Connect with us

#TodosporNinna: petropolitana mobiliza internet em busca de cirurgia para amiga

Cidade

#TodosporNinna: petropolitana mobiliza internet em busca de cirurgia para amiga

Graças à repercussão da postagem, a cirurgia foi agendada para esta terça-feira (27)

Foram necessárias menos de 20 horas para que o post feito pela petropolitana Ramy Riedl viralizasse e atingisse mais de 1.100 curtidas e 550 comentários no Instagram. Na publicação, Ramy expõe o caso da amiga, Janini Frias Fecher, que há 40 dias está internada no Hospital Alcides Carneiro por conta de complicações causadas por um tumor ósseo, bem como os obstáculos que Ninna tem enfrentado na obtenção de uma cirurgia de vesícula que, após a repercussão da postagem, foi agendada para esta terça-feira (27).

O desabafo

CGxenBun0j3

Ramy começa a publicação falando sobre os mais de 40 dias de internação de Ninna. Entre as reclamações feitas pela amiga estão a demora na realização de uma endoscopia – cuja obtenção, segundo ela, ocorreu somente após uma liminar na justiça – e o comprometimento no quadro de Janini, que corre risco de infecção generalizada e, portanto, risco de vida.

Ela fala, ainda, sobre os desgastes emocionais e físicos provocados pelo tempo de internação e pela falta de perspectiva. Para Ramy, o caso está longe de ser isolado, tanto que após a realização do post foram recebidos relatos de situações semelhantes vividas por outros petropolitanos na saúde pública da cidade.

“Queremos convidar todo mundo a continuar berrando por todo mundo que continua trancado lá, por todo mundo que já morreu por descaso e por todo mundo que foi embora sem tratamento porque desistiu de esperar. A colega de quarto da Ninna está esperando cirurgia há 3 meses. Por quanto tempo mais a Prefeitura queria que esperássemos?”.

Graças à publicação, Ramy conta que a Prefeitura conseguiu não apenas o material necessário para a realização da cirurgia de Ninna, mas também para as operações de outros três pacientes. Ela reflete sobre a importância de dar visibilidade a casos semelhantes ao de Ninna para ‘fazer o sistema acontecer’.

“Se a pessoa só consegue ser atendida quando vai a público ou através de liminar é sinal de que a gente não está fazendo o sistema acontecer. Está errado tem que ir atrás do judiciário para fazer o executivo funcionar. A equipe do HAC é maravilhosa. O que falta lá é estrutura, então será que estão fazendo um bom emprego dos nossos recursos?”.

Sobre Ninna

Em ‘stories’ publicados na manhã desta segunda (26), na mesma plataforma, Ninna fala sobre sua luta. Ela conta que há dois anos descobriu um tumor ósseo e que, por conta do uso de fortes medicamentos – alguns deles para lidar com a dor – desenvolveu inflamações no estômago, fígado e vesícula.

Comprometida, ela diz que sua vesícula apresenta microcálculos e que, um deles, de 7 mm, chegou a se deslocar para as vias biliares, o que a coloca em risco de complicações em outras vias e no próprio pâncreas. Mãe de uma menina de 7 anos, Janini diz que é a energia de quem luta e dá voz a ela que a sustenta.

“Toda a minha gratidão por tudo que estão fazendo e movimentando em prol não só da minha saúde, mas da nossa! (…) São muitos casos e relatos. Muitos óbitos já presenciados. Descaso. Falta de respeito. Falta de humanidade. (…) É um grito de socorro por todos nós, seres humanos”.

Em nota, a Secretaria de Saúde

Questionada sobre as afirmações feitas por Ramy, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu, em nota, que não procedem as denúncias de falta de anestesia no hospital e de que a pintura do prédio teria provocado uma crise alérgica na paciente. Ainda segundo a Secretaria, o ambiente em que a pintura foi empregada é externo e localizado num setor diferente da internação.

A Prefeitura disse, ainda, que o tempo de internação da paciente foi necessário para que Janini apresentasse a estabilidade requerida para a realização da cirurgia e que, desde que deu entrada na unidade, ela tem sido avaliada e tratada por equipes médicas especializadas no quadro gastrointestinal apresentado.

No que diz respeito à demora na realização da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, a Secretaria afirmou que assim que o quadro de Janini foi estabilizado, a paciente foi prontamente encaminhada para a realização do exame no dia 20 de outubro no SMH, no Valparaíso; e um ultrassom no dia 23 do mesmo mês.

Ainda segundo a Secretaria, Janini – que apresenta cálculos na vesícula biliar e possível obstrução local provocada pela enfermidade – se encontra lúcida e sem a necessidade de medicamentos por acesso venoso. Foi realizado um parecer neste domingo (25) sobre os procedimentos que serão adotados na cirurgia, agendada para esta terça (27).

Veja também:

 

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir