Connect with us

Em Petrópolis, fotógrafa dá asas ao imaginário como forma de manter a esperança em tempos difíceis

Cidade

Em Petrópolis, fotógrafa dá asas ao imaginário como forma de manter a esperança em tempos difíceis

Comprometendo-se muito pouco com a realidade, as fotografias de Andréa são como convites ao sonho

Durante sessões que mais podem ser descritas como passeios pelo imaginário, a fotógrafa Andréa Brêtas convida o público a sonhar. Adepta da fotografia enquanto “fine art”, ou seja, enquanto obra de arte produzida a partir das inquietações do artista, é à produção do universo das imagens que a carioca, moradora de Petrópolis há quase 30 anos, recorre para dar asas ao imaginário e manter a esperança em tempos difíceis.

Fotos: Divulgação/Andréa Brêtas

São fotografias fantasiosas, místicas e, por que não, mágicas capazes de contar histórias e promover o escape da realidade. “Eu não deixo de sonhar. Sonho muito. Principalmente hoje está difícil da gente estar na realidade, então dar asas ao sonho, ao lúdico e ao imaginário é bem legal para fugir do real. Eu sonho sim. Mantenho a esperança e essa coisa do belo dentro de mim porque para sobreviver hoje a gente precisa sonhar”.

Comprometendo-se muito pouco com a realidade, as fotografias de Andréa são como convites ao sonho. Seja num ensaio de 15 anos centrado na temática de Game of Thrones ou em sessões em que as crianças vestem trajes vintage, para retratar sua pureza, a ideia é ir além do real. Conceitual, o trabalho leva a reflexões sobre sentimentos e momentos.

Fotos: Divulgação/Andréa Brêtas

“Agora produzi um editorial de início de ano na Cachoeira da Macumba. Como o ano vai ser regido pelo planeta Vênus e pelo orixá Oxum – ambos do amor, busquei traduzir no ensaio a compaixão nessa época de pandemia, o amor ao próximo”. Dedicada também à fotografia documental, Andréa já esteve na África, Peru, Patagônia, Estados Unidos, Itália e Portugal como parte de seu trabalho.

Fotos: Divulgação/Andréa Brêtas

Ela, que tinha exposições agendadas para o começo do ano e, inclusive, uma outra viagem para a África marcada, teve que colocar os planos no modo de espera, o que não impede, contudo, o público de apreciar seu trabalho numa exposição permanente que traz telas de sua viagem à África e uma escultura no Ateliê Jeanette Priolli, no BBArte Ipanema, do Circuito Carioca de Arte.

O trabalho de Andréa também pode ser acompanhado através de seu site www.andreabretas.com.br e contratado pelo Instagram (@andreabretasfotografia) ou WhatsApp (24) 99964-3966.

Fotos: Divulgação/Andréa Brêtas

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria com a fotógrafa Andréa Brêtas
visitar Andréa Brêtas Andréa Brêtas no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir