Connect with us

Dia do Empreendedorismo Feminino: relembre empresas de sucesso fundadas por mulheres em Petrópolis

Cidade

Dia do Empreendedorismo Feminino: relembre empresas de sucesso fundadas por mulheres em Petrópolis

Você conhece as histórias por trás da Helga’s Brot, Katz Chocolates e Empada Brasil?

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, durante a pandemia as mulheres empreenderam e inovaram mais do que os homens dentro de seus negócios. 71% delas investiram nas plataformas digitais para divulgar e vender seus produtos e serviços. Entre eles, o número foi um pouco menor: 63%.

Neste Dia do Empreendedorismo Feminino, relembre três empresas de sucesso fundadas e conduzidas por mulheres em Petrópolis: Helga’s Brot, Katz e Empada Brasil. Elas são prova de que, aqui na cidade, a criatividade é um dos fatores que unem mulheres prontas para enxergar oportunidades em meio às adversidades.

Fotos: Divulgação

Helga’s Brot

Foi num momento de crise que dona Helga viu potencial de negócio nas receitas de pães e biscoitos da avó. Lembrança de sua infância, as relíquias passaram a levar aquela mesma sensação de refúgio que ela tanto apreciava quando pequena a milhares de clientes. A produção começou artesanal, e hoje até no Rio, Niterói e em São Paulo faz sucesso.

Fotos: Divulgação (Gaia Vani e Nanda Hudson/LAB235)

Assim, de nome, pode ser que você não reconheça, mas certamente já viu um dos produtos da dona Helga nas prateleiras de algum mercado. Sediada na Mosela, a fábrica produz diversos tipos de pães (disponíveis aqui) – incluindo massa para pizza, croissant e brioche; biscoitos salgados e doces – palmier nos sabores tradicional e canela. Clique aqui e leia mais sobre a Helga’s Brot.

Katz

Fundado em 1953 pela austríaca Ruth Bucky, em parceria com a alemã Anne Katz, desde 2006 o Katz Chocolates é comandado pela empresária Peka Toenjes, que fez com que a marca se tornasse (re)conhecida na cidade e fora dela. Afinal, o que é bom tem que ser compartilhado, não é isso?

Fotos: Divulgação

Graças à Peka, o Katz passou a contar com uma fábrica de 800 metros quadrados – onde também é possível desfrutar das mercadorias produzidas. A loja fica localizada na Rua Barão do Amazonas, 85, no Centro Histórico.

Empada Brasil

Primeira rede do segmento a ter lojas em todas as regiões do Brasil, a Empada Brasil nasceu do forno caipira da dona Terezinha Cristóvão. Acostumada a fazer empadinhas para a família e os amigos no fim de semana, ela fundou, em 1999, a primeira loja na Nelson de Sá Earp. Oportunidade perfeita de unir paixão com a busca por melhor qualidade de vida.

Fotos: Divulgação/Arquivo Sou Petrópolis

Chegando a contar com 37 franquias espalhadas por todo o país, a empada saiu da casa de veraneio de dona Terezinha, no Vale do Cuiabá, para atender regiões e gostos diversos. Hoje a empresa, que já conta com mais de 25 variações de sabor, marca presença em Manaus, Brasília, Cuiabá, Petrolina, Cascavel, Curitiba, Rio e São Paulo. Clique aqui e leia mais sobre a Empada Brasil.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir