Connect with us

22 dicas imperdíveis do que fazer em Itaipava e arredores

Lazer

22 dicas imperdíveis do que fazer em Itaipava e arredores

Se Petrópolis já é considerada cidade do interior, podemos chamar Itaipava e os outros pequenos bairros da região de interior do interior. Isso porque, de fato, nessas regiões o verde tem uma enorme predominância, as belezas naturais são abundantes e ainda muito bem preservadas. Porém, se engana quem pensa que nessas regiões não tem muito o que fazer. Em Itaipava há uma imensa variedade e qualidade gastronômica, além de pequenos shoppings e um parque natural. Já nos bairros subjacentes, como Araras, Vale das Videiras, Secretário e Rocio, as cachoeiras, poços, trilhas e pequenos restaurantes se destacam.

Reunimos nesse post um pouquinho dos nossos passeios preferidos para um dia em Itaipava e arredores:

Em Araras e Vale das Videiras:

1. Conhecer o Galpão Caipira

O Galpão Caipira por si só já vale a visita ao Vale das Videiras! Isso porque, além de ser um excelente restaurante para um café da manhã completo ou almoço, o Galpão aluga bikes para passeios pela região (com ou sem guia), oferece massagens relaxantes e também tem suítes super aconchegantes para quem quiser dormir no Vale.

Bugg0hQBfUz

Mas o que mais nos chamou a atenção durante a nossa experiência por lá foi que o Galpão dá acesso privilegiado a locais privados que o turista por conta própria não conseguiria visitar, como um lindo poço de mergulho e essa vista maravilhosa do Vale.

BsiI-0_hB1W

2. Caminhar pelo centrinho a pé e explorar a região

Apesar de pequeno e ainda muito rural, o Vale é cheio de surpresas! Passeando por lá descobrimos excelentes restaurantes, lojas, galeria de arte, além de um anfiteatro maravilhoso!

BujKiS0BgeG

3. Agendar uma sessão de fotos no campo de girassóis

Há 5 anos o S. Fernando resolveu investir na beleza dos girassóis e olha que paraíso que ele criou! Ele nos contou que nem sempre as flores estão todas abertas assim, mas quando estão a beleza é realmente impressionante e você pode agendar uma visita para fazer fotos no local.

B-2FF1GHzP0?utm_source=ig_web_copy_link

Localização: Localizado a 6km do centro do Vale das Videiras.  Após agendar a sua visita o S. Fernando te passa todas as coordenadas e referências.

Para agendar:(24) 98123-1273

Em Secretário:

4. Andar a cavalo em Secretário

Um passeio bem raiz pelas estradinhas do interior, para ser perfeito, só se for a cavalo. Se você gosta de cavalgar, sabe que esse é um programa que garante a diversão da família toda. No Haras Radachi, além de alugar cavalos você também pode aproveitar as atividades disponíveis no local, como conhecer a fazenda, os animais, as crianças podem andar de pônei e muito mais.

BldUoawlVYZ

Localização: Estrada José Xavier, 3000, Secretário.

Funcionamento: todos os dias, de 9h às 15h

5. Conhecer a Vinícola da Inconfidência

B7gI_mYHRej?utm_source=ig_web_copy_link

Localização: Na verdade a vinícola fica um pouco depois de Secretário, na Estrada do Fagundes. Após agendar a sua visita a equipe te passa todas as coordenadas e referências.

Para agendar:(24) 99215 9483 & (24) 98828 6380

6. Visitar a fábrica de queijos artesanais LeitepurO

Aos 72 anos de idade o Sr. Augusto decidiu investir em sua paixão e criou a LeitepurO, a primeira fábrica de queijos artesanais legalizada de Petrópolis. Aos fins de semana é possível agendar uma visita com degustação.

B2AOX9KnjU-?utm_source=ig_web_copy_link

Contato: Mais informações, encomendas e agendamento de visitas através do wpp: (24) 99323-6147.

Saiba mais sobre a Fábrica LeitepurO aqui.

Veja mais dicas do que fazer em Secretário, aqui.

No Rocio:

7. Reservar um tempinho para almoçar em um restaurante da região

Trutas do Rocio: O restaurante tem uma criação de trutas que são sempre servidas frescas em um chalé muito charmoso ou em quiosques espalhados pela enorme área verde em que se localiza. É fundamental a realização de reserva para visitá-lo.

BuHizlfhXwD

Grão do Rocio: Sabe aquele lugar tão acolhedor que te faz parecer estar em casa? Assim é o Grão do Rocio, que de fato, é a casa do João e da Mônica. Ela é uma chef e alquimista e ele um cervejeiro por paixão. Juntos, eles resolveram deixar de lado a vida agitada no Rio de Janeiro e abrir esse aconchegante bistrô. Para saber mais sobre o restaurante, clique aqui.

8. Visitar a Cachoeira do Poço Negro

B7yhkgOnwwn?utm_source=ig_web_copy_link

Localização: depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora x Rio, percorrer alguns quilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita, e siga por uma rua estreita, ali você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica em frente a esse recuo.

9. Ver o nascer do sol na Pedra do Bonet

A trilha até lá é considerada moderada, por ser muito íngreme (aproximadamente 45 minutos de caminhada). Com sorte você pegará o tempo aberto propiciando uma bela vista da região, sendo possível avistar a cidade do Rio no horizonte.

B707vs3nyDa?utm_source=ig_web_copy_link

Localização: Pegue a Rodovia Washington Luiz (BR-040) sentido Rio e entre na Estrada do Rocio, seguindo por 7.1 km até encontrar uma plaquinha bem discreta à sua direita que sinalizará o início da trilha.

Para dicas sobre um fim de semana perfeito no Rocio, clique aqui.

Na Fazenda Inglesa:

10. Conhecer o Vale do Amor

O local é um santuário ao ar livre que recebe todas as religiões. Esse da foto é o Altar Franciscano que fica perfeitamente alinhado com a montanha.

BpriVODhmsw

Localização: O local fica no bairro Fazenda Inglesa e para chegar o ideal é usar o Google Maps ou o Waze.

Em Itaipava:

11. Passear pelos charmosos shoppings da região

Itaipava não tem nenhum shopping muito grande mas várias pequenas galerias e vilarejos a céu aberto.

Bk-N_v6F3p2

12. Conhecer a casa que o autor de Pequeno Príncipe se hospedou

Em Itaipava, longe dos holofotes, uma fazenda é hoje reconhecida por ter abrigado pilotos franceses, entre eles o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor da inspiradora obra ‘O Pequeno Príncipe’.

Veja 8 curiosidades sobre a casa do Pequeno Príncipe aqui.

BsaZ_QZhn4S

13. Visitar o Horto Mercado Municipal

O Horto Municipal de Itaipava é onde os pequenos produtores da região se reúnem de sexta a domingo para vender seus produtos. Nos fins de semana há uma feirinha em frente ao galpão, com stands de diversos artesãos locais. Nossa dica é ir antes do almoço e fazer um lanchinho no Bar do Horto.

BoBz4ZVF6tA

Localização: Estrada União & Indústria, 9726, Itaipava – Petrópolis – RJ.

Funcionamento: sexta e sábado, das 8h às 18h e domingo, das 8h às 14h.

14. Conhecer a (nossa) Janela do Céu, na cachoeira da Macumba

BssrtYSBcai

Localização: A cachoeira da Macumba fica no km 13 da estrada Itaipava – Teresópolis. A entrada da Cachoeira fica em uma curva bem acentuada do lado direito da pista. Para ter essa vista sensacional, basta subir mais 5 minutinhos, depois de chegar à Cachoeira principal.

15. Passar uma noite no Granja Brasil Resort

O Granja Brasil Resort fica bem no coração de Itaipava e oferece inúmeras possibilidades de lazer, como: piscinas aquecidas e trilha, quadras de esportes, sauna, spa, e muito mais!

Veja a nossa experiência completa por no Granja Brasil Resort aqui.

Budz9F3nTii

16. Ou no Castelo de Itaipava

Castelo de Itaipava é o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico da América Latina! E é possível passar uma noite nele, por menos do que você imagina!

Veja a nossa experiência completa no Castelo de Itaipava aqui.

Bq-kqyTBpQ8

17. Assistir a um filme no pequeno e confortável cineminha de Itaipava

Para conferir todos os filmes em cartaz, é só clicar aqui. 

BuQ-qR5hZia

Localização: Shopping Estação Itaipava – Estrada União e Indústria, 11000 – Itaipava – Petrópolis – RJ.

Contato: (24) 2222-3424.

18.Ver o pôr do Sol no Vale da Lua

O lugar é fascinante e a paisagem indescritível, estilo cenário de cinema. Se você é um amante da natureza, certamente vai se apaixonar por esse cantinho tão especial. O pôr do sol entre os eucaliptos é a principal recomendação e você não pode deixar de conferir!

Bl3pLudlZeH

Localização: serra Petrópolis-Teresópolis, saindo de Itaipava.

Para chegar até lá: basta pegar a estrada sentido Teresópolis e ficar atento a uma placa à direita direcionando para o Vale. O trajeto é sinalizado, mas na dúvida, o GPS te ajuda!

19. Ou no Mirante da Serra

O Mirante de Itaipava fica na BR 495 (Estrada das Hortênsias) que liga Petrópolis a Teresópolis. O acesso é super fácil e é uma ótima #dica para quem quer ver o pôr do sol sem muito esforço.

BhziNRhFfOG

20. Comer em um dos restaurantes charmosos da região

Além do charme as deliciosas culinárias da região não deixam a desejar. São vários os tipos de gastronomia que é deixar aguá na boca.

BtWrD-6hy0L

Localização: Estrada União e Indústria, 13470 – Itaipava.

Mayorca Churrascaria 

Localização: Estrada União e Indústria, 10337 – Itaipava

Bistrô do Castelo e Solar do Castelo

Localização: BR-040, km 56, Castelo de Itaipava – Itaipava

Varandas Itaipava

Localização: Estrada União e Indústria, 11000 Shopping Estação Itaipava, Itaipava

Dôn Bistrô

Localização: Estr. Bernardo Coutinho, 2700 – Araras

Barão Gastronomia

Localização: Estr. União e Indústria, 13581 – Itaipava

21. Alugar uma bike ou fazer um piquenique no Parque de Exposições de Itaipava

Essa é uma dica que os locais adoram! O Parque Municipal de Itaipava oferece uma enorme área verde com árvores que garantem aquela sombra perfeita para um piquenique, além de pista de ciclismo. Programa ideal para toda a família, incluindo seus animais de estimação.

BuTeBXGBasY

Localização: Estrada União e Indústria, 10000 – Itaipava, Petrópolis – RJ.

Funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h (o horário pode se estender em dias de eventos).

22. Compras na Feirinha de Itaipava

Esse é um clássico passeio pela região! A Feirinha de Itaipava reúne quase 400 stands com opções de vestuário, acessórios e presentes para todos os gostos e bolsos.

BqXYTsBBkhJ

Localização: Rodovia BR-040, Km 63 – Rio da Cidade, Petrópolis – RJ.

Funcionamento: sextas, sábados, domingos e feriados, de 10h às 19h.

Tem mais alguma dica legal do que fazer na região? Deixa aqui nos comentários! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir