Connect with us

Museu do Artesanato comemora aniversário de oito anos com exposição e palestras virtuais

Agenda

Museu do Artesanato comemora aniversário de oito anos com exposição e palestras virtuais

As celebrações têm início nesta terça (16), às 19 horas, com a mostra “Petrópolis em Cores, 178 anos”

Comemoração em dose dupla, o dia 16 de março representa tanto o aniversário de Petrópolis, quanto o de oito anos de fundação do Museu do Artesanato. A princípio aberto para divulgar os trabalhos do artista e designer Cocco Barçante, o espaço se tornou o Museu do Artesanato do Estado do Rio e ponto de encontro de artistas. E será assim, em clima de união, que o local vai comemorar seu aniversário. Até o dia 20 o museu promove uma programação virtual diversa, com direito a palestras, bate-papos e a abertura da exposição “Petrópolis em Cores, 178 anos”.

Fotos: Divulgação

As celebrações têm início nesta terça (16), às 19 horas, com a mostra “Petrópolis em Cores, 178 anos”. A transmissão vai acontecer pelo Facebook do artista e designer Cocco Barçante, que explica que a exposição reúne 10 artesãos locais, de diferentes segmentos da arte. “A exposição ressalta as cores da cidade como inspiração para a coleção. Cores que trazem alegria e energias positivas neste momento de pandemia. São trabalhos de pintura em tecido e bordado, fuxico, pintura em porcelana, além de objetos e bijuterias produzidos com materiais reaproveitados”.

Foto: Divulgação

Além da mostra, que se propõe a destacar a importância da identidade artesanal local e a importância do artesanato enquanto ferramenta de memória afetiva do turismo, a programação de aniversário do Museu do Artesanato traz duas transmissões ao vivo:

– A primeira, na quinta-feira (18), às 19 horas, também pela página de Cocco, sobre os conceitos da museologia social com a museóloga da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Ana Carolina Maciel Vieira;

– E a segunda, no sábado (20), às 14 horas – horário de Brasília – em parceria com o Museu Bordalo Pinheiro, de Lisboa. O bate-papo acontece com a participação de Liliana Pina, coordenadora do setor educativo do museu, que irá abordar a vida e obra do artista português Rafael Bordalo Pinheiro. Este último bate-papo poderá ser acessado pela plataforma Zoom clicando aqui.

O Museu do Artesanato pode ser acompanhado no Facebook e também no Instagram @museuartesanato.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir