Connect with us

Museu Imperial comemora aniversário de 195 anos de D. Pedro II com evento online

Agenda

Museu Imperial comemora aniversário de 195 anos de D. Pedro II com evento online

Para comemorar os 195 anos do nascimento de D. Pedro II, o Museu Imperial promoverá transmissões ao vivo nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 16h, no canal da instituição no YouTube (youtube.com/museuimperialvideos). O evento contará com um webnário, dividido em duas partes, e uma sessão online da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (CEPHAS – IHGB).

Foto: Nat Oliveira

Programação

No dia 01/12, terça-feira, acontecerá a primeira parte do webnário “D. Pedro II – 195 anos”. Maurício Vicente Ferreira Júnior, Diretor do Museu Imperial, será o responsável pela abertura do evento. Em seguida, Leandro Garcia, integrante da Área de Pesquisa do MIMP, receberá Sérgio Romanelli, Christiane Stallaert e Adriano Mafra, membros do Núcleo de Estudos de Processos Criativos da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPROC – UFSC) e organizadores da edição genética de “Hitopadeśa”. A obra é uma compilação de contos de origem hindu. Escritos originalmente em sânscrito, foram traduzidos para o português por d. Pedro II. A realização da edição genética contou com o apoio do Museu Imperial e de outras instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

Na quarta-feira, 02/12, dia do aniversário de D. Pedro II, o MIMP exibirá em seu canal uma sessão online da CEPHAS – IHGB com a participação do Prof. Dr. Armando Alexandre dos Santos, que abordará o tema “D. Pedro II: realidade e legenda”.  O convidado possui doutorado nas áreas de Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante, na Espanha. Leciona no programa de pós-graduação em História Militar e no curso de graduação em História da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

A segunda parte do webnário “D. Pedro II – 195 anos” acontecerá na quinta-feira, 03/12. Alessandra Fraguas, da Área de Pesquisa do Museu Imperial, receberá Luciana Pessanha Fagundes, historiadora vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministrará a palestra “Nos rastros das batalhas: repensando o Museu Imperial a partir dos debates sobre as memórias de d. Pedro II e seu reinado (1889 – 1943)”. Neste dia também será lançada a versão on-line do “Almanaque de Petrópolis n º 2 – edição revista e ampliada”, produzido pelo Núcleo de Atividades Educativas do MIMP. O lançamento contará com a participação de Carolina Knibel, responsável pela reedição da publicação.

O Almanaque será disponibilizado através do link: museuimperial.museus.gov.br/almanaques. Claudia Costa, Coordenadora da Área Técnica do MIMP, encerrará o evento.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir