Connect with us

Petropolitano se veste de Capitão América e leva alegria às crianças do Hospital Santa Teresa toda semana

Petrópolis do bem

Petropolitano se veste de Capitão América e leva alegria às crianças do Hospital Santa Teresa toda semana

Se o tempo parece passar mais devagar para um adulto em um hospital, imagine para uma criança. Foi a partir desse pensamento que o técnico em educador clínico, Rogério Cogliatti, de 44 anos, resolveu vestir o uniforme, comprar um escudo e se transformar no Capitão América toda terça-feira no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis.

Foto: Acervo pessoal Rogério Cogliatti

O voluntário conta que pensou na iniciativa após ele mesmo ter que fazer um cateterismo às pressas, no HST, e ver que “o tempo vira uma eternidade” quando se está no hospital. Pensando em amenizar a ansiedade e impaciência dos pequenos pacientes internados, Rogério criou a Iniciativa True Readers. O projeto busca estimular o lado lúdico da criança e do adolescente, através da leitura de histórias em quadrinhos e da pintura de desenhos, a fim de colaborar na recuperação deles.

Além disso, o Capitão América criou um adesivo do “Soro do Super Soldado”, que ele cola no soro dos pacientes para que a “recuperação seja acelerada”. A reação das crianças não poderia ser outra senão alegria por esse momento descontraído em um ambiente que costuma ter um clima tão pesado.

Foto: Acervo pessoal Rogério Cogliatti

Toda a iniciativa não tem fins lucrativos, religiosos ou políticos. Os gastos com materiais didáticos partem do próprio Rogério e de parcerias com bancas de jornais de Petrópolis. Mas para o Capitão América, não tem dinheiro no mundo que pague o abraço das crianças e os olhares curiosos quando ele chega para visitá-las. Aliás, outra motivação em criar esse projeto foi um episódio quando o filho dele teve que passar o primeiro aniversário no hospital por conta de uma febre muito alta.

Embora muitas crianças acreditem que Rogério é o verdadeiro Capitão América, o petropolitano deixou a missão de combater o crime para os personagens da Marvel. A missão dele com esse projeto é gerar sorrisos e motivar esses jovens a sair logo do hospital. Afinal, o seu objetivo é apenas dar uma forcinha no tratamento dos pacientes, mas quem deve levar o mérito não é ele, e sim quem luta para sair dessas situações difíceis. “Durante as minhas visitas eu vejo quem são os verdadeiros heróis”, ele conta.

Aos interessados em fazer parte da Iniciativa True Readers e aos hospitais que quiserem fazer essa parceria podem entrar em contato com o Rogério através do WhatsApp: (24) 99227-7072. E quem quiser fazer doação de histórias em quadrinhos novas ou em bom estado, é só deixar na Banca de Jornal do Cenip ou na Banca do Amaral, em frente ao Toni’s.

Acompanhe mais o trabalho da Iniciativa True Readers na página do Instagram @iniciativatruereaders.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir