Connect with us

Petrópolis recebe mais 3.650 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Cidade

Petrópolis recebe mais 3.650 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Secretaria Municipal de Saúde já vacinou 9.290 pessoas e 4.307 concluíram a imunização com a 2ª dose.

Petrópolis recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (25/02). São mais 3.650 vacinas Oxford/AstraZeneca enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde. Com essas, Petrópolis chega as 15.710 doses recebidas da vacina – levando em conta apenas remessas para primeira dose, considerando as vacinas Oxford/Astrazenica e também CoronaVac.

Até a tarde de quarta-feira (24/02), a Secretaria de Saúde havia vacinado 9.290 pessoas que fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde e o trabalho continua. As equipes hoje atuam na vacinação de idosos a partir de 85 anos e acamados com mais de 60 anos.

Fotos Divulgação PMP

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, na primeira fase, devem ser vacinados trabalhadores da saúde; idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência; deficientes maiores de 18 institucionalizados e idosos com mais de 75 anos. Após a vacinação de profissionais da linha de frente que atuam em UTIs, urgências e emergências, as ações começaram a ser feitas de forma escalonada, avançando de acordo com disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde.

“A chegada de mais lotes de vacinas é fundamental para que possamos ampliar a vacinação para idosos de outras faixas etárias que fazem parte do grupo prioritário, o que é muito importante, dada a vulnerabilidade dos idosos. Começamos na quarta-feira (24/02) a vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos e vamos continuar ampliando as faixas etárias para atendermos todo o público prioritário a medida que mais vacinas forem chegando”, afirma o prefeito interino Hingo Hammes.

Na quarta-feira (24/05), primeiro dia de vacinação para a faixa etária entre 85 a 89 anos, foram vacinados 492 idosos. Para vacinar, o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastramento é simples: basta acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner da vacinação, que aparece no destaque do site, e escolher a opção de cadastramento.

O secretário municipal de Saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho, lembrou que, conforme o município for recebendo novas doses, a vacinação será ampliada para outras pessoas também incluídas na primeira fase dos grupos prioritários.

“É importante que as pessoas saibam que temos hoje vacinas em quantidade suficiente para atender o grupo de 85 a 89 anos, então não é necessário que os idosos corram aos pontos de vacinação. Vamos ampliar este público com a chegada das vacinas, até que seja possível concluir todo o público previsto nesta primeira fase. Já abrimos dois novos postos de vacinação, além dos dois criados inicialmente, porque sabemos que, quanto mais a vacinação avançar, maior será o número de pessoas atendidas. É importante que os idosos sejam cadastrados previamente e que, no momento do cadastro, seja observada a data em que a vacinação foi agendada”, destaca.

Vacinação para idosos com 85 a 89 anos

Com uma estimativa de 2.600 pessoas na cidade com idade entre 85 e 89 anos, a Secretaria de Saúde ampliou os pontos de vacinação. Os atendimentos, cadastrados no site, podem ser feitos para as Unidade Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati, além dos dois pontos de drive thru, na UCP da Rua Benjamim Constant, no Centro, e no Parque de Exposições de Itaipava, que atendem também quem chega a pé. Em todos os pontos, a vacinação é feita da 9h as 16h. Por dia, a Secretaria de Saúde disponibiliza o agendamento para 500 idosos –  150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive-thru e 100 idosos por dia em cada uma das UBSs.

Fotos Divulgação PMP

Para evitar aglomerações é importante que os idosos respeitem a data do agendamento. No momento da vacinação, eles devem levar documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

A Secretaria de Saúde lembra que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Nestes casos, elas devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir