10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama, segundo especialistas do CTO
Especialistas destacam a importância do autoexame nas mulheres
*Matéria atualizada no dia 23 de outubro de 2023 às 15h
O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. O principal objetivo da campanha do Outubro Rosa é alertar as mulheres sobre os possíveis sintomas, como realizar o autoexame e como se prevenir deste câncer que é o mais comum entre as mulheres.
Pensando na importância da conscientização sobre essa doença, os especialistas do Centro de Terapia Oncológica (CTO) — referência em Petrópolis, listaram 10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama.
Fotos: divulgação
1. Não fume
Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
2. Tenha uma alimentação saudável
Uma dieta rica em hortaliças, frutas, leguminosas, vegetais e cereais integrais é o ideal para a prevenção. Procure evitar o consumo diário de alimentos processados, ricos em sal e açúcar e derivados de animais como linguiça, bacon, presunto, salame, etc
3. Mantenha o peso corporal adequado
Estar acima de seu peso ideal aumenta as chances de desenvolver câncer, por isso é altamente indicado que se mantenha uma dieta equilibrada e que se pratique exercícios físicos.
4. Pratique atividade física
Uma caminhada, uma aula de dança, andar de bicicleta ou entrar numa acadêmia: o importante é não ficar parado e deixar o sedentarismo tomar conta. Você até mesmo implementar um exercício em seu dia a dia, como por exemplo trocar o elevador pela escada.
5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo de álcool em qualquer quantidade pode ser um fator de peso para o desenvolvimento do câncer. Se mistura com tabaco, essa chance só aumenta.
6. Amamente
Alguns estudos dizem que a amamentação pode diminuir os riscos do câncer de mama, principalmente se for até os dois anos de vida da criança ou mais.
7. Evite exposição à produtos cancerígenos
Segundo publicado no Environmental Health Perspectives, os produtos cancerígenos podem ser encontrados na gasolina, diesel, solventes, derivados de desinfetantes, etc. Evitar a exposição direta à esses produtos é essencial para que os riscos de desenvolver câncer não sejam grandes.
8. Detecção precoce
É preciso estar em dia com os exames médicos, principalmente os de imagem, como a mamografia, que são capazes de detectar a doença ainda no início, o que aumentam as chances de cura.
9. Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada
Caso seja inevitável a exposição ao Sol neste horário use e abuse de chapéus, camisas de manga longa, calça comprida e protetor solar, inclusive nos lábios.
10. Realize o autoexame
Conhecer seu próprio corpo é essencial para notar qualquer mudança que possa ocorrer. Faça o autoexame sempre uma vez por mês após a menstruação. Segundo dados do INCA, em 80% dos casos dessa doença o tumor é descoberto pelas próprias mulheres, graças ao autoexame feito em casa.
Sobre o Centro de Terapia Oncológica
Foto Divulgação
O Centro de Terapia Oncológica – CTO é uma clínica dedicada aos pacientes portadores de neoplasias, que atende particular, SUS e Convênios. A exatidão no tratamento oncológico, a satisfação dos pacientes e a melhoria da qualidade do atendimento à saúde, são as metas buscadas pelo CTO.
O corpo clínico é especializado e conta com equipe multidisciplinar integrada para as diversas etapas do tratamento: Oncologia Clínica, Hematologia, Infectologia, Enfermagem Oncológica, Farmácia Oncológica, Psicologia Oncológica, Clínica de Dor e Cuidados Paliativos.
Endereço: Rua Doutor Sá Earp, 309 – Morin
Telefone: (24) 2244-2005
Site: www.ctopetropolis.com.br/
Instagram: CTO