Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Petrópolis conta hoje com 186 leitos
No intervalo de uma semana – do dia 16 até esta sexta (23) – Petrópolis contabilizou 371 novos casos positivos de Covid-19 e 13 novas mortes em decorrência da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há, ainda, 44 pacientes internados que aguardam o resultado de seus testes. E quando se fala em internação surge logo a dúvida: como é feita a distribuição dos leitos de UTI na cidade?
Foto: Reprodução/Internet
Leitos Covid e leitos não-Covid
Antes de qualquer coisa é importante manter em mente que os leitos são hoje divididos entre os destinados a pacientes com Covid-19, e os voltados a outras enfermidades. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Petrópolis conta com 186 leitos: 114 dedicados ao coronavírus e outros 72 destinados às demais complicações.
Na lista de espera pela internação
Os leitos estão divididos entre os hospitais Alcides Carneiro, Clínico de Corrêas, Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresa e SMH. Hoje, de acordo com informações da Secretaria, 14 pacientes fazem parte da lista de espera para a internação num dos leitos de que a cidade dispõe para enfermidades não relacionadas à Covid-19.
São pessoas como a petropolitana Imaculada Conceição Alves Vieira da Silva, de 37 anos, que desde o início da pandemia aguarda por uma cirurgia para a retirada de sua vesícula. Ela já fez todos os exames requeridos pelo médico e, agora, espera a liberação de um leito para que possa dar continuidade ao procedimento.
“Estou esperando o Alcides Carneiro entrar em contato comigo. De vez em quando tenho crise. As dores são fortes e às vezes chego a vomitar, de tanta dor. Quando tenho crise, vou para a UPA e eles me dão remédio na veia. Eles falam que eu tenho que aguardar, então estou esperando eles me ligarem”.
Remanejamento de leitos Covid para não-Covid
Foto: Divulgação
Questionada sobre a possibilidade de remanejamento de leitos Covid para não-Covid já que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos do SUS tem se mantido abaixo dos 31% há quase um mês, o órgão informou que de agosto até agora foram readequados 12 leitos Covid para não-Covid na cidade: sete no SMH e outros cinco no Hospital Nossa Senhora de Aparecida.
A Secretaria respondeu, ainda, que no final de setembro foram abertos 10 leitos no Hospital Alcides Carneiro voltados a pacientes não-Covid e que outros nove leitos também dedicados a pacientes com outras enfermidades serão contratados na cidade ainda no mês de novembro por meio de um novo processo de licitação.
Veja também: