Connect with us

Jornalista dá início à produção de curtas-metragens para contar histórias do comércio tradicional ativo de Petrópolis

Cidade

Jornalista dá início à produção de curtas-metragens para contar histórias do comércio tradicional ativo de Petrópolis

De 3 em 3 semanas a jornalista vai percorrer estabelecimentos comerciais tradicionais de Petrópolis e registrar suas histórias em vídeo

A mesma área de atuação, mas uma nova forma de contar histórias. Desde 2018 responsável pelo resgate de memórias relacionadas ao comércio antigo petropolitano, a jornalista Carolina Freitas dá início, a partir de agora, ao registro, em vídeo, de histórias escritas dentro do segmento no chamado “Petrópolis Sob as Lentes da Tradição”.

No projeto, Carolina se propõe a percorrer estabelecimentos comerciais tradicionais de Petrópolis no intervalo de 3 em 3 semanas e, numa série de curtas-metragens, chamar a atenção dos petropolitanos para a riqueza de histórias e tradições cultivadas por décadas na cidade.

Foto: Divulgação/Carolina Freitas

“Foram mais de 100 reportagens escritas sobre o comércio antigo de Petrópolis até que, na pandemia, me senti na obrigação de proporcionar alguma ação que valorizasse o comércio tradicional ativo da cidade e os comerciantes que há décadas escrevem a própria história, enquanto contribuem intimamente para a trajetória do município”.

O processo foi idealizado e tem sido executado pela jornalista do início ao fim. É ela quem roteiriza os vídeos, conduz as entrevistas, realiza as gravações – com o próprio celular – e edita o material. O primeiro curta, sobre a Relojoaria Ângelo, foi postado nesta segunda no canal do YouTube do projeto e em 24 horas já somava mais de 800 acessos.

O trabalho de Carolina, que já foi premiado pela Academia Petropolitana de Letras e pelo Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, pode ser acompanhado em seu site, o petropolisoblentes.com.br, pelo Instagram (@petropolisoblentes) e, agora, a partir também do YouTube (Petrópolis Sob Lentes).

Estabelecimentos interessados em fazerem parte do projeto podem fazer contato com Carolina através do e-mail carolinadsfreitas@gmail.com

 

 

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir