Connect with us

Estudantes de escola pública em Corrêas lançam livro sobre histórias pessoais de superação

Petrópolis do bem

Estudantes de escola pública em Corrêas lançam livro sobre histórias pessoais de superação

O livro “Aos Olhos da Nova Geração” será lançado nesta quarta, com direito à noite de autógrafos.

Para muita gente, a sala de aula é o local onde o professor fala e os alunos escutam. E em meio a tantas provas e compromissos, não há muito tempo de criar novos projetos e de dar voz aos estudantes. Mas os alunos da turma 1001 do Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, mostraram que quando a situação se inverte o resultado pode ser surpreendente.

Foto: Renan Teles

Durante seis meses, 24 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Petrópolis se dedicaram à produção de um livro digital para uma disciplina chamada Projeto de Intervenção e Pesquisa, ministrada pela professora Iulie Toman. Nesse curso, os alunos precisam identificar um problema e encontrar soluções criativas para resolvê-lo. O trabalho não vale nota e participa apenas quem tiver interesse.

Os jovens, que têm de 15 e 18 anos de idade, começaram a discutir sobre qual seria o tema do projeto desse ano e entre muitas histórias e conversas sobre conflitos pessoais, uma das alunas contou sobre um acontecimento que havia lhe frustrado muito. Ela manifestou seu sonho de ser médica para uma pessoa que lhe disse ser impossível ter essa realização por conta de sua condição socioeconômica.

Foto Divulgação

Foi a partir daí que surgiu a ideia de reunir todas essas histórias, angústias e dilemas em um livro com o objetivo de compartilhá-las com outros jovens. “Pensamos na possibilidade de chegar, através do livro, em outros adolescentes com essas narrativas, cada uma com a sua característica. Muitas delas são de conflitos, felicidade, vitória e empatia, mas todas elas têm uma coisa em comum: o desejo de motivar alguém”, conta a professora Iulie Toman.

Além de dar protagonismo a todos os alunos que participaram desse projeto, eles puderam viver experiências que não costumam ter normalmente, como o dia em que foram à praia no Rio de Janeiro para fazer a foto de capa do livro e à Cidade das Artes. “Eu traduzo esses momentos que eles viveram como felicidade”, comenta Iulie.

Foto Divulgação

O ebook, nomeado por uma aluna de “Aos Olhos da Nova Geração”, vai ser lançado nesta quarta-feira (04/12) com direito à noite de autógrafos para amigos e familiares.

Desde a produção dos textos à capa, tudo foi feito pelos estudantes do ensino médio integral em Empreendedorismo, com o auxílio dos professores do Ciep Cecília Meireles. “O que eu enxergo de positivo desses seis meses de trabalho é o engajamento individual e coletivo, as propostas reflexivas que eles deram aos problemas, a possibilidade de ampliar esse conteúdo e, principalmente, o brilho nos olhos de cada um deles que se apropriou com tanto carinho do livro”, conclui a professora.

O ebook “Aos Olhos da Nova Geração” estará disponível no Wattpad a partir das 18h desta quarta (01) e pode ser acessado e lido gratuitamente, clicando aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir