Connect with us

Colégio de Aplicação: descubra as vantagens de estudar dentro da Universidade Católica de Petrópolis

Serviços

Colégio de Aplicação: descubra as vantagens de estudar dentro da Universidade Católica de Petrópolis

O Colégio Aplicação tem preocupação não só com a formação educacional, mas com a formação humana do aluno.

Há 50 anos em Petrópolis, o Colégio de Aplicação é uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade. Com oportunidades de estudo que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos assistem às aulas no mesmo prédio dos alunos da UCP e desfrutam de uma ampla infraestrutura e laboratórios modernos. O colégio oferece ainda o Contraturno, com atividades pedagógicas além do horário regular das aulas.
Listamos abaixo os principais diferenciais e as vantagens para quem é aluno do Colégio de Aplicação (CAUCP).

Foto Arquivos Sou Petrópolis

1. Preocupação não só com a formação educacional, mas com a formação humana

Além de proporcionar um ensino de qualidade, a Orientação Educacional do Colégio de Aplicação tem o papel de auxiliar e acompanhar o aluno em seu desenvolvimento cognitivo, social e pessoal, ampliando sua sensibilidade e a capacidade de reflexão. A equipe pedagógica é responsável por assessorar os alunos na organização da rotina de estudos, acompanhar a realização das tarefas e indicar estratégias de estudo a partir de suas aptidões e habilidades.

Foto Divulgação

2. Estrutura Física e intelectual da UCP disponível para o colégio

Quem estuda no Aplicação tem à disposição uma ampla biblioteca, laboratórios de informática e cantinas. Os alunos fazem uso, ainda, dos laboratórios da UCP para a realização de aulas práticas de Química e Biologia.
As aulas práticas de Ed. Física são realizadas nas dependências da própria escola, em uma ampla quadra coberta, e o CAUCP conta ainda com a estrutura do Centro de Poliesportivo da UCP, no Bingen, que possui infra-estrutura de padrão olímpico.
A Educação Infantil funciona em um prédio exclusivo para esse segmento. Os pequenos ainda têm à disposição um parquinho, brinquedoteca e refeitório. Dentre as instalações acessíveis aos alunos, está a Capela Nossa Senhora do Sion, e a Escola de Música da UCP.

Fotos: @colegioaplicacao

3. Contraturno na parte da manhã

Atendendo a uma demanda dos pais de alunos do CAUCP e às dificuldades que as famílias enfrentam para conciliar trabalho e educação de qualidade para seus filhos, o Contraturno do colégio proporciona aos alunos um espaço onde eles encontram bem-estar físico, afetivo, social e intelectual, com atividades pedagógicas desenvolvidas através de recreação, oficinas, jogos, atividades artísticas e esportivas, além do tempo para estudo em que os alunos podem fazer seus deveres de casa acompanhados de um educador. O Contraturno do Colégio de Aplicação é aberto a alunos de outros colégios que buscam um espaço recreativo e educacional além do horário regular em sala de aula. As refeições (lanche da manhã e almoço) estão incluídas.

O Horário Estendido CAUCP oferece duas opções de horários:
1ª opção: A partir das 07h30min até 12h20min.
2ª opção: A partir das 10h até 12h20min.

Foto: @colegioaplicacao

4. Auxílio dos cursos de Psicologia e Pedagogia da UCP

A Psicopedagogia do Colégio de Aplicação atende aos alunos e seus responsáveis, orientando e acompanhando os casos de transtornos ou de dificuldade com a aprendizagem. Sempre que necessário, o aluno é encaminhado aos profissionais aptos em acompanhar cada caso. Sobretudo, a Psicopedagogia busca minimizar os impactos emocionais tanto nos pais quanto nos alunos.

Foto: @colegioaplicacao

5. Educação inclusiva

O Colégio de Aplicação, visando promover a construção de conhecimento e colaborar no processo de ensino-aprendizagem de alunos diagnosticados com necessidades educacionais especiais, busca atender às suas peculiaridades sem limitações, onde cada aluno recebe apoio pedagógico apropriado. O CAUCP realiza flexibilizações curriculares e avaliativas, atendendo e orientando ao aluno, sua família e aos professores.

Foto: @colegioaplicacao

6. Educação através da música

O CAUCP oferece aos alunos aulas de leitura musical, teoria, técnica vocal e canto coral. A prática musical proporciona qualidade na concentração, percepção, sensibilidade, criatividade, disciplina, expressão das emoções, desenvolvimento do raciocínio, enriquecimento cultural, ganhos estes que são valiosos para toda a vida.
Os alunos interessados são avaliados pelo maestro e, sendo detectado boa voz, ouvido musical e musicalidade, estes passam a frequentar as aulas do curso preparatório. Após a aprovação do curso preparatório todos os cantores são beneficiados com uma bolsa de estudo de 50% da mensalidade escolar, além das aulas de música gratuitas.

Foto: @colegioaplicacao

Como se matricular no Colégio Aplicação?

O período de reserva de vaga para o ano eletivo de 2020 está aberto e pode ser feito clicando aqui.
Para saber mais sobre o Colégio de Aplicação, mensalidades e estrutura oferecida, confira no site do CAUCP clicando aqui.

Veja também: 10 motivos para estudar na Universidade Católica de Petrópolis

Este post foi feito em parceria e com o patrocínio do Colégio Aplicação da UCP
visitar Colégio Aplicação da UCP Colégio Aplicação da UCP no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir