Connect with us

Museu Imperial reabre no dia do aniversário de Petrópolis e anuncia programação virtual

Cidade

Museu Imperial reabre no dia do aniversário de Petrópolis e anuncia programação virtual

Após um ano de portas fechadas, o Complexo do Museu Imperial preparou uma programação especial para a reabertura em março.

Um ano após de ter sido decretado o seu fechamento, no início da pandemia, a ala esquerda do Museu Imperial reabre no dia 16 de março, aniversário de Petrópolis. A antiga casa de veraneio de D. Pedro II é o cartão-postal mais visitado da cidade. Em 2019, antes da Covid-19, o museu bateu recorde de visitação, com 446.932 pessoas durante o ano.

Foto Reprodução Internet

De acordo com Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial, a abertura vai acontecer de forma gradual e seguindo todos os protocolos de segurança, que serão divulgados nos próximos dias. A ala direita tem previsão de começar a receber visitantes no dia 1º de abril. Já estão abertos aos público: o Pavilhão das Viaturas, a área externa do museu, a lojinha e a cafeteria e bistrô.

Pavilhão das Viaturas, já aberto ao público – Fotos Instagram: @eduardodumart, @dorioapet, @mayaracanalli e @betinhapersonal

Restritos à entrada de 150 visitantes simultaneamente, os jardins ficam abertos de 8h às 17h, enquanto a cafeteria e a loja funcionam de 10h às 18h. Os banheiros estão abertos ao público, mas os bebedouros permanecem fechados.

A visitação à área externa e ao Pavilhão, embora limitada, é gratuita. Os ingressos para visitar o interior do Museu custam R$10,00 (inteira) e  R$5,00 (meia). O Complexo oferece gratuidade para maiores de 80 anos e menores de 7 anos, guias de turismo com registro no Cadastur, pessoas com deficiência, membros do ICOM e membros da Sociedade de Amigos do Museu Imperial (mediante comprovação).

Programação cultural e online para março

As ações online realizadas pelo Museu Imperial ao longo de 2020 somaram mais de 1 milhão de visualizações. Em 2021, a programação virtual continua. A partir de março, o MIMP promove diversas atividades em suas páginas na internet.

1. “Usos esquecidos, objetos preservados”– segundas-feiras e quartas-feiras, às 10h

No dia 1ºde março, estreia a segunda temporada do projeto “Usos esquecidos, objetos preservados”, produzido pelos Núcleos  de  Acervo  Museológico  e  Comunicação.  A primeira  temporada, publicada  em  novembro de  2020, atingiu mais de 150 mil visualizações. A série aborda itens curiosos do acervo do Museu Imperial.

Foto Divulgação

A  cada segunda-feira é proposto um  novo desafio aos seguidores da instituição, trazendo a pergunta: “Você sabe que objeto é este?”. As respostas vêm às quartas-feiras, acompanhadas   de   vídeos   com   a   participação  da museóloga   Ana   Luísa   Camargo.   A   veiculação  dos conteúdos acontece às 10h, nas redes sociais e no site do MIMP.

Serão  apresentados cinco objetos  nesta temporada. A novidade, é que além de mostrar curiosidades, os vídeos trarão informações técnicas da museologia.

2. “Seis semanas de conservação preventiva” – terças-feiras e quintas-feiras, às 10h

A partir do dia 2 de março, a série “6 Semanas de Conservação Preventiva” traz dicas de como conservar documentos e livros. O projeto é composto por 12 vídeos, produzidos pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial, e explora os acervos do Arquivo Histórico e Biblioteca da instituição.

Foto Divulgação

Os episódios serão disponibilizados às terças e quintas, às 10h, no canal do Youtube e no perfil do Instagram do Museu Imperial.

3. “Memória Institucional” – quintas-feiras, às 12h

Já é tradição nas redes sociais compartilhar fotos nostálgicas às quintas-feiras. Pensando nisso, a equipe do Núcleo de Comunicação do Museu Imperial desenvolve o projeto “Memória Institucional”. A partir de 4 de março, através de fotos e depoimentos que serão divulgados nas páginas do MIMP no Instagram e Facebook, a série relembrará grandes momentos da instituição, que completa 81 anos de criação no próximo dia 29 de março.

Foto Divulgação

4. “Hora do Conto” da Biblioteca Rocambole – sextas-feiras, às 10h

Para as crianças, a “Hora do Conto” no blog da Biblioteca Rocambole, com a participação do pedagogo Renato Lins, será veiculada às sextas-feiras, a partir das10h. Os vídeos retornarão no dia 5 de março.

Foto Divulgação

A Biblioteca Rocambole é a biblioteca infantil do Museu Imperial, e recebe esse nome em homenagem ao cachorro da princesa d. Isabel.

5. “O Acervo do Museu Imperial me contou…” – 18 de março, quinta-feira, às 16h

Sucesso em 2020 com a série de lives “Anuário do Museu Imperial  –  debates”,  a  Área  de  Pesquisa  do  MIMP, composta  por  Alessandra  Fraguas  e  Leandro  Garcia, continuará produzindo transmissões neste ano. “O acervo do Museu Imperial me contou…” tem o objetivo de promover encontros virtuais com os pesquisadores que utilizaram o acervo da instituição como fonte para os seus trabalhos.

Foto Divulgação

A primeira transmissão de 2021 acontecerá no dia 18 de março, às 16h, no canal do MIMP no Youtube.

Serviço:

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ Telefone: +55 24 2233-0300

E-mail: mimp.imprensa@museus.gov.br Site: museuimperial.museus.gov.br Facebook: facebook.com/museuimperial

Instagram: @museu.imperial

TikTok: @museu.imperial

Youtube: youtube.com/museuimperialvideos

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir