Connect with us

‘Não podemos trocar o isolamento social pelo relaxamento social’, diz diretor da Unimed Petrópolis sobre a pandemia

Cidade

‘Não podemos trocar o isolamento social pelo relaxamento social’, diz diretor da Unimed Petrópolis sobre a pandemia

Em um vídeo que vem circulando nas redes sociais, o diretor-presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro, faz um alerta à população para não relaxar com as medidas de higiene e com o uso de máscara: “Não podemos trocar o isolamento social pelo relaxamento social”. A mensagem foi gravada após a unidade particular de saúde constatar um aumento de 50% no número de atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios em agosto.

https://www.facebook.com/unimedpetropolis/videos/1623017447856996/

De acordo com a assessoria de comunicação da Unimed Petrópolis, de 11 de junho a 10 de julho, 509 pessoas foram atendidas com sintomas respiratórios. Um mês depois (até 1º de agosto) esse número subiu para 651 pacientes, ou seja, teve uma variação de 27,9%. E só nos últimos 10 dias houve um aumento de 50%.

Em um trecho da nota publicada pela Unimed Petrópolis, a unidade de saúde busca conscientizar a população dos riscos do relaxamento social com a reabertura da economia: “É muito importante continuarmos conscientes que a pandemia e os riscos de infecção pelo coronavírus não estão superados, pelo contrário, se não tomarmos os cuidados preventivos, podemos ter a multiplicação dos casos e mais pessoas doentes, além de mais óbitos”.

Vale lembrar…

Vale lembrar, contudo, que a Unimed Petrópolis atende pessoas conveniadas de outros municípios, e, de acordo com a Secretaria de Saúde, esse aumento não se reflete no Sistema Único de Saúde da cidade. A taxa de ocupação abaixo de 30% dos leitos clínicos e de UTI do SUS vem, inclusive, permitindo a flexibilização dos decretos municipais.

“Aos poucos estamos conseguindo liberar o retorno de mais algumas atividades graças à baixa taxa de ocupação de leitos na cidade. Temos reforçado toda a rede de saúde com o objetivo de continuar salvando a vida de cada morador, nesta luta contra o coronavírus. Mas é muito importante ressaltar que cada etapa da flexibilização depende de cada um de nós”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Boletim do coronavírus (12/08):

Até o momento foram realizados 16.802 testes na cidade. Deste total, 12.420 resultaram negativo, 4.294 positivos e 88 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 74 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. E 156 óbitos.

De acordo com o monitoramento feito pela vigilância epidemiológica, pode-se afirmar que 1.053 pessoas recuperadas do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Hoje o município contabiliza pelo SUS 24,07% dos leitos clínicos e 25,23% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

Veja também: 10 dúvidas e respostas sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir