Connect with us

Hortomercado, em Itaipava, terá oficinas gratuitas com chefs renomados neste feriadão

Agenda

Hortomercado, em Itaipava, terá oficinas gratuitas com chefs renomados neste feriadão

Festa das Colônias, na Casa de Portugal, também será outra atração do festival gastronômico Petrópolis Gourmet neste fim de semana.

Se você é fã da boa gastronomia, então anota aí, porque temos o programa perfeito para este feriadão. O Petrópolis Gourmet, entre os dias 15 e 17 de novembro, fará oficinas gratuitas com chefs renomados, que vão transformar o Hortomercado, em Itaipava, em um Mercado Gourmet. Ainda dentro da programação do festival, haverá a inédita Festa das Colônias, na Casa de Portugal.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Mercado Gourmet

Um dos programas mais aguardados nesta 19ª edição do Petrópolis Gourmet é o Mercado Gourmet. Haverá oficinas com os chefs de restaurantes da cidade, degustação de bebidas com o Senac e apresentação de grupos folclóricos.

Fique atento com os horários de funcionamento do Mercado Gourmet: dias 15 e 16, das 10h às 20h e dia 17, de 10h às 17h.

Foto Divulgação

A programação do Mercado Gourmet abre na sexta-feira com a nutricionista Juliana Maio, às 16h, falando sobre as receitas típicas de Portugal, Itália e Alemanha. No sábado estão programadas degustação de cervejas e vinhos promovida pelo Senac, oficina com preparo de massas, inclusive vegetariana e um workshop sobre cerveja. Domingo, duas apresentações diferenciadas: a utilização das chamadas PANC,  Plantas Alimentícias Não Convencionais, na culinária e  a elaboração do “Overnight”, alimento preparado à noite, rico em fibras.

Entre os expositores de produtos de Petrópolis já confirmaram presença: produtores de cerâmica, lareiras, produtos integrais, queijos, doces portugueses, pães, brownies, pizzas e massas,  geleias e conservas orgânicas e cervejas artesanais. São 22 expositores e mais de 100 produtos locais.

Festa das Colônias

A casa é portuguesa, mas ela vai receber ainda as colônias italiana e alemã em um evento super esperado no Petrópolis Gourmet. A Casa de Portugal sedia a Festa das Colônias, sábado e domingo, dias 16 e 17, das 10h às 23h, com entrada gratuita. Os descendentes de nossos colonizadores vão mostrar o melhor dos pratos típicos, petiscos, doces e sobremesas e artesanato. Sem contar com muita dança dos grupos de cada nacionalidade que vão estar se apresentando.

Fotos Divulgação

O evento vai ser uma festança em três ambientes: no salão principal, funcionarão os serviços de restaurante, com capacidade para atender a 350 pessoas e é onde acontecem as apresentações folclóricas de cada país. Os pratos poderão ser pedidos entre 12h e 15h e, de 19h às 22h. Mas, a tarde toda tem muitas delícias: no horário entre 15h e 19h, nos intervalos para as atrações culturais, serão servidos bolinhos de bacalhau, pizzas e salsichões.

No Varandão ficam concentrados os produtos e artesanatos típicos de cada país, bem como a  venda de doces e sobremesas, e ainda a “Tracht Und Hut”, com exposição de trajes das colônias. E, no lounge, exposição e venda de bebidas, como vinhos.

Confira os horários das apresentações dos grupos:

Sábado, 16.11

16h – Grupo Italiano Nostra Família

17h – Grupo Português R.F. Casa de Espinho

18h – Grupo Alemão Kaiserstadt Kulture Kreis

Domingo, 17.11

16h – Grupo Português R.F. Camponeses de Portugal

17h –  Grupo Italiano Nostra Família

18h – Bauerngruppe Danças Folclóricas

Oficinas gastronômicas

Abrindo o feriadão, na sexta-feira, 15, a oficina começa às 14h, no Supermercado Bramil, com Marília Mills mostrando como arrumar uma bela mesa de Natal. Ainda na sexta, às 17h, no Shopping Itaipava, o Chef Fred Tibau, renomado profissional que durante longo tempo esteve à frente do Programa Estrelas, da Rede Globo, e hoje é Chef da Nestlé, ensinará o preparo da Torta Floresta Negra, um iten indispensável na culinária germânica.

Foto Divulgação

No sábado, dia 16, também tem cozinha alemã, às 14h, no Arcádia Mall. Dois chefs pilotam a oficina: Antônio Barcellos  vai ensinar o falscher hase, que significa falsa lebre,  um delicioso bolo de carne e Fabio Derli  adoçará a todos com o apfelstrudel que é o strudel de maçã.

Também no sábado, encerrando as oficinas, D. Neyse Lioy vai ensinar como fazer uma cuca alemã, um dos pratos mais tradicionais dos colonizadores germânicos. Começa às 17h, no Shopping Itaipava.

Serviço:

Mercado Gourmet

Onde – Hortomercado Municipal – Estrada União e Indústria,  9.726 – Itaipava

Horário – dias 15 e 16, das 10h às 20h e dia 17, de 10h às 17h.

Festa das Colônias

Onde – Casa de Portugal – Rua General Rondon, 715 – Quitandinha

Dias e horários – 16 e 17, de 11h às 23h

Oficinas gastronômicas

Informações e programação completa no site www.petropolisgourmet.com.br

Veja também:

Festival Petrópolis Gourmet oferece 15 oficinas gratuitas com chefs renomados

5 motivos para prestigiar o festival gastronômico Petrópolis Gourmet

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir