Connect with us

Hospitais de Petrópolis relatam preocupação com o aumento de internações por Covid-19 

Cidade

Hospitais de Petrópolis relatam preocupação com o aumento de internações por Covid-19 

De acordo com especialistas, um somatório de fatores vem contribuindo para isso: relaxamento social, falta de medidas públicas, novas variantes mais transmissíveis do vírus e o atendimento em Petrópolis de pacientes de municípios vizinhos que já estão com o sistema de saúde colapsado.

Hospitais de Petrópolis registraram aumento de internações de pacientes por Covid-19 nas últimas duas semanas. Dados dos hospitais particulares e do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que cresceram as ocupações de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O número preocupa especialistas, uma vez que municípios vizinhos, como Teresópolis e Três Rios chegaram a anunciar falta de leitos, forçando o atendimento aqui no município.

Além disso, outros fatores vêm agravando a alta ocupação nos hospitais: o relaxamento social com as medidas protetivas; novas variantes mais transmissíveis do vírus; e a falta de fiscalização dos decretos e de medidas públicas, como a lotação em algumas linhas de ônibus relatada pela população petropolitana.

Foto: Silvio AVILA / AFP

Segundo dados do boletim epidemiológico, a taxa de ocupação no SUS na quinta-feira (4) era de 70,91% nos leitos clínicos e 69,23% nos leitos de UTI. Ao todo, a cidade tem 165 internados com Covid-19. Desde o início da pandemia, um ano atrás, 560 pessoas morreram em Petrópolis vítimas da doença.

SMH afirma estar com 100% dos leitos ocupados

Também nesta quinta, o Hospital Beneficência Portuguesa (SMH) informou que a ocupação da unidade está em 100% tanto nos leitos de UTI Covid-19 quanto nos leitos de UTI para comorbidades diversas. A unidade afirma que o cenário é preocupante para ambas as realidades.

Foto Divulgação

Questionado, o Hospital Santa Teresa (HST) não informou a taxa de ocupação, mas disse que a média diária de pacientes com sintomas respiratórios tem sido de 90 atendimentos. Na quarta-feira (3), oito pacientes com PCR positivo estavam internados na UTI. No mesmo dia, dez pacientes com PCR positivo estavam internados em leitos clínicos. A faixa etária predominante destes casos, segundo o hospital, é entre 50 e 60 anos.

No Hospital Unimed, a taxa de ocupação é de 73%. Entre os pacientes internados, a unidade informa que a maioria são idosos. “O Hospital Unimed Petrópolis acompanha a alta crescente dos casos com preocupação e recomenda aos seus clientes que sigam as medidas protetivas – uso frequente de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações. E os idosos que estejam na faixa etária indicada que se vacine contra a covid-19”, enviou o hospital por meio de nota.

Pacientes de municípios vizinhos

Outro agravante para um eventual colapso no sistema de saúde de Petrópolis é a chegada de pacientes de municípios vizinhos que buscam atendimento aqui, enquanto ainda há vagas. As alterações no sistema de regulação imposto pelo Estado permitem que isso seja feito para que pacientes de outros municípios que precisam de leitos de UTI-Covid sejam transferidos para cidades que se prepararam melhor para a pandemia.

Desde a semana passada Petrópolis registra uma média de 10 internações por dia de pacientes de outros municípios. Na noite de quinta-feira (04/03), por exemplo, 13 pacientes de fora da cidade estavam internados em leitos de UTI-Covid na rede SUS da cidade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir