Connect with us

Festival online apresenta artistas de Petrópolis em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Agenda

Festival online apresenta artistas de Petrópolis em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Transmissão será no YouTube e vai contar com diversas atrações culturais

Dedicado a divulgar e valorizar a produção artística de mulheres atuantes na cidade de Petrópolis, o projeto ENCONTRA vai oferecer uma programação gratuita online de artes integradas, com música, teatro, circo, artes visuais, audiovisual e poesia. Gravado no Teatro Café Concerto do Sesc Quitandinha, o evento vai ao ar nos dias 06 e 07 de março, no canal do Youtube ENCONTRA 2021, a partir das 17h.

Foto Divulgação

Com uma lista ampla e diversificada de atrações, o público terá acesso a espetáculos e ações culturais desenvolvidas e/ou protagonizadas por artistas mulheres atuantes na cidade.

Nas artes cênicas, as atrizes Renata Alves, Rose Assis e Luiza Alves do grupo Teatro Circense Andança, apresentam o espetáculo “O Chamado das Pedras”, inspirado na vida e obra de Cora Coralina. A atriz Regina Guimarães estará em cena ao lado de sua filha, Mabi Ferreira, com uma emocionante performance poético-musical que traz à luz da reflexão, situações de vulnerabilidade vividas por mulheres. As Palhaças Cucaracha e Theobalda apresentam uma intervenção irreverente e lúdica, que versa sobre a sororidade.

Na música, a programação começa com homenagem ao centenário da divina Elizeth Cardoso, na voz da cantora Kika Notini. O espetáculo “Samba de Obá” traz a intérprete Mayara Ferreira acompanhada do grupo Sussuarana, em uma bela roda de samba. O grupo Pipoca Moderna toca um apanhado de canções representativas das festas tradicionais da cultura ancestral brasileira. A violinista Frida Maurine homenageia cantores e compositores negros em apresentação instrumental solo. A dupla Duas em Ponto apresenta pocket show com nove músicas autorais. A cantora Naraiane Cordeiro, à frente da banda The Immigrants, apresenta espetáculo cantando as mulheres no rock clássico. E para finalizar as atrações musicais, a Banda Pagu homenageia a rainha do rock nacional, Rita Lee.

Representando a cultura de rua, a poeta e slammer Brenda Lima traz o espetáculo En-Cantos Ancestrais. Nos intervalos, a DJ Tha Redig apresenta uma seleção de mulheres do cenário nacional de todos os tempos, principalmente no côco, carimbó e ijexá.

Representando o audiovisual, uma seleção de cinco curtas-metragens independentes realizados por mulheres da região de Petrópolis com curadoria assinada pela pesquisadora Aline Castella. Por fim, a artista Rane Bessa apresenta a videoarte “Tempo Água”, criada a partir do encontro entre a estética da artista e a poética de Clarice Lispector.

Visando maior acessibilidade, o ENCONTRA terá tradução simultânea em libras durante todas as apresentações.

“O ENCONTRA tem como objetivos informar, incentivar e valorizar os direitos e deveres da mulher na sociedade. Ser um encontro onde as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas, um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e reconhecer seus avanços, além de renovar energias para continuar a avançar”, declara a coordenadora do projeto, Kika Notini.

O projeto tem o apoio do Sesc Rio e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

Sábado,06 de março

Palhaças Cucaracha e Theobalda

Homenagem a Elizeth Cardoso com Kika Notini

Banda Pipoca Moderna

Intervenção “En-Cantos Ancestrais” com Brenda Lima

Banda The Immigrants

Videoarte “Tempo Água” de Rane Bessa

Curtas: “#8M” de Mariana Rocha; “Se o Mar Chegar Aqui” de Mariana Medeiros; “Mulheres de Pedra” de Fernanda Almeida.

DJ Tha Redig

Apresentação: Mariana Medeiros

Domingo, 07 de março

Duo Duas em Ponto

Espetáculo “Caminho das Pedras” com Teatro Circense Andança

Performance  N Ø S  com Regina Guimarães e Mabi Ferreira

“Samba de Obá” com Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana

Frida Maurine

Banda Pagu

Curtas: “Ogan Bangbala: Toque de Aquarela” de Ilana Patterman Brasil; “A Bailarina da Ponte” de Diana Iliescu; “A Lenda de Fundação” de Diana Iliescu.

DJ Tha Redig

Apresentação: Mariana Medeiros

Para mais informações, acompanhe o Instagram: www.instagram.com/projetoencontra

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir