Connect with us

Mesmo lutando contra o câncer, petropolitana leva festa e alegria todo mês aos pacientes do CTO

Petrópolis do bem

Mesmo lutando contra o câncer, petropolitana leva festa e alegria todo mês aos pacientes do CTO

Wanda Seixas, de 63 anos, prepara todos os bolos e organiza uma grande festa para lembrar que o câncer não pode ser motivo para parar de ter fé na vida.

Receber um diagnóstico de câncer pode parecer o fim do mundo para muita gente. Mas para a petropolitana Wanda Seixas, de 63 anos, esse pensamento nunca passou pela cabeça. Ela não só faz tratamento contra um câncer de mama há 4 anos, como também tem a mãe e o irmão lutando contra a mesma doença. E se você pensa que isso é mais um motivo para ela desistir, está muito enganado. A aposentada e, hoje, costureira passou a ter mais fé e encontrou na vida um propósito de levar felicidade para outras pessoas que se encontram nessa situação.

Foto Divulgação CTO

Quem faz tratamento no Centro de Terapia Oncológica (CTO), em Petrópolis, certamente já participou de uma das famosas festas da Wanda. A última aconteceu no dia 19, em homenagem ao Novembro Azul. Neste mês, busca-se reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a doença que mais acomete os homens dentro das neoplasias malignas.

Foto Divulgação CTO

Ela chamou uma equipe de peso — os super heróis da True Readers —, preparou 15 bolos e levou refrigerante para uma manhã um pouco mais leve e descontraída no CTO. O clima de alegria tomou conta do ambiente e por onde eles passavam, não deixavam de lembrar cada paciente quem eram os verdadeiros heróis ali. “Nosso sentimento foi de muita gratidão por ter a oportunidade de levar um pouco de alegria e força para eles”, conta Rogério Cogliatti, também conhecido como Capitão América.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

E se Wanda é responsável por alguns minutos de alegria para os pacientes do CTO, a felicidade deles acaba sendo a sua fortaleza. “A gente escuta muitas histórias durante as festas e isso acaba dando força tanto para mim, quanto para eles. Teve um dia que eu estava na Bauernfest e uma pessoa começou a me chamar, mas eu não lembrava quem era, até ela dizer: ‘eu só queria te dar um abraço igual aquele que você me deu quando eu estava mal lá no CTO’. Isso não tem dinheiro no mundo que pague”, ela conta.

Novembro Azul e a desmistificação do câncer

No Brasil, cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata são registrados por ano e em Petrópolis, segundo dados do CTO, os números alcançam a média de 100 novos casos a cada 12 meses. Contudo, ainda há muita gente que tem vergonha de fazer os exames ou até mesmo de admitir que tem a doença.

Para a oncologista clínica do CTO, Carla Ismael, é preciso acabar com o preconceito que existe com o câncer. “Temos que desmistificá-lo. É importante falar sobre ele e dizer que tem cura sim, principalmente se descoberto no início”, ela conta.

Para isso, é essencial que a população esteja informada de quais exames deve fazer para detecção precoce. “É muito importante que as mulheres façam a mamografia e o preventivo do câncer de colo de útero, pois esses são os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres. E nos homens é essencial que eles façam o exame PSA e o toque retal para detectar o câncer de próstata”, a Dr. Carla explica.

Enquanto as pessoas vão se conscientizando, na casa rosa da Rua Dr. Sá Earp, uma mulher vai levando muita luz e alegria para os pacientes do CTO. “A gente precisa mostrar que o câncer tem tratamento e elas não podem desanimar. Dizer que eu, minha mãe e meu irmão temos câncer não é vergonha nenhuma, a gente só não pode desistir de ser feliz”, finaliza Wanda.

Foto Divulgação CTO

Veja também:

Petropolitano se veste de Capitão América e leva alegria às crianças do Hospital Santa Teresa toda semana

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir