Connect with us

Universidade de Petrópolis inaugura espaço para atendimento psicológico em meio à pandemia

Cidade

Universidade de Petrópolis inaugura espaço para atendimento psicológico em meio à pandemia

O Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFASE, que está localizado em Cascatinha, busca atender a “explosão” de procura por psicólogos e psiquiatras durante a pandemia

Diante da crescente demanda por atendimentos psicológicos, ainda nesta semana em que celebramos os 178 anos de Petrópolis, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) entrega um presente especial aos cidadãos do município, com a abertura do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no Ambulatório Escola, em Cascatinha.

“É uma alegria entregar esse novo espaço para Petrópolis, especialmente, neste período de pandemia. Trata-se de um complexo estruturado, com recursos humanos, materiais e tecnológicos que se destina à reflexão teórica e ao desenvolvimento, numa perspectiva autossustentável, de iniciativas que contemplem, de modo indissociável, três relevantes vertentes de atuação do Psicólogo: a prática profissional, a pesquisa acadêmica e aplicada e a avaliação de políticas e processos organizacionais e institucionais. Esse serviço vem para somar com o trabalho já realizado no Ambulatório Escola, na área de Psiquiatria, na Residência Multiprofissional em Atenção Básica e na Pós-graduação em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da UNIFASE.

Foto Divulgação

Neste cenário repleto de incertezas e muitos questionamentos em relação ao término da pandemia e ao possível retorno à normalidade, muitas pessoas começaram a apresentar crises de ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, a demanda por atendimentos psicológicos aumentou 82% em consultórios particulares no Brasil.

O levantamento da ABP, realizado entre os meses de agosto e novembro do ano passado, também identificou aumento de 82% no número de novos casos de transtornos mentais. Além disso, 70% dos pacientes que já haviam concluído o tratamento psicológico tiveram recaídas e precisaram recorrer ao auxílio dos profissionais de saúde mental. Isolamento social, problemas financeiros, medo de contrair a doença e a perda de pessoas queridas na luta contra o vírus são os principais motivos para o agravamento do quadro de problemas de saúde mental na população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também realizou uma pesquisa, entre junho e agosto de 2020, em 130 países, para avaliar como a oferta de serviços mentais, neurológicos e de uso de substâncias mudou devido à pandemia. Segundo os dados, vários serviços essenciais de saúde mental foram interrompidos em 93% dos países. O cenário no Brasil não é diferente, sendo cada vez mais necessário que haja investimentos para oferecer atendimentos à população. Em Petrópolis, o novo espaço que visa proporcionar o acesso da comunidade aos cuidados com a saúde mental já está certificado pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro (CRP/RJ).

O Serviço de Psicologia Aplicada é um espaço destinado à realização dos estágios curriculares específicos do curso de Psicologia da UNIFASE, onde a população terá acesso aos serviços de atendimentos clínicos, avaliação psicológica, serviços em psicologia educacional, serviços em psicologia organizacional e do trabalho, serviços em prevenção e promoção da saúde, pesquisa acadêmica aplicada e plantão psicológico. Nas áreas clínica e de prevenção e promoção da saúde, une-se de forma multiprofissional aos demais cursos da instituição na atenção integral à saúde da população.

“A implantação do Serviço de Psicologia é crucial para o processo de formação de futuros psicólogos, pois é através dele que o aprendizado se dá efetivamente em serviço. Momento em que se concretiza, através da prestação de serviços nas diversas áreas aplicadas, todo o aprendizado teórico-prático desenvolvido ao longo do curso. Para a comunidade, a presença do serviço, integrado de forma interprofissional e multirreferenciada às demais áreas da saúde já existentes no Ambulatório Escola, representa a possibilidade de que a saúde integral de indivíduos, grupos e coletividades receba a assistência e cuidados necessários e indispensáveis a uma vida com qualidade”, explica Rovena Paranhos, coordenadora do curso de Psicologia da UNIFASE.

Foto Divulgação

Estrutura completa para crianças e adultos

A equipe do Serviço de Psicologia Aplicada é composta por treze psicólogos, com comprovada experiência profissional e acadêmica nas suas áreas de atuação. Dando suporte à realização dos serviços, a estrutura física conta com dez consultórios, dos quais seis estão destinados aos atendimentos clínicos de adultos e quatro aos atendimentos clínicos infantis; uma sala para atendimento a grupos; uma sala multimeios destinada a treinamentos, reuniões e processos avaliativos e de seleção, um Laboratório de Avaliação Psicológica e uma sala destinada às atividades de pesquisa.

“Os estudantes de Psicologia da UNIFASE obrigatoriamente passam pelos estágios de processos educacionais, gestão de processos organizacionais e processos clínicos e, ainda, no último período podem optar pelos estágios em avaliação psicológica, processos de promoção e prevenção de saúde e processos de investigação científica. Este é um grande diferencial para os futuros profissionais no mercado de trabalho, pois a integração do curso com as diferentes áreas de formação em saúde permite o desenvolvimento de competências de trabalho em ambientes multiprofissionais”, frisa José Daniel Mendes, coordenador do Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFASE.

Os acadêmicos do curso de Psicologia da UNIFASE comemoram a abertura do novo espaço de estágio, onde atuarão efetivamente no desenvolvimento das habilidades, atitudes e competências gerais e específicas requeridas na formação do psicólogo.

“É motivo de muita felicidade contar com esse novo espaço de estágio. Muito bem planejado, bonito e confortável, um lugar de ciência e acolhimento onde poderemos atuar, fora da sala de aula, mas com os comprometimentos teórico, ético e humano firmados ao longo do curso. Tenho certeza de que estamos todos entusiasmados e muito alegres. Cada vez mais, queremos prestar à comunidade serviços que visem a melhora integral da saúde biopsicossocial da população. O Serviço de Psicologia Aplicada, mais ainda por conta das fragilidades psicológicas a que este momento pandêmico nos deixa expostos, sem dúvida nenhuma é um importante acréscimo ao sistema de saúde do município de Petrópolis”, ressalta Gabriel Gerônimo Rodrigues Soares, aluno do 7°período do curso de Psicologia da UNIFASE.

Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Os interessados devem entrar em contato com o Ambulatório Escola: (24) 2235-2224.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir