Divulgada a programação do Natal do Sesc: música, teatro, dança e circo estão entre as atrações
A abertura oficial será no dia 13 de dezembro, no Sesc Quitandinha.
O “Natal é a Gente que Faz”, programação natalina do Sesc, Senac e Fecomércio RJ, está repleto de atrações na Região Serrana do Rio. A agenda, que começa na sexta-feira (6/12), envolve atividades em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura. A programação oficial se estende até o dia 21 de dezembro nas unidades do Sesc e em espaços públicos, como praças e ruas de comércio. Nesta edição, a programação e a identidade visual foi construída sob inspiração do poema “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti.
Foto: Alexandre Milharance
Datas da inauguração e do acendimento das luzes
Embora a programação já se inicie nesta primeira semana do mês, o ponto alto será no dia 13 de dezembro, com a abertura oficial no Sesc Quitandinha. Será com o concerto da Orquestra Maré do Amanhã, composta por jovens músicos da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Na mesma data, o Palácio será todo iluminado com mapping com motivos natalinos. A tradicional árvore natalina montada em frente ao Lago será iluminada neste domingo (8/12).
Exposição em destaque
Além do mapping e da árvore natalina, um dos destaques em artes visuais do Sesc Quitandinha, em Petrópolis, será a exposição “Diálogos Miguel Rio Branco e Isidora Gajic – Habaneras”. A mostra, que abre nesta sexta-feira (6/12), conta com obras inéditas no Brasil do espanhol naturalizado brasileiro Miguel Rio Branco e da sérvia Isidora Gaji, ambos moradores de Petrópolis e aclamados internacionalmente. Eles apresentarão 147 fotos, uma instalação e um vídeo, obras essas que foram criadas individualmente ou em parceria e que retratam concepções poéticas e filosóficas que tiveram em Cuba nos anos de 1994 e 2016. Além da Orquestra do Amanhã, os destaques musicais do Sesc Quitandinha são Hermeto Paschoal (que apresentará uma canção composta durante o Rio Sesc Jazz, no Quitandinha, em 2018), O Relicário de Cássia Eller (14/12), Manaká Passarinheiro, Canarinhos de Petrópolis (15/12) e Flávio Venturini (20/12).
Literatura, teatro e música
Entre as atrações literárias está uma intervenção poética voltada para bebês (14/12), sarau e contação de histórias. Também haverá encontro entre escritores petropolitanos e um bate papo com o empresário Luiz Boralli Garcia (11/12), administrador do Palácio Quitandinha entre 1963 a 1989, que falará com o público sobre suas lembranças registrada no livro “A História do Quitandinha, da Construção aos Dias Atuais”. Em artes cênicas, o público poderá conferir os espetáculos “Dias e noites… são assim” (5/12), “Pela civilização” (6/12), “O tratado da Sr. Clap” (15/12), o cortejo cênico “Lugares” (13/12), Mágica Close UP (14/12) e “Ouvi dizer que a vida é boa” (19/12), no Teatro do Sesc Quitandinha ou em espaços públicos da cidade.
Ainda em Petrópolis, o Sesc Nogueira recebe os grupos Quintal do Céu (7/12) e Forrofiando (13/12) e o cantor e compositor Kadu Magalhães, que, ao lado do amigo Rogério Miranda, apresenta músicas do EP “Retorno”, no dia 14. Apresentações de artes cênicas também integram a programação, como os espetáculos “Natal de Repente” (13/12), com as cias Cerne e de Arte Popular, “A Rosa que gira a roda” (14/12), da Cia. Teatro Povo do Cafundó, e “O Incrível encontro de Cucaracha e Theobalda” (15/12), com Florencia Santángelo e Raquel Theo”. O grupo Imáginário Pau-Brasil apresenta o espetáculo literário Natal em Cordel, no dia 14. O Auto de Natal em Família será apresentado no dia 22. Além da sua unidade na Estrada do Calembe, o Sesc Nogueira levará programação também para espaços como os shoppings Vilarejo, Estação e Arcádia, em Itaipava.
Confira a programação completa no site www.natalsesc.com.br