Connect with us

Palácio de Cristal recebe planetário inflável dentro da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Cefet/RJ

Cultura

Palácio de Cristal recebe planetário inflável dentro da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Cefet/RJ

O Palácio de Cristal vai receber, nesta terça-feira (22.10), de 10h às 17h, um planetário inflável. A atividade – gratuita e aberta ao público – faz parte Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2019, do Cefet/RJ, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, a partir do tema “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Foto Ilustrativa

O planetário é do projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ” e realizará sessões de hora em hora, com intervalo apenas entre 13h e 14h.

A atividade, que conta com o apoio da Turispetro, oferece aos visitantes a oportunidade de refletir sobre a nossa posição no universo, de conhecer um pouco do sistema solar, de discutir a história das civilizações e a importância da observação do céu noturno pelos povos da antiguidade e de entender a diferença entre astronomia e astrologia, dentre outros aspectos.

Os interessados em se inscrever com antecedência devem enviar e-mail para sepexpetropolis@gmail.com, colocando no assunto “Planetário no Palácio”. É possível fazer agendamento de grupos também.

Sobre a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Cefet/RJ

Mais de cem atividades vão agitar o Cefet/RJ campus Petrópolis entre os dias 22 e 24 de outubro, quando acontece a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2019. A partir do tema “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento traz uma programação ampla e diversificada, englobando áreas como educação, física, sustentabilidade, tecnologia, turismo, programação, finanças, artes, entre outras.

Foto Divulgação

A Sepex 2019 terá palestras, mesas-redondas, oficinas, seminários e minicursos, além de visitas guiadas, apresentações musicais e atividades artístico-culturais e esportivas, como um muro de escalada e uma tirolesa. E, pela primeira vez, o evento vai para além dos ambientes da instituição, levando o planetário inflável para sessões de astronomia no Palácio de Cristal na terça-feira, dia 22.

A Semana contará com a participação de servidores do Cefet/RJ campus Petrópolis e de outras instituições de ensino do país e com a atuação ativa de discentes dos cursos de graduação (Licenciatura em Física, Bacharelado em Turismo e Bacharelado em Engenharia de Computação) e do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio.

A edição deste ano terá como novidade as obras do artista plástico Cocco Barçante, coordenador do Museu do Artesanato de Petrópolis, que ficarão expostas durante o evento no Saguão Principal do campus. A Cerimônia de Abertura será realizada no dia 22 de outubro, às 13h30, no Salão Nobre, e será seguida pela palestra “O jovem e a construção do seu próprio futuro”, ministrada por Jarbas Almeida Mattos, da Fundação Logosófica.

A Sepex, que é realizada anualmente em todos os campi do Cefet/RJ, tem como objetivo criar um espaço de integração, reflexão e aprendizagem, envolvendo tanto a comunidade interna quanto a sociedade de Petrópolis e região. O evento – que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) – é gratuito e aberto a todo público.

Confira a programação completa.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir