Connect with us

Setembro Amarelo: saiba onde e como pedir ajuda em Petrópolis

Cidade

Setembro Amarelo: saiba onde e como pedir ajuda em Petrópolis

Mês da prevenção ao suicídio busca levar informação e conscientização

*Matéria atualizada no dia 12/09/2022

Mesmo identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, falar sobre o suicídio ainda é um tabu. A campanha do Setembro Amarelo foi criada, justamente, para desmistificar esse assunto e levar informação e conscientização até as pessoas a fim de evitar mais vítimas.

Foto: Freepik

Dados impactantes da OMS revelam que 90% dos casos de suicídio no mundo poderiam ser evitados. Ou seja, nove em cada dez pessoas sobreviveriam caso tivessem recebido suporte médico e psicológico na hora certa.

“O suicídio é a morte mais evitável. É necessário que todos os médicos estejam preparados para detectar os sinais. Há um mito de que se perguntamos ou falamos sobre suicídio podemos ‘estar dando ideia’. Muito pelo contrário, tudo que um paciente precisa é de alguém que pergunte”, explica o médico psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) Eduardo Birman.

É nesse contexto e com premissa de que a informação pode salvar vidas que reunimos aqui serviços gratuitos de Petrópolis para pedir ajuda em caso de pensamentos e atitudes suicidas. Confira abaixo:

Serviços gratuitos da prefeitura

Os atendimento aos pacientes com distúrbios psicológicos e psiquiátricos, em geral, e a àqueles que apresentam repertório de ideação suicida no município é realizado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio dos Centros de Atendimento Psicossocial – CAPs, que absorvem as demandas nas modalidades de porta aberta e toda aquela referenciada, de pacientes portadores de transtornos mentais moderado e grave, assim como sofrimento psicológico. São eles:

  • Caps Ad III Fênix, para pacientes e familiares envolvidos com uso de álcool e outras drogas, localizado na Rua Monsenhor Bacelar, 492. Centro;
  • Caps Nise da Silveira, localizado à Rua Sete de Abril, 374, Centro;
  • Caps Núbia Helena localizado à Estrada União e Indústria, 15.015, Itaipava;
  • Caps Sylvia Orthof, para atendimento do público infanto juvenil. Localizado na Rua Floriano Peixoto, 418. Centro.

Já os atendimentos de urgência e emergência psiquiátrica são realizados no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), localizado na Rua Paulino Afonso, durante 24 horas em regime de plantão. Neste local são atendidos quadros graves com necessidade de um maior tempo de estabilização dos pacientes.

Foto Divulgação HMNSE

Nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, é disponibilizado o NASF AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), composto por Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta e Farmacêutico.

Os profissionais atuam no matriciamento, acolhimento, escuta qualificada e, quando necessário, realizam encaminhamento para o equipamento adequado.

Realizam ainda visitas domiciliares, atendimento compartilhado (junto com os profissionais da unidade de saúde/equipe NASF AB), PSE ( Programa Saúde na Escola), PTS (Projeto Terapêutico Singular), atendimento individual, sala de espera, ações de saúde, mobilização social, entre outros, dependendo da demanda de cada unidade.

A rede conta, ainda, com o Ambulatório Especializado em Saúde Mental, localizado na Rua D. Pedro I, 185, que realiza atendimentos em psicologia, psiquiatria e neurologia, das demandas referenciadas pelos serviços de Atenção Básica (Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde).

Serviços de universidades abertos à população

Serviço Psicologia Aplicada da UCP

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP), conta com a Clínica-Escola (Cidepe), que realiza atendimentos gratuitos à comunidade nas áreas de Fisioterapia e Psicologia.

Para os atendimentos na Psicologia, os interessados devem efetuar cadastro no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), no próprio Cidepe, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 784, no Centro de Petrópolis, um pouco antes da entrada do bairro Mosela.

Foto Divulgação UCP

No SPA são atendidos 18 pacientes por dia, alcançando um total de 160 atendimentos mensais, no semestre em curso.

Contato para mais informações: (24) 2220-9602

Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 784, Centro de Petrópolis

Serviço Psicologia Aplicada da Estácio Petrópolis

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é uma clínica-escola da Universidade Estácio de Sá que tem como objetivo oferecer atendimento psicológico gratuito para a população petropolitana, abrangendo como público-alvo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O acompanhamento psicoterápico é realizado de forma individual por estudantes dos últimos anos do curso de Psicologia, com orientação das psicólogas que supervisionam as equipes de estágio.

Foto Divulgação Estácio

No último semestre, 111 crianças e adultos foram atendidos pelo serviço.

Contato para agendamento: (24) 2233-5548

Endereço: Rua Bingen, 50 – Bingen, Petrópolis

Serviço Psicologia Aplicada da UNIFASE/FMP

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP funciona com a prestação de serviços realizados tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares.

Foto: Divulgação UNIFASE

São contempladas as seguintes especialidades: Avaliação diagnóstica, Atendimentos clínicos, Atendimentos em psicologia educacional, Atendimentos em psicologia organizacional e do trabalho, Atendimentos em prevenção e promoção da saúde e Plantão Psicológico (este, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento).

Contato para agendamento: (24) 2017-9030, das 08h às 16h.

Endereço:  Rua Hyvio Naliato, 899 – Cascatinha

Como identificar se uma pessoa precisa de ajuda psiquiátrica e psicológica?

O psiquiatra Eduardo Birman explica que todos os médicos e familiares devem ficar atentos a alguns sinais de comportamento da pessoa que está com pensamentos suicidas. São eles:

  • A mudança de comportamento;
  • Providências para deixar a vida organizada;
  • Labilidade emocional (choro fácil);
  • Histórico familiar positivo para quadros psiquiátricos;
  • Tentativas prévias de suicídio;
  • Falta de suporte afetivo e social, entre outros.

Buscar apoio de um especialista após a identificação desse quadro de comportamentos é fundamental na prevenção do suicídio. De acordo com Birman, o preconceito das pessoas em procurar ajuda psiquiátrica ainda é um entrave que precisa ser batido.

“O preconceito e a desinformação ainda são muito grandes. Vivemos numa cultura onde não conseguir controlar suas emoções é sinal de fraqueza ou falta de força de vontade”, comenta. “As pessoas devem procurar um médico nos postos de saúde e nos postos de saúde da família. De lá devem ser encaminhadas para os serviços especializados: ambulatórios de saúde mental, CAPs e, se houver intenção suicida, para a emergência psiquiátrica”, completa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir