Connect with us

‘Amor à altura’: casal de Petrópolis divide o trabalho e a vida há 30 anos em cima de pernas de pau

Cidade

‘Amor à altura’: casal de Petrópolis divide o trabalho e a vida há 30 anos em cima de pernas de pau

Se você já frequentou algum evento em Petrópolis, provavelmente já os viu. Em cima de pernas de pau com 1,40m de altura, é difícil a Isa Xavier e o Raul Farias Lima, conhecidos como “Dupla do Rio”, passarem despercebidos.

Com uma bagagem repleta de trabalhos em festivais pelo mundo, eventos, peças teatrais e novelas, o casal de atores celebram mais um Dia dos Namorados e contaram à Sou Petrópolis como é dividir há 30 anos a vida e o trabalho juntos, levando arte, alegria e ousadia por onde passam.

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

Escrito nas estrelas

Parece destino, mas os dois se conheceram justamente quando estavam em cima de suas pernas de pau, em uma passeata de teatro. Em uma sintonia imediata, Raul revela que já no primeiro dia pegou a Isa no colo quando estavam nas pernas de pau.

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

Toda a química foi percebida pelo presidente da Funarj Rodrigo Farias Lima, que adorou os dois juntos e teve a ilustre ideia de formar uma dupla de atores que unissem dança e teatro sob pernas de pau.

Dupla do Rio pelo mundo

De lá pra cá, Isa e Raul não se desgrudaram mais. O carisma indescritível e a originalidade do casal vieram conquistando o público por onde passassem, fosse em festas petropolitanas, como Bauernfest e Natal Imperial, fosse no Carnaval da Marquês de Sapucaí e grandes eventos no Brasil e na Europa. “Passamos por festivais em Barcelona, Londres, Berlim, Paris, Roma… somos bem rodados!”, brinca Isa.

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

E todos esses trabalhos renderam boas histórias para contar, que já foram compartilhadas até numa entrevista pelo Jô Soares. Ficar oito horas ininterruptas nas pernas de pau durante o Carnaval de Londres em Notting Hill, por exemplo, não parece tão complicado comparado às vezes que Isa precisou desfilar grávida na Marquês de Sapucaí, onde foram nomeados como o primeiro casal de mestre sala e porta bandeira. Desde então, há 30 anos eles abrem os desfiles da série A.

O amor pela Cidade Imperial

Sair de Petrópolis levando a arte para diversas partes do Brasil e do mundo é motivo de felicidade para a Dupla do Rio: “É um orgulho muito grande representar e ter levado o nome de Petrópolis para a Europa, Estados Unidos e quase toda a América do Sul. A Isa é petropolitana e sente o maior prazer do mundo, já eu, Raul, sou carioca, mas não canso de repetir ‘quem pensa que é feliz em outras terras é porque ainda não viveu aqui!”, conta, citando o hino de Petrópolis.

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

A alegria de participar dos principais eventos em Petrópolis é uma conquista do casal, apaixonado pela cidade. “Aqui é um lugar muito acolhedor, com pessoas carinhosas, onde construímos um ninho. É o berço de nossos familiares e ancestrais”, afirma Isa.

Trabalho em equipe

Além das pernas de pau, os figurinos temáticos e ricos em detalhes da Dupla do Rio chamam a atenção do público. E o casal conta com a ajuda de vários profissionais durante o processo de criação: “Temos uma grande equipe, pois sabemos que uma equipe é a forma do sucesso. Passam por nós nomes como Tawfic, Milton Cunha, Manoel Proa, Renato Lage, dentre outros. Em Petrópolis contamos com a modista Eunice Maia.”, revela Raul.

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

Reinvenção em tempos de pandemia

Com o cancelamento de eventos para evitarem aglomerações devido à Covid-19, o trabalho da Dupla do Rio foi diretamente afetado, e o casal está há três meses sem poder trabalhar nas pernas de pau, sem perspectivas para voltarem.

De acordo com Raul, a reinvenção é a palavra chave para superar a crise: “A cada dia o artista nesse país tem que se reinventar, pois com pandemia ou sem pandemia a luta continua. Como minha companheira Isa me ensinou nessa vida, se passarmos por momentos de crise, tire o “S” da palavra e crie!”

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

E tem dado certo: a Dupla do Rio decidiu investir na doceria de uma de suas filhas, e os dois têm ajudado na produção e delivery dos chocolates da marca “Doce Sensação”. “Não é por nada não, mas são deliciosos e vale a pena conferir!”, avisa Isa.

O segredo do amor

Após 30 anos juntos, com diversas conquistas profissionais e uma família formada por três filhos — a Beatriz, a Clara e o Daniel — parece difícil saber conciliar trabalho e vida pessoal por tanto tempo. “A melhor parte de sermos um casal que trabalha juntos, é estarmos sempre juntos. A pior parte é estarmos sempre juntos!”, brinca Raul.

Foto Aquivo Pessoal Isa Xavier e o Raul Farias Lima

Apesar das dificuldades que aparecem, o casal consegue sempre superar os problemas em uma relação duradoura e saudável. “Não existe receita para o sucesso no amor, existe dia a dia”, aconselha Isa. “Como nossos padrinhos Nicette Bruno e Paulo Goulart nos ensinaram: O casal mesmo vivendo junto e compartilhando momentos juntos, não pode perder o individual”, finaliza.

Para acompanhar os trabalhos do casal, basta conferir a página da Dupla do Rio e também o perfil deles no Facebook.

Veja também:

8 restaurantes para pedir um jantar romântico no Dia dos Namorados em Petrópolis

15 dicas de presentes da Rua Teresa para o Dia dos Namorados

23 cestas, kits e doces de Petrópolis para o Dia dos Namorados

11 dicas locais de presentes para o Dia dos Namorados

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir