Connect with us

Reabertura de lojas de roupa, salões de beleza, entre outros serviços está prevista para segunda-feira em Petrópolis

Cidade

Reabertura de lojas de roupa, salões de beleza, entre outros serviços está prevista para segunda-feira em Petrópolis

Após três meses de portas fechadas, segmentos do comércio que estão na Linha Amarela do Plano de Flexibilização poderão estar autorizados a reabrirem na próxima semana.

Na próxima segunda-feira, dia 15 de junho, está previsto o funcionamento da segunda fase – Linha Amarela – do Plano de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços em Petrópolis. Depois de três meses de portas fechadas, lojas de roupa e calçados, salões de beleza, agências, entre outros serviços poderão estar autorizados a reabrirem caso não haja um crescimento abrupto no número de casos da Covid-19 no município.

Foto Divulgação PMP

Todos os estabelecimentos terão que cumprir com as regras criadas pela Secretaria de Saúde para a segurança da população, como o uso de máscaras pelos atendentes e clientes e disponibilização de álcool em gel no local. O detalhamento de quem pode funcionar, quando e de que forma, está disponível no link: www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus/.

Plano Municipal de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços

Desde o dia 1º de junho, Petrópolis deu início ao plano de reabertura gradual da economia, seguindo a nota técnica da Secretaria de Saúde. O documento foi dividido em linhas: verde, branca, amarela e vermelha, mas algumas atividades ainda permanecem em análise e outras, como é o caso da Linha Vermelha, sem previsão de retomada.

Foto Divulgação PMP

Foto Divulgação PMP

De acordo com a prefeitura, pode haver o recuamento da decisão de reabertura a qualquer momento, não descartando um possível lockdown. “Podemos recuar e fechar estabelecimentos se chegarmos a 80% da nossa capacidade hospitalar. E se continuar aumentando, atingindo 90%, podemos decretar o lockdown. Ou seja, é importante falar que a flexibilização depende da população, depende de cada um de nós”, disse o prefeito.

Segundo a Secretaria de Saúde, a flexibilização não significa o fim do isolamento social na cidade. As ações preventivas de combate ao coronavírus vão continuar a fim de evitar mais mortes no município, e pessoas que desrespeitarem os decretos estão sujeitas à multa. Quem estiver nas ruas sem máscara, por exemplo, poderá ser multado em R$ 250.

Por outro lado, crescem os relatos nas redes sociais de desrespeito aos decretos municipais, como aglomerações, pessoas caminhando nos bairros sem máscara e lojas e bares não autorizados a reabrirem em pleno funcionamento. A possível reabertura da Linha Amarela em Petrópolis põe em xeque se as Posturas e órgãos responsáveis irão conseguir monitorar as irregularidades com essa nova liberação.

Para quem quiser fazer denúncias de aglomerações ou outras irregularidades, a prefeitura disponibilizou alguns contatos úteis para ampliar essa fiscalização.

Foto Divulgação PMP

Mais detalhes sobre a Covid-19 no município estão disponíveis no link: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

Prefeitura ganha na justiça o direito de proibir circulação do transporte intermunicipal e interestadual

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir