fortalecer e estimular os quatro elementos do hip hop, que são a dança, o MC, o grafite e o DJ, o conhecimento. É promover o diálogo entre diferentes áreas, o direito ao espaço público, a se expressar, ser ouvido e considerado numa cidade que sempre foi considerada imperial, mas que não representa toda a população”.

Com direção e roteiro de Beatriz Ohana e direção de fotografia de Gregori Bastos, a produção – que teve toda a sua trilha sonora produzida por artistas petropolitanos – chega para somar com as outras centenas de ações da Nação ao longo dos anos. São batalhas de MC, rodas de cultura – a exemplo da Roda Cultural do CDC e da Roda Viva, a formação da Biblioteca da Roda, que já conta com mais de 500 volumes, além da atuação em lutas promovidas por movimentos sociais locais, como aquelas contra o aumento da passagem e a favor das universidades públicas.

“A Roda do CDC é um projeto que começou com a Nação Hip Hop. A Nação sempre acompanhou, mas é um movimento muito fluido. É um encontro espontâneo. Não tem dono. A Roda do CDC não é da Nação, mas foi a Nação que a manteve viva esses anos todos, lutando pelo direito de se reunir e estar ali naquele espaço representando arte e cultura. E a Roda Viva é como uma edição especial da Roda. Tudo que a gente gostaria que houvesse na roda a gente faz nesse momento com palco, som, iluminação, shows, oficinas e debates”, diz Cris.

Hip Hop Serra: Resistência Cultural na Cidade Imperial” será transmitido, em exibição única de lançamento, nesta quinta (29), às 19h30, no site nacaohiphop.com.br/. Aguardado, o evento trará, ainda, uma live com a participação dos envolvidos no filme em um encontro virtual antes e depois da exibição. É importante lembrar que, para assistir a produção, é necessário fazer uma pré-inscrição, também pelo portal nacaohiphop.com.br/. Mais informações sobre a Nação podem ser obtidas em @nacaopetropolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir