Connect with us

Bauernfest e mais de 30 eventos confirmados para esse fim de semana

Agenda

Bauernfest e mais de 30 eventos confirmados para esse fim de semana

Eventos Diversos

30ª Bauernfest

A 30ª Bauernfest está na sua última semana com a expectativa de ficar lotada sábado e domingo, mas também com grande movimento durante a semana. A Festa do Colono Alemão continua até o dia 30 de junho com mais de 100 atrações. O evento que celebra e homenageia os colonos alemães e tem o Palácio de Cristal como o coração da festa, traz músicas, danças típicas, barraquinhas, restaurantes com o melhor da gastronomia alemã, cerveja artesanal, desfiles, atividades para as crianças, teatro, além dos tradicionais concursos – como o de chope a metro e o de chapéu mais enfeitado.

Foto Edgar Pujol

Dias: 14 a 30 de junho 

Locais: Palácio de Cristal, Praça Visconde de Mauá, Praça da Liberdade, e Clube Petropolitano.

Preço: gratuito

Mais informações e programação da semana: soupetropolis.com/ultima-semana-de-bauernfest

Biergarten

O espaço que vem fazendo sucesso na Bauernfest 2019 conta com dois pavilhões especiais, dois palcos com muitas atrações musicais, mesas de madeira para unir o público, cervejas artesanais de Petrópolis, gastronomia típica alemã e espaço kids. A festa funciona de sexta a domingo (28 a dia 30), de 10h à 0h.

Foto Andreia Constâncio

Programação:

Dia 28 (sexta): 19h às 20h30 – Tati à Veras / 20h45 às 22h15 – Gabriel Silva

Dia 29 (sábado): 18h15 às 18h35 – intervenções musicais com Spiel und Charm/ 14h às 15h30 – Memphis Belle / 16h30 às 18h – BauernBand / 19h às 20h30 – Manga Brothers Band / 21h00 às 22h30 – The Imigrants.

Dia 30 (domingo): 12h às 13h30 – Passo do Choro / 14h30 às 16h – Dois Num Samba Convida.

Local: Praça da Águia

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/biergartenpetropolis/

Visitação gratuita ao Museu Imperial

Neste sábado, em comemoração ao Dia da Chegada do Colono Alemão a Petrópolis, a visitação ao Museu Imperial será gratuita, mediante a retirada de ingressos na bilheteria. Além disso, as atrações fixas do Museu Imperial como o “Um Sarau Imperial” e  o espetáculo “Som & Luz” estarão com preço promocional para todos os espectadores.

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: Museu das 10h30 às 18h / Som e Luz 20h / Um Sarau Imperial 18:30h

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: Museu: gratuito / Som e Luz: R$ 5,00 / Um Sarau Imperial R$ 8,00

Mais informações: (24) 2233-0300

Ação Social em Pedro do Rio

A próxima quinta-feira vai ser dia de Ação Social em Pedro do Rio. A Secretaria de Assistência Social levará diversos serviços, de diferentes setores do poder público, para a população local. A terceira edição do evento desse ano vai ser realizada na Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues e complementará as comemorações de aniversário de 15 anos da instituição de ensino que sediará a ação. Na ocasião será inaugurado o projeto energia solar e os moradores poderão fazer a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led.

A programação vai contar com atendimento para aferição de pressão arterial, glicose e avaliação nutricional; realização do Cadastro Único; orientação jurídica; emissão de primeira via de documento de identidade e carteira de trabalho; orientações sobre o combate à violência contra mulheres e crianças; esclarecimentos de como acessar o balcão de empregos do município; corte de cabelo e participação da Enel que dará orientações sobre o consumo consciente de energia. Para dar entrada em documentações é necessário levar foto 3×4.

Foto divulgação

Dia: 27 de junho (quinta)

Horário: das 10h às 15h

Local: Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues (Rua Dr. Barros Franco, s/n – Pedro do Rio)

Preço: gratuito

Programação Rua 16 de Março

Sábado é feriado, mas a rua 16 de março não vai ficar parada! Além do funcionamento normal das lojas, vai ter apresentação de grupo de dança alemã animando a rua em clima de Bauernfest!

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 13h30

Local: Rua 16 de março

Preço: gratuito.

Mais informações: web.facebook.com/rua16demarco/

Special Coffee Festival

Amantes do bom café, preparem-se! Com duração de 2 meses no auge da estação de inverno e com a participação de 5 cafeterias em Petrópolis, o Special Coffee Festival traz para o público experiências únicas, como a de informar, descobrir e apreciar os distintos tipos e aromas dos cafés especiais com suas possíveis combinações gastronômicas e acompanhamentos para harmonização. Em Petrópolis foram selecionados para participar a Doces Húngaros, Mais Fit Gourmet, Aroma Café, Caféllo e a Sant´anna Cafeteria, que criaram combos exclusivamente para o festival.

Foto divulgação

Dias: 20 de junho a 20 de agosto

Locais: Doces Húngaros (Rua Mal. Deodoro, 94 – Centro)

Mais Fit Gourmet (Vila Macedo, 52 – Centro)

Aroma Café (Rua do Imperador, 856 – Centro)

Caféllo (Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 43 – Centro)

Sant´anna Cafeteria (Rua Dr Paulo Hervé, 1139 – Bingen / Rua 16 de Março, 349 – Centro)

Mais informações: web.facebook.com/Special-Coffee-Festival

Valparaíso Gourmet – Bauernfest Gourmet

O Valparaíso Gourmet é o polo gastronômico mais charmoso da Cidade Imperial, próximo ao Centro Histórico. Seus restaurantes aconchegantes com culinária diversificada convidam os turistas e moradores para saborear os pratos criados especialmente para a Bauernfest Gourmet a preços acessíveis e degustar as famosas cervejas artesanais de Petrópolis, no período da festa. É uma homenagem à Bauernfest – Festa do Colono Alemão, o maior evento do calendário da cidade.

Foto divulgação

Dias: 14 a 30 de junho 

Local: Polo Gastronômico do Valparaíso

Preço: conforme consumação

Mais informações: @valparaisogourmetpetropolis

Hiperfest

A Associação de Lojistas do Hipershopping está com uma programação especial para homenagear os 174 anos da chegada dos Colonos Alemães à Petrópolis, no período da Bauernfest e fazer a integração da cidade com a festa. A Hiperfest terá decoração temática, exposição fotográfica, painel para tirar fotos com traje típico, venda de cuca e pão alemão, música ambiente, música ao vivo e brincadeiras da tradição alemã para crianças.

Foto divulgação

Dias: 22 e 29 de junho (sábado)

Horário: de 10h às 17h

Local: Hipershopping (Rua Teresa, 1515 – Alto da Serra)

Preço: gratuito

Mês do orgulho LGBT

Junho é o mês do orgulho LGBT e haverá algumas intervenções pela cidade em comemoração e conscientização desta data. No próximo dia 28, acontecerá uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para que a comunidade LGBT+ possa cobrar a implantação de políticas públicas sobre a causa na cidade.

Foto ilustrativa

Dia: 28 de junho

17h – Ato do Orgulho LGBT  – Praça Dom Pedro

18h – Audiência sobre Políticas Públicas LGBT em Petrópolis – Câmara Municipal (Após a audiência terá um ato/parada na Praça Dom Pedro.)

Dia: 30 de junho – 11h – PocNique

Local: Parque Natural (Av. Ipiranga, 853 – Centro)

Feira de adoção da Dog’s Heaven

A Dog’s Heaven foi fundada com o objetivo de acolher e cuidar de cachorros e gatos de rua e abandonados. A instituição oferece a mais de 200 cães e gatos alimentação, carinho, vacinação, além de um ambiente limpo e agradável. O maior sonho desses protetores de animais é encontrar um lar com amor para todos os animais, e você pode ajudar! A Dog’s Heaven espera você nesse final de semana para adotar um peludinho!

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: das 10h às 15h

Local: Parque de Exposições (Estr. União e Indústria, 10.000 – Itaipava)

Preço: gratuito

Mais informações: www.facebook.com/DogsHeavenEntidadeFilantropica/

Meditação no Museu

Para fazer parte do Projeto “Meditação para Todos” você só precisa aparecer nos Jardins do Museu no horário combinado e levar algo para forrar o chão, simples assim. O tema dessa semana é: “O Silêncio e a Estabilidade da Energia, da Mente e das Emoções”. Caso chova, o encontro será na Sala Multimídia.

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 10h

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: gratuito.

Mais informações: https://web.facebook.com/events/387920385183074/

Yoga no Museu

Todos os domingos, no jardim do Museu. Basta levar algo para forrar o chão. Em caso de chuva, as aulas são canceladas.

Foto divulgação

Dia: 30 de junho (domingo)

Horário: 10h.

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro).

Preço: gratuito.

Projeto Yoguinho

Em comemoração aos 10 anos do projeto Todo dia é dia de Yoga, que oferece aulas gratuitas no Museu Imperial, ganha vida um projeto muito especial: o Yoguinho, com aulas gratuitas de Yoga para crianças! Leve seu pequenino e algo para forrar o chão.

Foto divulgação

Dia: 30 de junho (domingo)

Horário: 11h

Local: Praça da Liberdade

Preço: gratuito.

Palestras, debates e workshops

Oficinas e palestras em homenagem à Bauernfest

O Senac Petrópolis realizará oficinas e palestras nas áreas de gastronomia, beleza, moda e turismo em homenagem à tradicional Bauernfest. Que tal aprender a preparar o famoso pretzel ou o delicioso sonho alemão Berline? Capriche na maquiagem e aprenda a montar uma tiara alemã para curtir a festa bem a caráter! Vagas limitadas (confirme a sua participação até 15 minutos antes na Secretaria da Unidade.)

Foto divulgação

Dia: 14 a 28 de junho 

Local: Senac Petrópolis (Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: www.rj.senac.br/programacao-bauernfest/

“Fale-me de Petrópolis”

Nesta quinta-feira celebrando os 174 anos da Colonização Germânica em Petrópolis, acontece a 29ª edição do Projeto “Fale-me de Petrópolis”, na Biblioteca do Museu Imperial com a presença de Neyse de Aguiar Lioy, que contará a história da Bauernfest e suas tradições germânicas traduzidas, em especial, nos trajes de época.

Foto divulgação

Dia: 27 de junho (quinta)

Horario: 14:30h

Local: Biblioteca do Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2233-0300

Workshop Vendas & Marketing Digital

Neste Workshop você vai aprender Estratégias de Marketing Digital; como vender integrando o WhatsApp ao Instagram; terá a oportunidade de aumentar a sua rede de contatos e fortalecer o seu Networking; conhecerá a maneira mais viável de se começar um negócio e minimizar seus riscos e prejuízos; sprenderá estratégias deretenção e atração de clientes; e saberá como se diferenciar da concorrência e parar de brigar por preço.

Foto divulgação

Dia: 29/06 

Horário: 09h às 12h. 

Local: Instituto Kairós Coworking (Teresa, 608 – Alto da Serra).

Preço: gratuito 

Encontros da Cultura Alemã

No decorrer desta semana, a Livraria Nobel Petrópolis irá promover dois encontros especiais acerca da Cultura Alemã. Confira programação:

Foto divulgação

Dia: 28 de junho – 18h: “Trajes: A identidade de uma região” – com Antenor.

Dia: 29 de junho – 16h: “Diário de um Imigrante Alemão” – com Alexandre Maestrini.

Local: Livraria Nobel (Rua 16 de Março, 399 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/2282727695147447/

Palestras online Firjan SENAI

Para orientar o público com informações sobre profissões, tecnologias e mercado de trabalho, a Firjan SENAI vai realizar palestras online. A proposta é ajudar quem quer investir em um curso de capacitação e se atualizar para se tornar mais preparado e competitivo no mercado. As aulas na web não precisam de pré-inscrição e terão duração de 15 minutos cada.

Foto divulgação

Dia: 1 e 8 de julho (segunda)

Horário: 13h

Local: Palestra Logística – bit.ly/31ACLlj / Palestra Segurança do Trabalho – bit.ly/2ZASoY5

Preço: gratuito

Mais informações: firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/palestras

Rodada de Negócios Firjan

Empresas estabelecidas em todo o estado do Rio de Janeiro poderão participar da Rodada de Negócios organizada pela Firjan para atender a necessidade de duas empresas do setor de Alimentos e Bebidas: a rede de mercados Armazém do Grão e a Cervejaria Cidade Imperial. O evento, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Cervejas, Bebidas em Geral de Petrópolis (Sindcer), pretende identificar as principais demandas das empresas e aproximar quem vende de quem precisa comprar novos produtos, matéria-prima, insumos ou contratar serviços promovendo a negociação entre estabelecimentos da mesma região.

Foto divulgação

Dia: 3 de julho (quarta)

Horário: 13:30h

Local: Firjan Serrana (Av. Dom Pedro I, 579 – Centro)

Preço: 1º lote R$ 150,00 + taxas / 2º lote R$ 200,00 + taxas

Mais informações: twixar.me/zXVn

Leia mulheres

Encontro mensal do “Leia Mulheres”, clube de leitura de obras produzidas por mulheres. Com mediação de Rosana Marques e Linda Feitoza, será debatido o livro “A audácia dessa mulher”, de Ana Maria Machado. A presença nos encontros não está condicionada à leitura do livro, visto objetivarem também a divulgação da obra, o estímulo à troca de ideias e o encontro entre pessoas com interesses em comum.

Foto divulgação

Dia: 3 de julho (quarta)

Horário: 19h

Local: Biblioteca do CEFET (R. do Imperador, 971 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2231-4722 / web.facebook.com/events/486708218538236/

Mesa redonda “Desigualdade de gênero nas artes e na política”

O Palácio Rio Negro, ao longo de sua história, foi cenário de diversas transformações que marcaram o nosso país.  Caminhar por entre os cômodos desta bela casa é, também, testemunhar as mudanças que moldaram as estruturas sociais e políticas do país que vemos hoje. Além de conhecer um local histórico, que tem visitação gratuita, o público também poderá participar de eventos promovidos no local, como a mesa redonda “Desigualdade de gênero nas artes e na política”.

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 16h

Local: Palácio Rio Negro (Av. Koeller, 255 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/332385480762134/

Mostra Criativa de Comunicação da UCP

A Mostra Criativa de Comunicação da UCP contará com Exposições de trabalhos, Seminários, Oficinas, entre outros. Serão apresentados os resultados de todos os trabalhos práticos realizados pelos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda e de Marketing deste semestre tendo o mercado local como objeto de estudo. A mostra receberá o mercado publicitário e empresas da região engajadas nos projetos, para avaliação do desempenho dos estudantes, promovendo ainda futuras parcerias. O evento é aberto para estudantes, professores, comunidade acadêmica e os demais interessados nas atividades. Participe!

Foto divulgação

Dia: 27 e 28 de junho (quinta e sexta)

Horário: 19h às 22h

Local: UCP Campus Dom Veloso (Rua Benjamin Constant, 213 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: www.ucp.br/mostra-criativa-de-comunicacao

Cinema, teatro e música

Bauernfest na Duetto’s Café e Bistrô

A Bauernfest chegou e claro que a Duetto’s não poderia ficar de fora! Por isso o Café e Bistrô fez uma seleção dos pratos mais tradicionais por um preço super especial, com direito à música de qualidade com Quarteto Petrópolis e Passo do Choro aos fins de semana.

Foto divulgação

Dia: sábados e domingos de junho 

Local: Duetto’s Café e Bistrô (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: R$79,90 (bebidas a parte)

Mais informações: web.facebook.com/events/2304799732933603/

Cervejaria Bohemia

Um espaço gastronômico foi criado especialmente para a Bauernfest no Centro de Convenções e terá burgers, pizzas e muito chope, embalados por shows gratuitos. O público vai poder degustar comidas típicas alemãs, como croquetes e salsichões, bem no clima da festa. E aos finais de semana e feriados, os pais podem ficar tranquilos, porque a área kids vai funcionar das 10h às 23h.

Foto divulgação

Programação Pátio:

Dia 28, sexta 18h – Fred Chico / 20h – instinto Coletivo

Dia 29, Sábado 15h – The Mountain Season / 18h – O Velho Blues / 20h – On The Rocks Band

Dia 30, Domingo 15h – Union Jack / 17h – Capital elétrico / 20h – Gus Monsanto

Programação Espaço Gastronômico:

Dia 28, sexta 18h – Fabiano Burguer

Dia 29, sábado 18h – Serraqueos

Dia 30, domingo 18h – Suzane Werdt Trio

Local: Cervejaria Bohemia (Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/CervejariaBohemia/

Rafael Cortez em Petrópolis

Na Cidade Imperial, Rafael Cortez estreia seu novo solo com o foco em relacionamentos de todos os tipos. Conhecido pelo seu trabalho no programa CQC da Band, Rafael é também produtor de teatro, televisão e circo, tendo atuado nessas áreas por 10 anos. Atualmente, tem o projeto The Live Show – ideia dele; o primeiro talk-show de humor transmitido pela internet (portal UOL) de dentro de uma faculdade e com os alunos de Comunicação Social inscritos no projeto trabalhando em cada etapa dele.

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 21h

Local: Teatro Santa Cecília (Rua General Osório, 192 – Centro)

Preço: R$ 35,00 (antecipados)

Pontos de venda: bilheteria do Teatro Santa Cecília e Fulltime.Tv (Rua Aureliano Coutinho, 53, loja 12, Galeria Alexandre Fiani – Centro)

Mais informações: web.facebook.com/events/416437922441362/

Amorym no Sesc Quitandinha

Após quatro apresentações pelas principais cidades do estado do Rio de Janeiro, Amorym encerra o mês de junho com show gratuito no Sesc Quitandinha no domingo. A mini turnê foi batizado de “Bloquinho de Papel”, porque é o nome do single que marca a nova fase da carreira do cantor, compositor e multi-instrumentista carioca Abel Ribeiro (Amorym).  O artista traz no repertório versões de clássicos da MPB, visitando a obra de Adriana Calcanhoto, Dominguinhos, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros, com canções autorais como: “O Respeito É O Que Importa”, Tão Incomum” e, claro, “O Bloquinho de Papel”.

Foto divulgação

Dia: 30 de junho (domingo)

Horário: 11h

Local: Sesc Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha)

Preço: gratuito

Mais informações: www.sescrio.org.br/programacao/amorym

Stand up “Fato Venério”

Esta semana, o comediante Paulinho Gogó retorna à Petrópolis para única apresentação do seu stand up “Fato Venério”. Depois do sucesso “No Gogó do Paulinho”, que ficou em cartaz durante nove anos e percorreu quase todo o país, o artista Maurício Manfrini traz novas histórias e situações do cotidiano a “Fato Venério”, prometendo arrancar ainda mais risadas da plateia.

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 20:30h

Local: Teatro Santa Cecília (Rua General Osório, 192 – Centro)

Preço:R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (meia-entrada)

Pontos de venda: bilheteria do Teatro Santa Cecília; Ewiglich Joias (Rua 16 de março, 106 – Centro)

Mais informações: www.tmprodutora.com.br/

Sociedade Artística Villa-Lobos

A Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe no sábado o Trio Gaia.  As renomadas instrumentistas brasileiras da nova geração Sofia Ceccato (flauta), Janaína Salles (violoncelo) e Erika Ribeiro (piano) celebram a música romântica e impressionista, em solos, duos e trios. No Programa, P. Gaubert, Louise Farrenc e Astor Piazzolla. Compra de ingressos somente na bilheteria do local, de quarta a domingo, de 14 às 18h.

Foto divulgação

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 16h

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: R$ 90,00 (inteira) / R$ 45,00 (meia-entrada para estudantes e idosos)

Mais informações: (24) 2233-0300 / 2233-0309

Esportes

Trilha Pedra de Itaipava com Cães e Trilhas

A Vet&Pet Itaipava agora é uma das parceiras oficiais da @caesetrilhas. Juntos, eles vão promover uma trilha em Itaipava para os doguinhos aventureiros! Olha só como vai funcionar: o valor pago dá direito a participação na atividade com acompanhamento de educadora canina; Médica Veterinária e sorteio de brindes!


Foto divulgação

Dia: 28 de junho (sexta)

Horário: 15:30h

Local: Ponto de encontro no estacionamento do Castelo de Itaipava

Preço: R$40,oo por pessoa com um cão / cão extra R$20,00 (cada)

Mais informações: [email protected] | (32) 98806-6318

Caminhadas ecológicas gratuitas

Conhecer e preservar. Com essa meta, a Secretaria de Meio Ambiente criou um calendário de caminhadas ecológicas guiadas para a população. O projeto é gratuito e serão percorridas cinco trilhas, sempre no último domingo de cada mês, entre maio e setembro. Cada passeio conta com 35 vagas e a segunda caminhada vai ser no Castelinho, no Morin. O percurso tem uma trilha fácil, com cerca de 2,6 km, com duração de caminhada de 40 minutos a 1h30. Outro objetivo é incentivar quem está começando a praticar a atividade, e por isso, a pasta escolheu percursos menos intensos.

Foto divulgação

Dia: 30 de junho (domingo)

Horário: 9h

Local: ponto de encontro na Praça Dom Pedro

Preço: gratuito

Mais informações: inscrições pelo telefone 2233-8132

Exposições

Exposição construções do Centro Histórico

Até o dia 4 de agosto o público poderá visitar a exposição de maquetes de construções do Centro Histórico em miniatura, feitas pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UERJ Petrópolis.

A mostra acontece de segunda a sexta, de 8h às 17h, com entrada franca. A UERJ Petrópolis fica na Av. Ipiranga, 544 – Centro.

Exposição “Remonta Botânica” 

O Sesc Nogueira recebe até o dia 18 de julho a exposição “Remonta Botânica”, da artista local Carolina Simonet. Composta por 9 colagens que misturam fotografias, elementos da botânica e influências contemporâneas, a exposição representa um caminho reflexivo acerca dos símbolos e signos que permeiam nossas raízes culturais e transporta o expectador para um mundo imersivo da ancestralidade e da tradição. 

A exposição está instalada na Alameda do Sesc Nogueira (Rua do Calembe, 2000 – Nogueira) e aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 17h.

Exposição “Paisagens Imaginárias”

A A2 + Mul.ti.plo, única galeria de arte contemporânea em Petrópolis, abre no dia 15 de junho, uma exposição com obras de Angelo de Aquino (1945 – 2007). A ideia da mostra é descortinar uma das fases mais potentes do pintor e desenhista, mas ao mesmo tempo pouco conhecida pelo público. Quem assina a curadoria é Eduarda de Aquino, filha do artista e responsável pelo acervo. São cerca de 20 pinturas feitas ao longo de duas décadas, quando ele deixa a arte conceitual e volta aos pincéis, momento de grande força poética.

A mostra “Paisagens Imaginárias” está em cartaz até 21 de julho, na A2 + Mul.ti.plo que fica na Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, lj 5 – Vale das Videiras, com entrada franca. A visitação pode ser feita na sexta de 19h às 22h, no sábado de 11h às 16h e 19h às 22h e no domingo de 11h às 16h.

Exposição “Fotografia Documental em Família – Amor sem Pose”

Momentos simples em família, do dia a dia, que ficam sempre guardados na lembrança, agora vêm sendo eternizados em um novo nicho da fotografia. E esse é o tema da próxima exposição que está em cartaz no Centro de Cultura Raul de Leoni. Dos fotógrafos Érica Marci e Néviton Marci Júnior, a mostra está em cartaz no Espaço Alternativo. A exposição conta com 31 fotos de três famílias diferentes que contam a história de cada uma.

O Espaço Alternativo funciona de 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e de 13h às 17h aos sábados. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro Histórico. A mostra fica em cartaz durante todo o mês de junho. Entrada gratuita.

Exposição “Alemanha em Flores”

O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – Casa de Cultura Cocco Barçante fará parte da programação oficial da 30ª Bauernfest, com uma exposição especial com curadoria de Antenor de Carvalho, que começa este mês e vai até agosto. “Alemanha em Flores” vai trazer exposições de trajes típicos alemães, pintura em madeira com uma técnica alemã (Bauern), além de um coletivo de brechós. A mostra será aberta no dia 22 de junho, às 16h.

“Alemanha em Flores” poderá ser visitada até o dia 25 de agosto, sábados e domingos, de 11h às 17h, e durante a Bauernfest o museu também abrirá às sextas-feiras. O ingresso custa R$ 5, com exceção do dia 22/06, que tem entrada gratuita. O Museu do Artesanato fica na Rua Coronel Veiga, 1.734 – Centro.

Exposição “O Povo Brasileiro”

O artista Pedro Neves abre a exposição no sábado, a partir das 19h. Do encontro de nossas matrizes indígena, africana e europeia, formando a singularidade étnica que nos caracteriza; das condições de vida as quais fomos submetidos ao longo da história, refletida nas marcas dos rostos daqueles que trabalharam na construção de um país de dimensões continentais; e da confluência de ambos, na busca pela representação de um povo marcado pela resistência às adversidades, forjado por sangue e suor e talhado pelo sofrimento e pela resignação, apresenta-se “O POVO BRASILEIRO”, uma exposição que busca retratar o perfil da nossa gente.

A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz durante todo o mês de junho. O Shopping Estação Itaipava fica na Estrada União Indústria, 11.000 e os horários de visitação são: Terça: 14h às 19h, Quarta e Quinta: 13h às 19h, Sexta: 13h às 20h, Sábado: 10h às 21h e Domingo: 10h às 19h. 

Exposição “Patinando pela História”

Quem nasceu antes da década de 90 provavelmente se divertia com brinquedos feitos artesanalmente. E a próxima exposição em cartaz no Centro de Cultura Raul de Leoni vai mexer com essa lembrança. A partir do dia 07 de junho, a Galeria Van Dijk recebe a mostra “Patinando pela História”, do artista Antônio Caetano, que traz de volta o encanto dos brinquedos feitos à mão, inspirados nas décadas de 40, 50 e 60. A exposição apresentará cerca de trinta brinquedos feitos dos mais variados materiais: madeira, latas, cordas e caixas diversas. 

A entrada é gratuita e a mostra estará até o dia 30 de junho na Galeria Van Dijk que fica aberta de segunda a sexta-feira, de 10h as 17h, e sábado de 13h as 17h. Censura Livre. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

Exposição Dinossauros e Geoparques do Brasil

Dinossauros e Geoparques do Brasil é a nova exposição interativa em cartaz no Fórum Itaboraí. Voltada ao público de todas as idades, a mostra traz informações científicas e curiosidades sobre os dinossauros e provoca a reflexão sobre a geoconservação e o uso sustentável de áreas geográficas com relevante patrimônio geológico. Os visitantes poderão interagir com uma “caixa de escavação”, descobrindo achados importantes para a Ciência, poderão também comparar o tamanho dos próprios pés com uma “pata de dinossauro”, conhecer por onde andavam estes animais pré históricos no Brasil e ver de perto uma réplica de esqueleto de um dinossauro.

Foto Louis Perry

A exposição está em cartaz até 2 de agosto e o Palácio Itaboraí fica na rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso. O horário de visitação é de segunda a sexta, de 8h30 às 16h30, e aos sábados, de 9h às 16h. Mais informações no telefone (24) 2246-1430, com Juliana Possas. Classificação etária: livre. Mais informações: web.facebook.com/events/561080220965357/

Exposição Processos Criativos

A partir deste fim de semana, o público poderá conferir o resultado de quatro meses do Curso de Pintura do Sesc Quitandinha, ministrado pelo artista visual Paulo Campinho, através da exposição Processos Criativos. Exercícios, obras individuais e de execução coletiva fazem parte da mostra. Na exposição, é possível encontrar trabalhos de Ana Luiza Schmitt, Beatriz Penna, Cal Guimarães, Célio Vieira, Cristina Lima, Deborah Castilho, Isabela Bentes, Lu Santana, Paulo Campinho, Regina Kronemberger, Rose Lima, Shirley Kling e Vera Matheus.

O Sesc Quitandinha fica na Av. Joaquim Rolla, n° 2, Quitandinha, Petrópolis. A mostra estará aberta ao público de 23 de março a 30 de junho. A visitação é de terças a domingos, inclusive feriados, das 9h30 às 17h.

Inscrições Abertas

Bolsão do ITB no Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para mais um bolsão do Instituto Técnico do Brasil no Curso Técnico Profissionalizante de Teatro. Ao todo serão dez vagas com descontos de 30, 50 e 100%. Podem participar do processo seletivo, alunos que tenham experiência com arte dramática ou não, mas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. As vagas são destinadas a maiores de 17 anos. Para concorrer as bolsas é necessário realizar a inscrição pelo e-mail [email protected] com nome completo, endereço e telefone. Não é necessário enviar portfólio ou nenhum material de teste. A avaliação será feita com base nos resultados obtidos em uma prova de redação e um questionário.

Foto Érica Marci

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 10h

Local: Sede do ITB (Rua Floriano Peixoto, 110 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2242-0529

Curso “Mediação de Conflitos na Escola: teoria e prática”

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz em parceria com a Secretaria de Educação, está com inscrições abertas para o curso “Mediação de Conflitos na Escola: teoria e prática”. Podem participar da formação professores do ensino religioso e os que possuem formação em psicologia. O curso segue as diretrizes do Plano Municipal de Educação, que visa a “promoção de iniciativas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacidade de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas para promover a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade’. Serão 2 turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

Foto ilustrativa

Dias: 03 de julho, 06 de agosto, 05 de setembro, 11 de outubro e 11 de novembro 

Horário:das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Mais informações: 2246-6006

Programa Capoeira de Mãos Dadas com a Educação

Estão abertas as inscrições para a prática gratuita de capoeira no Programa Capoeira de Mãos Dadas com a Educação, uma parceira da Escola de Capoeira Água de Beber com a Fundação Educandário Princesa Isabel – FEPI do Juizado da Infância e da Juventude de Petrópolis. São 60 vagas para estudantes entre 8 a 18 anos de escolas da rede pública de ensino do município. As inscrições devem ser realizadas na secretaria da FEPI, de segunda a sexta, de 8h às 11h e de 13h às 16h. Aos sábados, de 8h às 11h. Dentre a documentação necessária estão: cópia do RG ou certidão de nascimento, CPF, do estudante e do responsável; cópia do comprovante de residência; cópia do cartão do SUS e Bolsa Família; declaração escolar; três fotos 3×4 e atestado médico para a realização de atividades físicas. 

Foto divulgação

Local: Fundação Educandário Princesa Isabel (Rua Lopes Trovão, 271 – Alto da Serra)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2231-7866

Clube de Tecnologia tem inscrições abertas

O projeto de extensão “Clube de Tecnologia”, do Cefet/RJ campus Petrópolis, está com as inscrições abertas até o dia 27 de junho para seu curso de capacitação nas áreas de programação e eletrônica. Com o objetivo de desenvolver uma cultura de produção de tecnologia e fomentar o empreendedorismo na cidade de Petrópolis, o projeto, que é voltado para o público em geral, será realizado de agosto a dezembro de 2019. Para se inscrever, é preciso ter o ensino fundamental completo e disponibilidade para frequentar as aulas.

Foto divulgação

Dia: quartas e sábados 

Horário: quarta das 14h às 18h (turma 1) ou das 18h30 às 22h30 (turma 2) e sábado das 10h às 15h (ambas as turmas)

Local: Cefet/RJ (Rua do Imperador, 971 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: sites.google.com/view/clube-da-tecnologia-cefet-rj

Aulas de capoeira do Agita Petrópolis

Estão abertas as inscrições para as aulas de capoeira do Agita Petrópolis nos bairros Amazonas e Oswaldo Cruz. As turmas são para alunos a partir dos oito anos e atendem homens e mulheres. As aulas acontecem nas respectivas Associações de Moradores. Com a inclusão da capoeira, o governo municipal segue ampliando o programa com mais uma modalidade. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá.

Foto divulgação

Dia e horário: Oswaldo Cruz: segundas, de 18 às 19h30, e nas quintas de 17h30 às 19h / Amazonas: sextas, de 15h50 às 16h30

Local:Associação de Moradores dos bairros Amazonas (Rua Amazonas, s/n – Quadra 32) e Oswaldo Cruz (R Nossa Senhora Aparecida, s/nº – Oswaldo Cruz)

Preço: gratuito

Mais informações: 2233-1218

Curso de defesa pessoal para mulheres

As interessadas em participar das aulas de prevenção e enfrentamento a violência contra mulher, já podem fazer as inscrições, na sede no Centro de Referência da Juventude (CRJ). São 60 vagas disponíveis e para inscrição, basta levar identidade, CPF, comprovante de residência e 1 quilo de alimento não perecível. As aulas com técnicas de artes marciais são coordenadas pela criadora do projeto do governo do estado, “Empoderadas”, a campeã mundial de jiu-jitsu, Érica Paes.

Foto divulgação

Dia: toda sexta-feira 

Horário: de 15h às 16h

Local: Centro de Referência da Juventude (Rua Santo Antônio, 248 – Alto da Serra)

Preço: gratuito

Cursos de Gastronomia no Senac

O Senac Petrópolis está com inscrições abertas para diversos cursos de Gastronomia com início em junho, julho e agosto. Há opções tanto para quem é iniciante e quer começar a se familiarizar com as panelas quanto para quem cozinha por hobby e quer conhecer novas técnicas além, é claro, de quem busca fazer da gastronomia uma profissão.

Foto Ana Paula Migliari

Local: Senac Petrópolis (Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro)

Preço: sob consulta

Mais informações: (24) 2231-7001 ou pelo site www.rj.senac.br

XC Run Petrópolis

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da XC RUN em Petrópolis, trail run que será realizada no dia 20 de julho. A prova para os adultos terá um percurso de 50 quilômetros, que podem ser completados individualmente, em dupla ou em quarteto. Também haverá uma etapa para as crianças, dentro do Parque Municipal em Itaipava. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer, sendo a quinta corrida que conta pontos para o ranking municipal.

Foto divulgação

Dia: 20 de julho (sábado)

Horário: 7h

Local: largada do Parque de Exposições

Preço: entre R$ 100,00 e R$ 330,00

Mais informações: www.xcrun.com.br

Projeto Talentos da Roça

O Projeto Talentos da Roça, que premia os projetos que ainda não saíram do papel e não foram apresentados ao grande público, já está com inscrições abertas. Dois empreendedores serão escolhidos e ganharão uma tenda para a exposição de seus produtos durante o Festival AgroSerra – da Roça ao Prato que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho, na Vila de Secretário. Podem se inscrever no Talentos da Roça os microempreendedores de produtos artesanais das áreas de agricultura, alimentação e artesanato. Serão escolhidos dois empreendedores e os critérios para avaliação partirão dos seguintes indicadores: Tempo do projeto; Qualidade do Produto; Inovação; Aplicação dos Conceitos de Sustentabilidade e Criatividade.

Foto divulgação

Dia: 26, 27 e 28 de julho 

Local: Vila de Secretário

Preço: gratuito

Inscrições: enviar um e-mail para [email protected] até o dia 1º de julho

Mais informações: web.facebook.com/festivalagroserra/

Para ir se programando…

Serra Wine Week

Petrópolis já está pronta para dar início à décima edição do evento mais esperado do ano: o Serra Wine Week. No encontro, que promete apresentar o mesmo bom gosto de anos anteriores, sofisticados vinhos a preços promocionais estarão aguardando por você durante 10 dias. Criado em 2009, o evento ganhou notoriedade graças à dedicação de empresários do ramo, recebendo o apoio de organizações que perceberam um cenário perfeito para crescimento e visibilidade de Petrópolis.

Foto ilustrativa

Dias: 4 a 14 de julho

Local: serrawineweek.com.br/estabelecimentos-participantes/

Mais informações: serrawineweek.com.br/

Flash Black

Uma noite com muito charme, soul, hip hop e passinho com um dos maiores nomes da Black Music no Brasil: Corello DJ, o pai do Charme! Não fique fora dessa dessa noite que busca valorizar a cultura Black!

Foto divulgação

Dia: 5 de julho (sexta)

Horário: 23h

Local: Alpha Vip (Rua Bernardo Proença, 16 – Itamarati)

Preço: 2º Lote (até 30/06) – R$ 20,00

Pontos de venda: DJ Point (Rua Mal. Floriano Peixoto, 37 – Centro) / Online: www.sympla.com.br/flash-black

Mais informações: web.facebook.com/events/604156953402067/

Concerto de gala na Catedral

Para celebrar as 18 edições do Festival de Inverno de Petrópolis, um marco no calendário cultural da cidade, o Instituto Dell’Arte promove um concerto de gala na Catedral de São Pedro de Alcântara. O espetáculo será aberto pela Orquestra Sinfônica CESGRANRIO, sob a regência do maestro Eder Paolozzi. A orquestra será acompanhada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, dirigido pelo maestro Marcelo Vizani. Outra atração é oCoral da Universidade Católica de Petrópolis, que será regido pelo maestro Antônio Gastão. No repertório, obras de Georg Friedrich Händel e Antonio Gastão.

Foto divulgação

Dia: 5 de julho (sexta)

Horário: 20h

Local: Catedral São Pedro de Alcântara (R. São Pedro Alcântara, 60 – Centro)

Preço: gratuito (pede-se doação de um alimento não perecível)

Mais informações: soupetropolis.com/petropolis-tera-concerto-de-gala

12ª Edição da Festa do Aipim

Petrópolis promove mais uma edição da Festa do Aipim. O evento acontece na comunidade rural do Bonfim e conta com comidas típicas, músicas, artesanato e oficinas gastronômicas, entre outras atividades. Várias barraquinhas de doces e salgados feitos com o produto poderão ser saboreados no local.

Foto divulgação

Dia: 5 a 7 de julho (sexta a domingo)

Horário: sexta a partir das 18h / sáb e dom a partir das 14h

Local: Quadra da comunidade rural (Km 7 da Estrada do Bonfim)

Preço: gratuito

Palestra “O pulo do gato na gestão da sua empresa”

Voltada para empresários e empreendedores que já sentem as dificuldades da gestão no dia a dia, bem como para o futuro empreendedor, que pretende iniciar o empreendimento com as técnicas corretas, o palestrante vai apresentar com linguagem fácil e simples a forma de gestão que implementam nos clientes no dia a dia da consultoria. Na prática a palestra quer oferecer aos empresários de Petrópolis “o pulo do gato” para se usar as informações já existentes nas empresas.

Foto divulgação

Dia: 10 de julho (quarta)

Horário: 19:30h

Local: Sicomércio (Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 04 a 06 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: www.sympla.com.br/o-pulo-do-gato-na-gestao-de-sua-empresa__561631

Palestra Design Thinking

O Design Thinking, ou pensamento de design, na tradução literal para o português, é um conceito que propõe foco direcionado na busca e criação de soluções inovadoras em qualquer tipo de projeto, empresa e sua atuação. Sobre esse tema, a Firjan SENAI Petrópolis realiza palestra gratuita no dia 11 de julho. O encontro é direcionado a jovens de escolas públicas e privadas, e adultos que querem saber mais sobre os empregos do futuro na indústria 4.0 e sobre que carreira seguir no mercado de trabalho e será liderado por Renato Salles, formado em Desenho Industrial de PUC Rio, especializado em Projeto de Produto e instrutor da Firjan SENAI. 

Foto divulgação

Dia: 11 de julho (quinta)

Horário: 19h

Local: Firjan Senai (R. Bingen, 130 – Bingen)

Preço: gratuito

Mais informações: https://firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/palestras

 “Encontro Temático” do Conima

Está marcado para julho, o primeiro “Encontro Temático” realizado pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), em parceria com o Programa Petrópolis da Paz. O evento traz o tema “Mediação na Administração Pública e o Projeto Mediação em Foco” e o objetivo do encontro é trazer a discussão da mediação e principalmente na administração pública e apresentar o projeto Mediação em Foco, que visa que o trabalho seja realizado em rede, adaptando cada um com a sua realidade.

Foto divulgação

Dia: 11 de julho (quinta)

Horário: 11h

Local: Palácio Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha)

Preço: gratuito (100 vagas)

Mais informações: http://www.conima.org.br/encontro-tematico-conima

Queen Experience In Concert

Queen Experience In Concert traz para os palcos o maior espetáculo Queen das Américas com 25 integrantes, Orquestra ao vivo e Maestro no palco, além da participação especial da banda Magic Queen, um dos melhores tributos do Brasil.

Foto divulgação

Dia: 28 de junho (sexta)

Horário: 21h

Local: Teatro Santa Cecília (Rua General Osório, 192 – Centro)

Preço: entre R$ 45,00 e R$ 120,00

Mais informações: vendas pelo site entretickets.com.br ou na Secretaria do Teatro

Arraiá do Castelo

Curta um dia especial com toda a família no mió arraiá da Serra! Com apresentação de quadrilha, comidas típicas, área kids pra criançada, food trucks e muito mais no Castelo de Itaipava! Separe a camisa xadrez e garanta já seu ingresso!

Foto divulgação

Dia: 13 de julho (sábado) e 14 de julho (domingo)

Horário: 13h às 20h

Local: Castelo de Itaipava (Rodovia BR-040, Km 56 -Itaipava)

Preço: entre R$ 5,00 e R$ 50,oo

Mais informações: web.facebook.com/events/2371271833149680/

BBQ Bohemia Festival

Para os loucos por churrasco, tem uma novidade imperdível vindo aí! O Bohemia BBQ Festival é o primeiro evento do gênero que será realizado na Região Serrana. Vai ter Open Food de Churrasco, com presença de grandes assadores de BBQ e cortes super especiais. E não é só isso. Também vai ter Espaço Kids para a criançada, música ao vivo com bandas e DJs para geral curtir muito!

Foto divulgação

Dia: 14 de julho (julho)

Horário: 11h às 18h

Local: Cervejaria Bohemia (Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro)

Preço: R$ 130,00  (+ R$ 13,00 taxa) / Kids R$ 65,00  (+ R$ 6,50 taxa)

Mais informações: https://web.facebook.com/events/317684492236885/

Festival Sesc de Inverno

O Sesc RJ trará à Região Serrana uma intensa programação com as principais linguagens artísticas protagonizadas por artistas locais: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Este ano, o evento tem como mote a valorização da arte e da identidade do local que acolhe o Festival há 18 edições.

Foto divulgação

Dia: 19 a 28 de julho

Local: Unidades do Sesc e outros espaços públicos

Preço: maioria das atrações gratuitas / local para venda de ingressos será divulgado em breve

Mais informações: na nossa matéria soupetropolis.com/festival-sesc-de-inverno

10ª edição Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

A 10ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis começa dia 1º de julho com as mais diversas delícias para aquecer a melhor época do ano! São 37 participantes, entre eles estão, restaurantes, bares, bistrôs, hotéis e pousadas. Além dos restaurantes participantes, o festival também contará com oficinas gratuitas nos shoppings de Itaipava!

Confira os participantes: Adega do Mineiro, Albergo Del Leone, Benedito Bistrot, Bomtempo Serra Resort, Bordeaux Itaipava, Bordeaux Ipiranga, Bendira Bar & Cozinha, Casa D’angelo, Caminho Real Resort, Churrascaria Mayorca, Duetto’s Café e Bistrô, Faustino Bar & Restaurante, Grande Hotel Petrópolis, Hotel Pedra Bonita, Katz Chocolates, La Belle Bruna, Luka’s Itaipava, Luka’s Petrópolis, Luigi Massas Restaurante, Le Coq Bistrô, Maison Bleue – Creperia e Bistrô, Maffagio Restaurante, Mimô – Confeitaria e Bistrô, Parador Santarém, Parrô do Valentim, Petiscaria Imperial, Princesa Isabel Gourmet, Pousada Paraíso Açu, Pousada Tankamana, Quinta da Paz Resort, Rest. Biergarten – Vila Bavária, Rest. Imperatriz Leolpoldina – Solar do Império, Sabor de Minas, Solar Fazenda do Cedro, Sorvete Brasil, Zelo Bistrô e 2 Vales Restaurante.

Foto ilustrativa

06 de julho – 15h: Shopping Estação Itaipava – Chef Roberto Duarte – Oficina de Creme de Velouté de batata-baroa com pó de parma.

13 de julho – 15h: Shopping Estação Itaipava – Chef Alice Cox – Oficina de Creme de Cenouras e tomates assados com manjericão.

20 de julho – 14h: Shopping Arcadia Mall – Chefs Antônio Barcellos e Gabriel Bandarrinha – Oficinas de Cremes – Creme de Cebola, alho poró e xitaque / Creme de palmito com frango desfiado

Veja também: 

A programação completa de cinema em Petrópolis, clicando aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir