Connect with us

Banco de Sangue Santa Teresa convoca recuperados da Covid-19 para doarem em Petrópolis

Cidade

Banco de Sangue Santa Teresa convoca recuperados da Covid-19 para doarem em Petrópolis

Estudos de uso de plasma convalescente de pacientes recuperados vêm demonstrando segurança e melhora no quadro clínico de quem ainda vem lutando contra a doença.

É fato que a doação de sangue é sempre bem-vinda, mas estudos revelam que o uso do plasma convalescente de pacientes recuperados da Covid-19 tornam esse ato de solidariedade ainda mais importante em tempos de pandemia. Foi pensando nisso que o Banco de Sangue Santa Teresa está convidando pessoas que venceram o coronavírus para ajudar outros pacientes a vencerem outras doenças.

Altas hospitalares nos Hospital Santa Teresa / Foto Divulgação HST

Sem medidas profiláticas eficazes disponíveis — vacinas ou uso de medicações —, o tratamento que usa o sangue de pacientes recuperados tem sido uma alternativa para os médicos e especialistas. A técnica consiste na retirada de sangue de um doador recuperado da Covid-19 que será transferido a um paciente doente.

“É de fundamental importância que a classe médica tenha acessibilidade a todos os diferentes tipos de atuação contra essa pandemia, devido à grande agressividade desse agente”, comenta a Dra. Carla, médica hematologista.

Foto Divulgação HST

Possível fonte de anticorpos, estudos na China e em outros países vêm apresentando resultados positivos da hemoterapia. De acordo com a Dra. Carla, médica hematologista responsável pelo Banco de Sangue Santa Teresa, o uso de plasma convalescente não é uma novidade na medicina e já foi usado para tratamento em outras infecções graves geradas por outros agentes infecciosos.

“Os primeiros estudos foram realizados na China e demostraram segurança no uso (sem efeitos colaterais além do risco de reação transfusional que é presente em qualquer transfusão) e melhora dos sintomas respiratórios e radiológicos. Ainda encontram- se em andamento vários outros estudos para melhor conhecimento da  aplicabilidade do plasma em relação ao momento de evolução da doença e também em relação a quantidade”, explica a especialista.

Em Petrópolis a Secretaria de Saúde divulgou que mais de 7.800 pessoas já estão recuperadas da Covid-19. Por outro lado, os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão com um déficit de 45%.

Como ser um doador?

O processo de doação de sangue para pacientes internados que vem lutando contra a Covid-19 é igual ao que é feito em outros casos. O único pré-requisito é ter pelo menos 30 dias de recuperação completa e estar em bom estado de saúde.

“Pedimos apenas que informe na recepção ou através de contato prévio por telefone que é uma pessoa recuperada da pandemia pelo Covid- 19”, explica a Dra. Carla.

Com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas. Para participar desse ato de solidariedade, basta entrar em contato com o Banco de Sangue Santa Teresa, localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ou pelos telefones (24) 2245-2324; (24) 99269-4355.

Foto Divulgação HST

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

*Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir