Connect with us

Bares e restaurantes estão autorizados a funcionar no feriado de carnaval em Petrópolis 

Cidade

Bares e restaurantes estão autorizados a funcionar no feriado de carnaval em Petrópolis 

Prefeitura diz que vai reforçar a fiscalização durante esse período, mas pede mobilização dos empresários para o cumprimento de decretos municipais

Os bares do Centro e distritos de Petrópolis foram autorizados a funcionar durante o feriado de Carnaval desde que continuem seguindo rigorosamente as medidas contra a Covid-19. Tais medidas foram decretadas desde que o município autorizou a reabertura do comércio no ano passado. Os estabelecimentos também deverão fechar até meia-noite e o funcionamento é restrito a 30% da capacidade do local, que também é responsável por garantir o distanciamento entre as mesas e disponibilizar álcool em gel para os frequentadores.

Foto Divulgação Pellegrini

O município também autoriza que os bares tenham música ao vivo, porém não podem ter pista de dança para não gerar aglomeração. Na manhã desta quinta-feira (11) todos esses cuidados foram reforçados durante uma reunião com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, empresários e representantes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Planejamento e Estratégia.

Segundo Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, o funcionamento dos bares nesse período é importante uma vez que o setor foi um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. Ele diz que é importante que a população seja consciente e tome os cuidados necessários, mas acredita que manter os bares abertos com as medidas de segurança é fundamental para recuperação da economia e até mesmo possibilidade de geração de novos empregos a médio prazo.

“Sabemos que ainda não é o momento de comemorar e, por este motivo, todas as questões de segurança sanitária continuarão sendo observadas rigorosamente pelos estabelecimentos”, afirma Germano. Ele ressalta ainda a importância de manter os bares em funcionamento e lembra um estudo feito nos Estados Unidos no ano passado que mostra que a contaminação por covid-19 em bares e restaurantes equivale a menos de 1,5% do total. Já as “sociais” em casas e viagens com amigos correspondem a 75% por serem ambientes que, na maioria das vezes, não respeitam regras de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Augusto Pellegrini Nicodemus é empresário e afirma que poder manter o bar aberto nesse período é essencial para o setor que vem fragilizado pelos impactos da pandemia. Ele disse que, atualmente, está com apenas 60% do faturamento e já teve que dispensar 40% do quadro de funcionários desde que a pandemia começou. “Acredito que esta foi uma decisão acertada do município de manter os bares abertos durante o carnaval. Já fomos muito impactados e a economia ainda caminha devagar. Estamos otimistas com relação à vacina, mas ainda temos que ter cautela porque não sabemos como vão ser os próximos meses”, afirma.

Fábio Júnior, chefe de gabinete do município, afirma que o objetivo do governo interino não é multar e tampouco onerar ainda mais o empresário. “Buscamos a preservação da vida e da própria economia”, disse.

Prefeitura e Polícia Militar farão fiscalizações mais rigorosas durante a semana do Carnaval

A prefeitura, através da Secretaria de Serviço, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e da Guarda Civil, e a Polícia Militar estão alinhando ações mais rigorosas para evitar aglomerações durante a semana do Carnaval.

“A pandemia não acabou e os decretos precisam ser respeitados. A gente pede que a população nos ajude com esse trabalho, respeitando o distanciamento social e evitando as aglomerações”, disse a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.

Foto Divulgação PMP

Segundo a comandante do 26º BPM, tenente-coronel Simone de Almeida Silva, praças e bares serão fiscalizados para que não ocorra aglomeração de populares durante o carnaval. “Pretendemos que neste período exista conscientização da população para o período de pandemia que estamos enfrentando. Precisamos que todos entendam que são corresponsáveis pela segurança e saúde local”, disse.

Na última sexta-feira (05), três estabelecimentos foram notificados pelo descumprimento dos decretos municipais relacionados à pandemia, durante mais uma operação do choque de ordem. As equipes flagraram as irregularidades em bares do Bingen e da Mosela. Neste mesmo dia, na Rua Treze de Maio, bares e restaurantes foram fechados à meia noite.

“Além de fiscalizar, com essas ações queremos conscientizar a população, principalmente os jovens. Caso o estabelecimento seja reincidente, a multa se faz necessária”, conta Karina.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir