Connect with us

10 restrições e informações sobre a situação da Covid-19 em Petrópolis

Cidade

10 restrições e informações sobre a situação da Covid-19 em Petrópolis

(Atualizada às 20h53 do dia 23 de março de 2021)

Buscando conter o avanço da Covid-19 em Petrópolis, a prefeitura publicou ontem (22) o decreto nº 6138 no Diário Oficial ampliando as medidas restritivas no município. Para entender a atual situação da pandemia em Petrópolis reunimos aqui 10 informações baseadas em dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto Bruno Soares

1. Cresce número de internações por Covid-19

As internações em leitos de Covid-19 são crescentes e vêm batendo recorde a cada semana. Em um mês, o número de pessoas hospitalizadas por complicações da doença cresceu 78%. A média de ocupação, até agora, em março é de 193 pessoas — a maior desde o início da pandemia.

Foto Reprodução Painel de Monitoramento da Covid-19

2. Ocupação no SUS se aproxima de 90%

De acordo com o último boletim da Covid-19, a ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 86,59% e 87,38% em leitos de UTI. A prefeitura anunciou na última semana a abertura de mais 12 leitos de UTI no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), mas a falta de equipe médica tem sido outro problema enfrentado, tanto na rede pública como privada.

Foto Reprodução Internet

“Houve aumento tanto na procura pelos pontos de apoio quanto no volume de internações de pacientes com Covid-19”, comentou o secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho. Para suprir a alta demanda de pacientes que buscam atendimento médico, o secretário pediu que as pessoas respeitem os decretos e anunciou que a SMS vem trabalhando na abertura de novos leitos: “Estamos em processo para abertura de leitos clínicos no Hospital Santa Mônica, que vai servir de unidade de apoio para o combate à Covid-19”

No SUS, o município opera com 108 leitos de UTI e 79 leitos clínicos, incluindo os de retaguarda.

3. Número de óbitos em março já ultrapassa o mês de fevereiro

Faltando oito dias para acabar o mês de março, o número de óbitos já ultrapassou fevereiro. Em 23 dias de março já são 72 óbitos registrados — uma média de 3,13 óbitos por dia. Desde o início da pandemia 638 pessoas perderam a luta para o novo coronavírus.

O número de óbitos por Covid-19 em março já é 41% maior do que o mês anterior – Foto Reprodução Painel de Monitoramento da Covid-19

4. Petrópolis começa a vacinar idosos a partir de 75 anos

Começ0u nesta terça-feira (23) a vacinação para pessoas com 75 anos ou mais em Petrópolis. A ampliação da faixa etária para receber o imunizante é possível por conta da chegada de um novo lote com 14.285 doses de vacinas na segunda-feira (22). O cadastro para este público deve ser feito pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou pelos telefones 2233-8850, 2233-8852.

Foto Divulgação PMP

A vacinação seguirá sendo realizada em seis diferentes pontos da cidade: nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, do Quitandinha e do Itamarati – que funcionam de segunda a sexta-feira; e em três pontos que funcionam no sistema drive thru: no ginásio da UCP no Bingen, no Parque de Exposições em Itaipava, e no campus da UCP Benjamin Constant, no Centro, abertos de segunda a sábado. Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.

Veja também: Petrópolis vacinou até agora 6,59% da população contra a Covid-19

Principais medidas restritivas:

*Os efeitos do decreto municipal começam a valer a partir desta terça-feira (23/03) e vão até sexta-feira (26/03), quando o Governo do Estado deve publicar outro decreto com as determinações para todos os municípios fluminenses.

5. Barreiras sanitárias proibindo a entrada de turistas

Nas barreiras sanitárias, serão liberadas para entrada na cidade pessoas que apresentarem comprovante de residência de Petrópolis. O acesso de turistas só será permitido àqueles que comprovarem propriedade de imóvel em Petrópolis ou apresentarem voucher demonstrando reserva em meio de hospedagem local ou agendamento para compra nos polos de moda (que serão disponibilizados pelos próprios polos de moda).

Foto Divulgação PMP

Nos pontos de controle sanitário os agentes deverão: solicitar a parada do veículo; aferir a temperatura do condutor do veículo e de todos os passageiros; e solicitar do condutor do veículo a apresentação de voucher emitido pelos polos de modas da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava ou comprovante de hospedagem, conforme o caso. Os agentes deverão solicitar que o veículo não ingresse no território municipal e retorne ao local de origem se o condutor ou um dos passageiros apresentar temperatura superior a 37,8º.

6. Pontos turísticos fechados

A fim de diminuir a circulação do vírus, a prefeitura determinou o fechamento de todos os pontos turísticos de Petrópolis, públicos e privados.

Foto Reprodução Internet

7. Escalonamento no horário de funcionamento do comércio e serviços

Nos setores de comércio e serviços, as mudanças têm relação com os horários: haverá escalonamento no horário de funcionamento, com o objetivo de evitar sobrecarga no transporte público nos horários de pico.

Fica restrito ao período entre 11h e 20h o horário de funcionamento do comércio, inclusive comércios de rua, bem como demais atividades econômicas. Para estes a circulação de público fica limitada a 50% da capacidade instalada, incluindo-se aqueles que funcionam no interior de shoppings e centros comerciais.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

No polo de moda da Rua Teresa o horário será de 8h30 às 18h; no Centro Histórico, das 10h às 19h; no polo de modas do Bingen, das 8h30 às 18h; e no polo de Itaipava, das 10h às 19h.

O horário de funcionamento dos bares, lanchonetes, restaurantes e atividades semelhantes, para o atendimento presencial de qualquer natureza fica restrito ao período das 5h às 22h, com a circulação de público limitada a 50% da capacidade instalada, incluindo-se aqueles que funcionam no interior de shoppings e centros comerciais.

8. Toque de recolher de 22h às 5h

Conforme já determinava o último decreto com o pacote de medidas restritivas, permanece proibida a permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas do município no horário das 22h às 5h. A fiscalização tem o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Foto Reprodução Internet

9. Proibido qualquer tipo de aglomeração

Como já é unânime entre todos os especialistas, aglomerações contribuem para o contágio do vírus, principalmente as novas variantes, que são mais transmissíveis. Portanto, qualquer tipo de aglomeração, seja em área pública ou privada está proibida. Fica vedado também o funcionamento de pistas de danças e congêneres e ingresso de ônibus e vans de excursão na cidade.

10. Limite de pessoas em templos religiosos

As atividades nos templos e nos cultos religiosos ficam limitadas a 50% de sua capacidade de ocupação.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir