Connect with us

Feira livre e Terminal Corrêas recebem próximas ações de testagem da Covid-19 em Petrópolis

Cidade

Feira livre e Terminal Corrêas recebem próximas ações de testagem da Covid-19 em Petrópolis

Confira o quadro geral das próximas ações itinerantes e os resultados da testagem em massa do último final de semana.

Na manhã desta segunda-feira (10/08), as ações de testagem rápida contra o novo coronavírus aconteceram em dois pontos da cidade: nos terminais rodoviários do Centro e Itaipava. Nesta terça-feira (11) é a vez da feira livre do Centro e do Terminal Rodoviário de Corrêas receberem a ação que faz parte do cronograma divulgado na última semana, relativo à ampliação da testagem em massa da população.

Foto Divulgação

O que saber antes de fazer o teste rápido?

Para realizar o exame nessas ações itinerantes não é necessária a realização de cadastro prévio, basta se apresentar aos agentes de saúde com o CPF em mãos. Recomenda-se que o paciente esteja sintomático, isto é, pessoas que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Os resultados são entregues em apenas 15 minutos. Nessas ações, o atendimento é feito entre 09h e 16h, de segunda a sexta-feira, e de 09h às 13h, aos sábados.

Todos os pacientes que testarem positivo para a doença serão orientados a buscar atendimento nos pontos de apoio, onde uma equipe médica irá avaliar o quadro clínico de cada um e fazer a indicação adequada para cada caso. A Central de Telemonitoramento da Vigilância Epidemiológica também irá atuar no acompanhamento dos casos que estiverem cumprindo, por determinação médica, o isolamento domiciliar.

Testagem nas UBS e no drive-thru

Além dos testes realizados nas ruas, e locais de grande movimentação de pessoas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão disponibilizar, diariamente, cada, 30 vagas aos usuários durante a semana, entre 09h e 16h. Para atender às pessoas que trabalham durante o dia, o Centro de Saúde também vai oferecer mais 100 vagas no terceiro turno, entre 17h e 20h.

No próximo sábado, a ação do Drive-Thru vai estar em operação no bairro Mosela. Para a realização dos exames (Drive Thru e UBS) existe a necessidade de cadastro prévio no próprio site da prefeitura. Pela Internet, são exigidos dados como nome completo, endereço, telefone de contato e CPF. Os resultados serão divulgados também no site da prefeitura, no mesmo endereço do cadastro, em 4 dias úteis.

Resultados das ações itinerantes do último final de semana

No último final de semana mais de 1,5 mil pessoas foram testadas nas ações itinerantes que aconteceram em praças públicas da cidade. “Estamos bem satisfeitos com os resultados das ações. Realizamos uma ampliação das testagens que já vinham sendo feitas e, desta forma, vamos conseguir mapear melhor as áreas da doença na cidade e monitorar a transmissibilidade da doença em todo o território municipal. É extremamente importante que todos procurem nossos postos volantes para fazer o teste. Não vamos medir esforços para seguir a meta da prefeitura em salvar vidas e zelar pela saúde da população”, comentou a Secretária de Saúde Fabíola Heck.

Foto Divulgação / PMP

Confira os resultados:

Testes em massa – 07 agosto (sexta-feira):

Centro:
480 testes
25 positivos
455 negativo

Corrêas:
309 testes
3 positivos
306 negativos

Total diário:
789 testes
28 positivos
761 negativos

Testes em massa – 08 agosto (sábado):

Centro:
Testados- 475
Negativos- 449
Positivos-  26

Corrêas:
Testados- 253
Negativos- 245
Positivos- 8

Totais:
Testados- 728
Positivos- 34
Negativos- 694

Confira o quadro geral das próximas ações itinerantes:

As ações acontecem de segunda a sexta, das 09 às 16h e sábados, das 09h às 13h. Apesar de não ser necessário fazer cadastro prévio, é obrigatória a apresentação do CPF.

11/08: Feira Livre Centro
11/08: Terminal Corrêas
12/08: Caxambu
12/08: Pedro do Rio
13/08: Duques
13/08: Posse (Praça Céu)
14/08: Praça de Nogueira
14/08: Praça do Alto da Serra
15/08: Centro (Praça Dom Pedro)
15/08: Itaipava (Parque de Exposições)
16/08: Feira do Alto da Serra
17/08: Praça de Cascatinha

Veja também:

10 dúvidas e respostas sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir