Connect with us

Especialista da Fiocruz alerta para urgência de medidas para conter disseminação da Covid-19

Cidade

Especialista da Fiocruz alerta para urgência de medidas para conter disseminação da Covid-19

Em Petrópolis, aumento no número de internações, somado ao maior poder de transmissão das variantes do vírus, acendem alerta para o reforço das medidas protetivas por parte da sociedade e do poder público.

Diante do aumento do número de casos de pessoas com covid-19, crescimento da ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais, especialistas reforçam a necessidade de redobrar os cuidados contra a doença: distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras.

Foto @fuipra_rua

Cresce o número de internações em Petrópolis

Em Petrópolis, o Hospital Beneficência Portuguesa – SMH informou nesta quinta (4) que está com 100% de ocupação para leitos covid e também para outras comorbidades. O Hospital Unimed disse que está com 73% de ocupação. Já o Hospital Santa Teresa (HST) não informou a ocupação, mas informou que houve aumento nas últimas duas semanas e que tem atendido, em média, 90 pessoas por dia com sintomas respiratórios.

O painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que 156 pessoas estavam internadas com covid-19 até a última atualização que ocorreu na quarta (3). Dessas, 93 em UTI e 63 em leitos clínicos. Desde o início da pandemia, 558 pessoas morreram na cidade vítimas da doença, conforme aponta o Painel de Monitoramento da covid-19.

Variantes do vírus são mais transmissíveis

Um dos agravantes que pede medidas urgentes é o aparecimento das variantes da doença, como as de Manaus e do Rio de Janeiro. Segundo Marcio Nehab, infectologista pediátrico e pediatra do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, as variantes são mais transmissíveis o que faz com que o vírus se dissemine mais rapidamente.

“É um caos total. Não dá para ficar esperando. Tem que ser muito mais rápido na tomada de decisão. Tem que ser logo, rápido. Temos uma pessoa morrendo a cada 45 segundos no país. A gente não vai dar conta. Não vai ter espaço, oxigênio, leito, médico, enfermeiro, fisioterapeuta… Vai ser muita gente doente ao mesmo tempo”.

Tratamento profilático x medidas protetivas

Outro alerta feito pelo especialista é baseado em publicações já feitas pela Organização Mundial de Saúde OMS) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos de que não existe tratamento profilático nem terapêutico contra a covid-19. Ou seja, não há eficácia comprovada no uso de ivermectina, vitamina D, Zinco, cloroquina. “A única coisa que funciona é isolamento social, lavagem de mãos, uso de máscaras e vacina. E se os casos estão explodindo a medida mais eficaz é o isolamento social, lockdown. Não tem outra coisa para fazer”, ressalta.

Ainda segundo Marcio, mesmo as pessoas que já foram vacinadas devem continuar tomando todos os cuidados. Assim como as que já tiveram covid-19, porque existem os casos de reinfecção. “De alguma forma essas cepas variantes driblam o sistema imunológico e permitem a reinfecção”.

O especialista sugere ainda que sejam feitas divulgações e campanhas inteligentes de conscientização que alcancem a maior parte da população. “Deve-se usar mais a rede social, os meios de comunicação. Outra estratégia é passar a mensagem sobre os cuidados que devem ser tomados por meio de pessoas que sejam queridas pela população”, diz.

A orientação dele é para que quem puder manter o distanciamento social que mantenha. E quem não puder que diminua a exposição a locais fechados, poucos arejados, utilize sempre máscaras e faça a higienização constante das mãos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir