Connect with us

13 projetos sociais de Petrópolis para fazer uma boa ação nesse fim de ano

Petrópolis do bem

13 projetos sociais de Petrópolis para fazer uma boa ação nesse fim de ano

Apesar das ações de caridade serem bem-vindas em qualquer época do ano, por que não aproveitar o espírito natalino para fazer o bem? Para muita gente, Natal e Ano Novo é sinônimo de mesa farta, família reunida e presentes, mas para outros essa não é uma realidade possível.

Pensando nisso e em como pequenas ações podem gerar grandes mudanças, listamos alguns lugares em Petrópolis para fazer a diferença, começando pela sua comunidade.

1. Dog’s Heaven

A Dog’s Heaven cuida, atualmente, de mais de 250 cachorros abandonados ou que sofriam maus-tratos. Gasta cerca de 3 toneladas de ração e 12 mil reais só de alimentação por mês. Mas o que move o Sr. Guilherme Agnew, de 69 anos, – criador e responsável pela entidade – e os voluntários dessa organização é o amor pelos animais e a esperança de que um dia as pessoas vão se conscientizar sobre a importância da castração para a redução dos índices de abandono. Além disso, eles têm a missão de incentivar a adoção e o apadrinhamento desses animais. 

Foto Divulgação
  • Como ajudar?

Seja através de um apadrinhamento, de uma doação ou de uma adoção; qualquer ajuda é muito bem-vinda. Para conferir todas as formas de ajudar a Dog’s Heaven, clique aqui. E para se informar quando será a próxima feira de adoção da entidade, acompanhe a página no Facebook e no Instagram.

Telefone para agendar uma visita ao canil e adotar um cachorro: (24) 99266-3038 (Sr. Guilherme).

2. Centro Educacional Terra Santa

O Terra Santa é uma instituição que atende centenas de pessoas em risco social através dos Programas Sociais: Aquarela, Cultura Pela Paz, Fórmula do Bem Estar. Os voluntários e colaboradores tiram esses jovens e idosos das ruas e oferecem alimentação, educação, atividades artísticas e esportes gratuitos. Este espaço tem o objetivo de formar para a vida e manter presente os valores que constroem uma sociedade mais humana e de fé através da educação formal, dos projetos sociais e da pastoral na Igreja.

Foto Divulgação
  • Como ajudar?

O Terra Santa precisa durante todo ano de doações de alimentos e doações mensais para os projetos que dão assistência aos jovens e idosos. É possível se tornar um colaborador mensal ou fazer doações através de um mensageiro que vai até o encontro do doador para fazer o recebimento do dinheiro.

Conta para depósito:

CNPJ: 31171333/0001-07
Banco Bradesco
Agência: 3403-7 / Conta: 31841- 8

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 590 – Centro.

Telefone para solicitar um mensageiro e para mais informações: (24) 2231-2066 / 2231-8276.

3. Lar Santa Catarina

Fundado em julho de 1995, o Lar Santa Catarina – LSC – é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da Assistência Social com fins de acolher, orientar e amparar crianças, adolescentes e jovens com déficit cognitivo e/ou motor em suas especificidades, buscando a superação de  dificuldades e o desenvolvimento de habilidades. Atualmente há 35 adultos na instituição, de 18 a 46 anos.

Foto Divulgação
  • Como ajudar?

Toda ajuda é válida: visitações, gincanas, roupas, material de higiene, alimentos para a ceia e cadeira de banho. Lembrando que para fazer visitações ou qualquer tipo de atividade com os jovens, deve-se ligar agendando. As doações podem ser feitas no próprio local todos os dias de 7h às 22h e a visitação de 20h às 22h.

Endereço: Rua Pref Yedo Fiúza, 650 – Independência.

Telefone: (24) 2245-2155 / (24) 2231-0024 / (24)3302-2217.

4. Casa de Apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO)

A casa tem o objetivo de prestar apoio e assistência aos pacientes oncológicos e familiares, proporcionando melhor qualidade de vida e, consequentemente, melhor enfrentamento da doença e do tratamento.

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

A principal forma de ajudar a APPO é através das doações: alimentos não perecíveis, que são utilizados tanto nas montagens das cestas básicas entregues todo mês aos pacientes, quanto na preparação das refeições da Casa de Apoio; doação de dinheiro, que é arrecadado através do telemarketing, ajudando nas despesas da casa, assim como no salário dos funcionários; doação de roupas ou eletrodomésticos usados, mas em bom estado, que serão vendidos no bazar, realizado uma vez por mês. No caso do voluntariado fixo, os interessados passam por uma avaliação com uma psicóloga e, em seguida, é visto o que a pessoa pode fazer para ajudar. Essa avaliação é necessária para que a pessoa tenha estrutura emocional para lidar com o paciente oncológico. Para conhecer o trabalho da APPO não precisa agendar, mas para fazer atividades com os pacientes é preciso ligar marcando. O horário para visitação é de 9h às 16h, todos os dias.

Endereço: Rua Visconde da Penha, 72 – Centro.

Telefone: (24) 2242-0956.

5. APAE Petrópolis

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma organização filantrópica que atua em todo país com o objetivo de promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. As Apaes contam principalmente com a mobilização da sociedade (voluntários e apoiadores) para prestar serviços de educação, saúde e assistência social às pessoas excepcionais. Estão sob os cuidados da APAE Petrópolis 135 pessoas, de 1 ano a 58 anos.

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

Durante o ano, acontecem diversas festas e eventos que precisam de voluntários, mas para o Natal, especificamente, haverá a festa de final de ano das famílias. E para participar como voluntário, a pessoa precisa ir até a APAE ou ligar para obter mais informações. Se você quiser fazer seu próprio evento ou atividade com um grupo de pessoas, basta ir lá para conversar, ver a viabilidade dele acontecer e agendar uma data. Em relação às doações, a APAE precisa de alimentos, principalmente frutas e legumes, material de higiene e de limpeza e fralda descartável, especialmente para os adultos. O horário para visitação é de 2ª a 6ª feira, de 8h às 16h.

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 145 – Centro.

Telefone: (24) 2237-6018.

6. Irmão Animal

O Irmão Animal é um grupo de voluntários que atua de forma independente e que adotou a ideia de não trabalhar com abrigos para animais, e sim lares temporários de voluntários. Atualmente, Carla Maduro, responsável e idealizadora do grupo, cuida dos animais idosos e com alguma deficiência, que não foram escolhidos para adoção, em sua própria residência. No geral, são 20 bichinhos sob os cuidados do Irmão Animal.

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

Você pode ajudar desde o compartilhamento de uma publicação da página do Facebook a dar um lar temporário para ele, adotá-lo, pagar sua castração ou até mesmo ajudar com a filmagem e a parte de marketing do grupo. Durante os eventos e feiras de adoção, o voluntário poderá apoiar a venda dos itens em barracas, ajudar com os cuidados dos animais, passeio com eles na localidade, etc. Para saber mais é só entrar em contato com a Carla Maduro.

Contato: (24) 99852-9676 / página do Facebook/ página no Instagram

7. Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por atender três hospitais credenciados da cidade e da região serrana. São 550 transfusões realizadas por mês, beneficiando centenas de pessoas. Vale ressaltar que a cada doação, você pode salvar até 4 vidas!

Veja também: 10 coisas que você precisa saber para ser um doador do Banco de Sangue Santa Teresa

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

Os voluntários precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). É importante lembrar que os interessados não devem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação e nem terem feito tatuagem e/ou piercing recentemente. Nesse último caso, deve-se aguardar 1 ano após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. O horário de funcionamento do hospital para doação de sangue é de 7h às 18h, todos os dias.

Endereço: Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen.

Telefone: (24)2245-2324 / (24) 99269-4355.

8. Gente Viva (Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS)

O foco do projeto é, sobretudo, pedagógico. Assim, através das várias atividades realizadas nas oficinas, do contato cotidiano entre os participantes, com os educadores, voluntários e a coordenação, o serviço tem o objetivo de fazer com que os próprios participantes despertem para suas potencialidades, para suas capacidades criativas e produtivas, a partir do contexto em que vivem; que sejam adultos seguros de si, cidadãos conscientes de seus direitos e de seus deveres; que tenham uma maior auto-estima, com uma visão positiva de si mesmos e do mundo; que saibam interagir com a sociedade ao redor; que reconheçam-se como protagonistas da história. O objetivo, a  médio prazo, é que desenvolvam uma consciência de participação política, de defesa e luta por direitos e dignidade.

Foto Arquivos Sou Petrópolis
  • Como ajudar?

Através de doação em dinheiro, alimentos, roupas, brinquedos e voluntários.

Depósito Bancário: Associação Franciscana de Solidariedade

CNPJ: 11.861.086/0001-63

Santander: Agência:0331 / CC: 13003199-7

Bradesco: Agência: 0106 / CC: 134517-6

Itaú: Agência: 8179 / CC: 12218-2

Via boleto: WhatsApp, ou pelo telefone fixo: (11) 97739-0146 / (11)3291-4433

9. Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças

O lar é uma entidade beneficente de assistência social que acolhe 18 crianças, de 0 a 12 anos, em situação de risco, vítimas de abusos físicos, psicológicos, sexuais e de negligência no ambiente familiar. É a única instituição mista do município de Petrópolis que tem como princípio não separar os irmãos. Seu principal objetivo é proporcionar assistência moral, material e educativa às crianças.

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

As principais carências da instituição de acolhimento são: alimentos, produtos de limpeza e higiene, roupas e calçados, material escolar, brinquedos e tudo que for doado de bom grado. As visitações e atividades com as crianças são sempre bem-vindas, também. Para visitas individuais não há a necessidade de ligar marcando, mas para a ida em grupo para fazer gincanas, atividades ou lanches com as crianças, basta ligar antes para agendar. O horário de visita é de 9h às 11h e de 14h às 16h30, durante a semana.

Endereço: Rua Carvalho Júnior, 505 – Corrêas.

Telefone: (24) 2221-2504.

10.  Associação Pestalozzi de Petrópolis

Desde 1986, a Associação Pestalozzi de Petrópolis atua na área de assistência a pessoas com necessidades especiais, trabalhando com as possibilidades individuais. Ao longo destes 32 anos conheceu e participou ativamente de verdadeiras histórias de superação. A Associação Pestalozzi é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que dá atendimento na área educacional (ensino básico até o primeiro seguimento do ensino fundamental), além de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Arteterapia, Oficina Pedagógica e Serviço Social.

Foto Divulgação
  • Como ajudar?

A principal carência da associação é custear os projetos socais, os gastos com a limpeza, alimentação e manutenção do local. Portanto, pede-se ajuda em dinheiro ligando e solicitando que um voluntário faça a retirada da doação (telefone: 22374215) ou através de uma conta bancária (Banco do Brasil Agência 2885-1 CC 30000-4).

Endereço: Rua Rua Prefeito Yedo Fiuza, 600 – Independência.

Telefone: (24) 22374215.

11. Projeto GrãO

Esse é um projeto idealizado por duas amigas que acreditam que fazer o bem é simples e que de grão em grão podemos juntos mudar o mundo. Os voluntários do GrãO promovem atividades das mais diversas, como almoços solidários para moradores de rua, atividades com crianças e idosos, doação de sangue e campanha do agasalho. Em 2019 eles começaram com um projeto voltado para os moradores da Comunidade dos Anjos, com o objetivo de proporcionar experiências culturais que eles não teriam acesso normalmente.

Foto Divulgação
  • Como ajudar?

O objetivo dos voluntários do Projeto GrãO é gerar oportunidades a pessoas que não as teriam normalmente. Portanto, se você tem um estabelecimento ou alguma habilidade que possa dividir algumas experiências com as crianças e adolescentes do projeto, entre em contato com a página do Instagram ou com o Fred pelo WhatsApp (24) 99275-8300.

12. Lar do Idoso Nossa Senhora Aparecida 

É uma instituição privada de longa permanência para idosos que abriga 29 pessoas sob os cuidados de profissionais da saúde e cuidadores, em geral. São oferecidas psicoterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, fisioterapia e tudo que for preciso para melhorar o bem-estar do idoso.

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

Apesar do incentivo privado suprir muitas necessidades do Lar do Idoso, a maior carência da instituição são pessoas dispostas para visitar e conversar com os idosos. Portanto, vale bater um papo, distrai-los, ensinar como mexer no celular ou, simplesmente, fazer eles sorrirem. O horário para visitação é de 13h às 16h, todos os dias, mas é preciso ligar antes.

Endereço: Rua Visc. de Souza Franco, 481 – Centro.

Telefone: (24) 2235-3925.

13. Lar de Idosos Morada do Sol

Apesar de ser uma instituição privada, o lar é sem fins lucrativos, e busca oferecer conforto, segurança, amor e tudo que for necessário para o bem-estar dos 17 idosos que vivem lá. A casa conta, também, com a ajuda de voluntários e profissionais da saúde desde 2016, quando foi inaugurada.

Foto Ilustrativa/Pinterest
  • Como ajudar?

Tendo em vista que o gasto com os idosos costuma ser muito alto, eles pedem qualquer tipo de doação, principalmente, neste fim de ano, com a ceia deles. Vale fazer doações de alimentos, produtos de higiene, limpeza, fraldas geriátricas, remédios, visitações, atividades e eventos. Importante lembrar que para visitações em grupo e atividades é preciso ligar antes marcando. A visita pode ser feita todos os dias, de 9h às 17h.

Endereço: Vila Edgar Kuntz, 129 – Valparaíso.

Telefone: (24) 2020-7113 / (24) 98823-0055.

Conhece mais lugares que precisam de ajuda em Petrópolis? Comente aqui para mais gente saber! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir