Connect with us

Museu do Artesanato, em Petrópolis, cria loja colaborativa para ajudar artesãos

Petrópolis do bem

Museu do Artesanato, em Petrópolis, cria loja colaborativa para ajudar artesãos

Projeto tem curadoria do artista e designer Cocco Barçante, fundador do Museu do Artesanato do Estado do Rio

Pensada de forma a ajudar os artesãos fluminenses que compõem o acervo do Museu do Artesanato do Estado do Rio a obterem renda no período pós-pandemia, a loja colaborativa “EnCantos do Rio”, de curadoria do artista e designer Cocco Barçante, também se propõe a evidenciar a identidade artesanal das diferentes regiões englobadas pelo projeto. No lugar da impressão digital, nesse “RG” o que diferencia os artistas é a impressão de cada um sobre a cidade em que vive e produz, sendo Petrópolis uma delas.

Em cada “canto”, um encanto

Na imagem, a artesã Bida, do Vale do Cuiabá. Foto: Reprodução/Facebook/EnCantosdoRio

Formada por 14 artesãos de diferentes “cantos” da Serra, Miracema, Cabo Frio, Araruama e Três Rios que compõem o acervo do Museu do Artesanato do Estado do Rio, a EnCantos do Rio é uma loja colaborativa criada de forma voluntária para auxiliá-los na venda das peças num período em que feiras ainda não foram autorizadas a acontecer.

Fundado em Petrópolis pelo artista plástico Cocco Barçante, o Museu do Artesanato do Estado do Rio é o segundo do Brasil no segmento e o primeiro do Estado. Foto: Serra Drone Imagens Aéreas/Arquivo Sou

Além da remuneração pelos trabalhos produzidos, a iniciativa também busca estimular a valorização da identidade artesanal das regiões englobadas pelo projeto. Cada canto traz junto dele um encanto, e são justamente os elementos que inspiram os artesãos dentro de suas respectivas cidades que têm sido incorporados nas peças produzidas.

Proximidade entre comprador e produtor

Na página do Facebook da EnCantos do Rio – que é onde a loja opera – o internauta tem acesso às novidades produzidas pelos artesãos e nas próprias postagens acessa os preços das peças, bem como as cidades e telefones de contato de cada artista, já que as compras e encomendas são feitas diretamente com o produtor.

De bolsas a peças de roupa

Foto: Reprodução/Facebook/EnCantosdoRio

Por lá se vê um pouquinho de tudo! Pratos estampados por pássaros do Vale do Cuiabá, bolsas em brim decoradas com ilustrações de pontos turísticos do Rio, toalhas de mesa e panos de prato cujas cores remetem à Itaipava, canecas que trazem prédios históricos de Petrópolis, bordados, acessórios e até peças de roupa!

Foto: Reprodução/Facebook/EnCantosdoRio

Coleção Encantos do Rio – Petrópolis

Os produtos, realmente, falam pela proposta, e uma das coleções de destaque envolvendo Petrópolis é a de aventais bordados e pintados a mão feitos pelo artista e designer Cocco Barçante – idealizador da iniciativa – em parceria com artesãs do Vale do Cuiabá. As peças fazem referência à vocação da cidade para a gastronomia e são um charme.

Registro traz a artesã Maria do Carmo, que em parceria com Bida e Cocco Barçante, desenvolveu aventais dentro da coleção EnCantos do Rio – Petrópolis. Fotos: Divulgação

Em breve, em formato também presencial

Impossibilitados de realizarem eventos em que possam expor seus trabalhos, a EnCantos do Rio tem auxiliado os artesãos do Museu do Artesanato a conquistarem espaço na internet e, em breve, também fora dele, já que a partir de dezembro a loja colaborativa passa a levar as criações de seus artistas também ao Shopping Vilarejo, em Itaipava.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir