Connect with us

Museu do Artesanato reabre em Petrópolis com programação especial para o mês da Consciência Negra

Cidade

Museu do Artesanato reabre em Petrópolis com programação especial para o mês da Consciência Negra

O evento vai contar com exposições e lives de artesãos negros ou que trabalham com a temática afro-brasileira.

O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis, reabre suas portas no dia 20 de novembro com uma programação inspiradora sobre o mês da Consciência Negra.

O evento, que vai contar com exposições de artesãos negros ou que trabalham com a temática afro-brasileira, levou o nome de “Costurando o Tempo com os Fios da Resistência”.

Foto 1: Museu do Artesanato – Instagram @pineecotours / Foto 2: Dalva Damiana de Freitas, matriarca do samba de roda do Recôncavo Baiano / Foto 3: José Araújo, ator, cantor e curador do evento

De acordo com o artista e designer Cocco Barçante, o evento tem o objetivo de, mais do que trazer representatividade ao espaço cultural, valorizar todos que atuam e lutam por uma sociedade menos racista.

“O evento visa contribuir com o fortalecimento do papel e protagonismo dos artistas, artesãos, educadores e empreendedores que atuam em diferentes espaços da sociedade brasileira, conectados pelo fio condutor da resistência, em prol de uma educação antirracista e decolonial”, explica o Cocco Barçante, diretor do Museu.

A programação do evento vai de 20 a 26 de novembro, composta por uma exposição virtual chamada “A” de África, conduzida pelo artista plástico Cocco Barçante. Serão apresentadas obras do acervo, realizadas por artesãos negros ou que trabalham com a temática afro-brasileira, e por uma série de lives mediadas pela designer Gloria Correia, curadora da Sala do Bordado Maria Elisa Churro e pelo ator José Araújo, ambos responsáveis pela produção e curadoria do evento.

Foto 1: Simone Ferreira, do Atelliê D Selma / Foto 2: Selma Ferreira, do Atelliê D Selma / Foto 3: José Luiz Lima

Os convidados trarão nas suas narrativas as performances de suas trajetórias de vidas, e respectivas contribuições para uma educação antirracista.

Confira a programação completa:

20/11, às 15h

Abertura da Exposição Virtual

“A” de África – por Cocco Barçante

Obras dos artistas Grupo Afro Serra (Petrópolis); Cidinha Feitosa (RJ); Camila Loren (ZO, RJ); Ercilene Aguiar (Cantagalo, RJ); Alessandra Silva (Petrópolis); Tania Carlos (Werneck, Paraíba do Sul); Gloria Correia (ZO, RJ); Joaquim Gabriel (Arraial do Cabo, RJ); Gildásio Jardim (Vale do Jequitinhonha, MG); Margarida (Petrópolis); Maria Chantal (RJ); Rosangela Barbosa (Petrópolis); Selma Ferreira e Simone Ferreira (RJ); Cirlan Oliveira (RJ).

Produção e Curadoria:

Gloria  Correia ( Curadora da Sala de Bordado Maria Elisa Churro/Designer ,Artesã e Pedagoga Especializada em Relações Etnicorraciais e Educação) e por José Araújo ( ator, cantor e Professor de Teatro /UERJ RJ)

LIVES/ Apresentação Gloria Correia e José de Araújo

20/11, às 17h

(Diretamente do  Museu do Artesanato)

Performance:

“Ofício das Artes” -por Carlos Maia – ator e jornalista (RJ)

21/11, às 19h

Performance Musical e bate-papo

“Cantos Ancestrais” -composições deThiago Alves – artista e professor (Petrópolis) , Suriel Ribeiro(RGS) – poeta e compositor e José Araújo(RJ) – cantor e ator

22/11, às 15h

Educação Transgressora: Um diálogo com Bell Hooks – por José Luiz Lima – professor e curador do museu do artesanato

23/11, às 15h

Dona Selma Ateliê  -emprendedorismo e cultura

Por Selma Maria Ferreira dos Santos(RJ )- fundadora do Ateliê Simone Ferreira(RJ)- –( Especialista em Relações Etnicorraciais)

23/11, às17h

Conversa  no Instagram com Marisa Silva – Bordadeira e Psicóloga e Gloria Correia – Curadora da Sala de Bordado Maria Elisa Churro

Live @marisilvabordadeira e @gloriacorreiaoficial

24/11, às 16h

Performance e bate papo

A África Que Habita em Mim Saúda a África que Transborda em Você –

com Lilian Damião / Ly Lateef (RJ) – Arteterapeuta, profissional das Danças Árabes e Ciganas

25/11, às 15h

Debate:

Professora Drª Carla Lopes /CL Produções- Apresenta – Programa  de Reflexões  e Debates  para a Consciência Negra: narrativas escolares antirracistas- (Doutora Em Artes(2019); Mestre em Educação ).

26/11, às 16h

Conversa com Raul Lody:

Pano de Alaká: Da Costa da África à Costa do Brasil – por Raul Lody (PE) – antropólogo e museólogo,

26/11, às 18h

Casa de Samba de Roda Dona Dalva –(Cahoeira- BA) – por Dona Dalva Damiana – Dra. Honoris Causa pela UFRB

Manuela Freitas – pós-graduada em Políticas e Gestão Cultural Anny

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir