De acordo com informações da prefeitura, 461 veículos foram impedidos de entrar em Petrópolis nas barreiras sanitárias entre sexta-feira (02/04) e domingo (04/04). Ao todo, desde o dia 23 de março, foram 1.276 carros. O controle de acesso ao município acontece de forma fixa em quatro pontos: Quitandinha, Bingen, Alto da Serra e Bonsucesso. Além dessas, uma outra acontece de forma volante em outros pontos, como o Rocio, Posse, Duarte da Silveira, Mosela e Carangola.
Foto Divulgação PMP
O trabalho realizado nas barreiras sanitárias é uma força tarefa do governo municipal e conta com equipes da CPTrans, Vigilância Sanitária, Guarda Civil, Defesa Civil e da coordenadoria especial de Relações Institucionais, por intermédio dos agentes regionais.
De acordo com o último decreto municipal, o acesso está liberado para: moradores de Petrópolis com comprovante de residência; pessoas que sejam prestadoras de serviços essenciais; hóspedes de hotéis com comprovante de reserva; e compradores dos polos de moda que apresentarem voucher emitido pela Rua Teresa, Bingen, Feirinha de Itaipava e Rua 16 de março. Lembrando que o comércio e serviços não essenciais, incluindo os polos de moda, estão fechados até o dia 08/04.
O objetivo da barreira sanitária é diminuir a migração de pessoas de fora para a cidade, buscando impedir o aumento da circulação e reduzir a taxa de contágio. A prefeitura ressalta o pedido para que as pessoas só saiam de suas residências em caso de extrema necessidade.
Segundo a Secretaria de Saúde, até ontem (04/04), 167 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 201 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 368 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 93,10% e 97,54% em leitos de UTI.
Veja também: