Connect with us

Anita Prestes e Leonardo Boff debatem sobre até onde a ditadura militar deixou marcas em live promovida pelo CDDH nesta terça

Agenda

Anita Prestes e Leonardo Boff debatem sobre até onde a ditadura militar deixou marcas em live promovida pelo CDDH nesta terça

Atividade faz parte da programação da Semana da Memória, Verdade e Justiça. Live será às 20h na página do Facebook do CDDH

“Até onde a ditadura militar nos deixou marcas?”. Este será o tema da live transmitida pela página do Facebook do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) nesta terça-feira (6), às 20h.

O debate será feito entre Anita Prestes, filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes; e Leonardo Boff. Ambos, símbolos das lutas pelos direitos humanos no Brasil e no mundo.

Foto Divulgação

A atividade organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) faz parte da programação da Semana da Memória, Verdade e Justiça, que começou na quarta-feira (31).

A Semana da Memória é prevista em lei municipal e ocorre sempre a partir do dia 31 de março, data considerada como o início do golpe militar de 1964, que deu origem a 21 anos de ditadura, onde ocorreram perseguições políticas, sequestros, torturas e assassinatos no Brasil.

O objetivo da semana é evitar que tais acontecimentos sejam esquecidos pela sociedade, lembrando que centenas de brasileiros são considerados desaparecidos mesmo 57 anos após o início da ditadura no país e toda a geração foi marcada pelas graves violações contra os direitos humanos naquele período.

A programação começou com o ato em frente a Casa da Morte de Petrópolis que é conhecida como um dos principais centros clandestinos de tortura e assassinatos de presos políticos do país no início da década de 1970. No local, foram colocadas faixas com frases como “Ditadura nunca mais” e “Pela desapropriação da Casa da Morte”.

De acordo com pesquisa feita pela Comissão da Verdade de Petrópolis pelo menos 22 pessoas foram torturadas e mortas no imóvel. A única sobrevivente foi Inês Etienne Romeu, responsável por denunciar a existência do aparelho de torturas e assassinatos. A militante morreu em 2015 em sua casa em Niterói.

No dia 31, um grupo de mulheres de Petrópolis também leu o depoimento que Inês prestou à OAB quando saiu da prisão ainda durante o regime militar. O vídeo está disponível no IGTV do Grupo Pró-Memorial (gpmcasadamorte).

A programação da Semana da Memória foi organizada pelo Grupo Pró-Memorial Casa da Morte, CDDH de Petrópolis, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAAL) e sociedade civil.

Serviço:

Tema da live: “Até onde a ditadura militar nos deixou marcas?”

Quando: Terça-feira (6 de abril)

Quem vai participar? Anita Prestes e Leonardo Boff

Onde será transmitida? Na página do Facebook do CDDH

Horário: 20h

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir