Connect with us

Coronavírus: 48% dos pacientes confirmados em Petrópolis estão recuperados

Cidade

Coronavírus: 48% dos pacientes confirmados em Petrópolis estão recuperados

De acordo com o boletim do coronavírus desta quinta-feira (01/06), pode-se afirmar que quase metade (48%) do casos confirmados da Covid-19 já está recuperada em Petrópolis. O levantamento desses dados é feito com base no monitoramento realizado pela vigilância epidemiológica, que leva em conta pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Altas hospitalares nos Hospital Santa Teresa / Foto Divulgação HST

Os petropolitanos José Souza Rocha, de 68 anos, e Maria da Glória Satiro, de 65 anos, felizmente, entraram para a estatística de casos recuperados. Mas após dias de insegurança sem saber se os pais iriam vencer a Covid-19, Graziela Satiro alerta a população: “A doença existe e está entre nós. Não sabemos até quando, porque dependemos da vacina, mas devemos fazer nossa parte. Quando precisar sair, siga as orientações, tomando os cuidados necessários e quando tiver qualquer sintoma relacionado ao coronavírus, procure as unidades específicas de saúde”, diz a filha do casal que teve alta do HMNSE no mesmo dia.

Foto Arquivo Pessoal Família Satiro

Até o momento foram analisados 1345 casos em Petrópolis. Deste total, 498 resultaram negativo, 731 positivos, 116 estão em análise e 64 pessoas vieram a óbito. Há 79 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste.

Taxa de letalidade do vírus em Petrópolis

Embora a notícia positiva da taxa de recuperação, o índice de letalidade da Covid-19 em Petrópolis está acima da média nacional, que já é considerada alta (7%) se comparado com o resto do mundo. Para calcular essa taxa é preciso dividir o número de óbitos pelo número de casos confirmados. No município, 64 pessoas foram vítimas do coronavírus até o momento, totalizando uma taxa de letalidade de 8,7%.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse número pode ser justificado, porque até o fim de maio a testagem em pacientes suspeitos da Covid-19 só estava sendo feita em classes segmentadas, como em pessoas acima de 60 anos e indivíduos internados sintomáticos. A partir do dia 27 de maio a SMS adotou uma alteração no protocolo e passou a testar todos os pacientes com sintomas relativos à doença. Com a amplificação de testagem, espera-se ter um controle maior da disseminação do vírus e diminuir a taxa de letalidade.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir