Connect with us

Covid-19: prefeitura anuncia que fará remanejamento de leitos e suspensão de cirurgias eletivas em Petrópolis

Cidade

Covid-19: prefeitura anuncia que fará remanejamento de leitos e suspensão de cirurgias eletivas em Petrópolis

Para conter a taxa de ocupação nos hospitais, prefeito Bernardo Rossi apresenta novas medidas no enfrentamento à Covid-19 na cidade

O prefeito Bernardo Rossi anunciou, na tarde desta segunda-feira (07/12), novas medidas para o enfrentamento da pandemia no município. No Hospital Alcides Carneiro (HAC), a prefeitura realizou o redimensionamento da rede de saúde. Dez leitos de UTI comuns foram remanejados para a internação exclusiva de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Também no HAC, serão suspensas, a partir da próxima quarta-feira (09/12), todas as cirurgias classificadas como eletivas, com exceção dos procedimentos de urgência e emergência, oncológicos e vasculares.

Foto Divulgação

Rossi anunciou, ainda, que a prefeitura tem todo o planejamento para retomar as atividades da UPA de Cascatinha como UPA Vermelha, isto é, tendo a unidade voltada exclusivamente aos atendimentos e internações de pacientes da Covid-19, em caso de crescimento contínuo da doença na cidade.

“Petrópolis está preparada para o enfrentamento à Covid-19. Nossas ações têm como base nosso compromisso em salvar vidas. Não tivemos óbitos por falta de leitos para pacientes infectados pelo coronavírus. Não faltaram respiradores em nossas unidades. Todas as medidas que anuncio hoje têm o mesmo objetivo: manter a população segura da pandemia. Vamos fazer tudo o que está a nosso alcance para zelar pela saúde dos petropolitanos”, afirmou o prefeito.

Em novembro, a prefeitura anunciou que iria intensificar as ações de monitoramento e testagem em massa da população, com exames realizados pelas equipes de saúde em pontos fixos e de casa em casa. Ações de desinfecção de locais públicos, como ruas e pontos de ônibus, também foram retomadas, bem como a higienização nos ônibus e mensagens através de carros de som pedindo a colaboração da população no enfrentamento da doença.

“Aproveito para pedir a colaboração da população. Vamos manter nosso distanciamento social, usar nossas máscaras, evitar as aglomerações. Não podemos nos esquecer que a pandemia ainda não acabou e que a vida de nossos amigos e parentes dependem das nossas atitudes no dia a dia”, finalizou o prefeito.

Confira o Boletim da Covid-19 desta segunda-feira (07/12):

Até o momento foram realizados 82.896 testes na cidade. Deste total, 72.068 resultaram negativo, 9.665 positivos e 1.163 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 122 pacientes internados, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Dos casos positivos de coronavírus, 310 pessoas vieram a óbito e 7.813 já estão recuperadas.

Hoje o município contabiliza pelo SUS 44,44% dos leitos clínicos e 56,67% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

Todos os detalhes sobre a Covid-19 no município estão disponíveis no link: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir