Connect with us

‘Nossos estoques estão em estado crítico’, diz captador do Banco de Sangue Santa Teresa

Cidade

‘Nossos estoques estão em estado crítico’, diz captador do Banco de Sangue Santa Teresa

Banco de Sangue Santa Teresa explica como os componentes são utilizados e alerta para o risco de faltar sangue para casos emergenciais

A baixa movimentação de doadores continua sendo a triste realidade nos Bancos de Sangue neste início de 2021, que desde o ano passado vem sofrendo com os impactos da pandemia em todo o país.

“Nossos estoques estão em estado crítico, impactando diretamente no atendimento dos mais diversos tratamentos, como pacientes com câncer que transfundem muita plaqueta, já nas cirurgias de grande porte como transplantes ou cardíacas, os pacientes transfundem muitas hemácias, por exemplo. Precisamos receber em torno de 100 doações diárias para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos”, alerta Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

Foto Divulgação HST

O Banco de Sangue Santa Teresa está operando com apenas 35% da sua capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%. “Assim como as pessoas saem de casa com cuidado para suas rotinas diárias, precisamos urgente que elas incluam em suas atividades o ato solidário de doar sangue”, completa Vinícius.

Nesse período há ainda uma piora, pois muitos entram em férias e viajam, ao passo que, justamente por haver mais movimento nas estradas ocorrem mais acidentes e situações emergenciais em que aumenta a demanda por bolsas de sangue em todos os hospitais. Sem contar os casos graves de internações por Covid-19, em que a maioria dos pacientes necessita de transfusões de sangue.

Foto Divulgação HST

Por que é tão urgente e necessário doar sangue?

Vinícius Pereira explica que cada doação passa por um processo de separação dos componentes sanguíneos que são destinados a tipos específicos de tratamentos dos pacientes: “Uma doação se transforma em até quatro componentes: plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado”.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa necessidade, as plaquetas retiradas de uma doação têm validade de até 5 dias e conseguem atender um paciente de até 10kg de massa corporal. Portanto, para pacientes adultos são necessários em torno de 7 a 8 doadores em média.

Doação de sangue e a Covid-19

Mesmo que doar sangue seja um ato seguro, muitas pessoas ainda têm medo de fazê-la por achar que vão contrair Covid-19.

E para essas pessoas que ainda podem ter esse receio, aqui vai uma ótima notícia: o Banco de Sangue Santa Teresa acaba de conquistar o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus, o que reforça o nível de qualidade e excelência no atendimento aos clientes, doadores e pacientes.

Foto Divulgação HST

O Certificado garante que a unidade segue todos os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação da Covid-19, assegurando que todos os ambientes estão adequados para receber o público sem risco eminente de contágio.

Novo endereço, com mais conforto e segurança

Recentemente o Banco de Sangue Santa Teresa mudou de endereço e passou a atender na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado da rodoviária do Bingen, a apenas 10 minutos antigo endereço, com uma estrutura bem mais ampla, em um ambiente extra hospitalar, exclusivo para doadores.

A população de Petrópolis está convidada a conhecer o novo e aconchegante espaço, que já está em pleno funcionamento. “Todos são bem-vindos, uma oportunidade de também fazer o seu gesto solidário de doar sangue, neste período de baixa em nossos estoques”, conclui Vinícius Pereira.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

Critérios específicos para o coronavírus:

  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
  • Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
  • Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

*Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen
Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355
Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Veja também:

Banco de Sangue Santa Teresa convoca recuperados da Covid-19 para doarem em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir