Connect with us

Fim de semana no Rocio: onde se hospedar, o que comer e o que fazer nesse refúgio de Petrópolis

Lazer

Fim de semana no Rocio: onde se hospedar, o que comer e o que fazer nesse refúgio de Petrópolis

Pouca gente conhece esse refúgio, mas o Rocio é um bairro de Petrópolis rodeado por natureza e com uma energia única. Passamos um final de semana nesse paraíso e montamos um roteiro dando dicas de lugar para se hospedar, restaurantes maravilhosos para comer e opções de lazer.

COMO CHEGAR NO ROCIO:

Pegue a Br-040 Itaipava sentido Juiz de Fora x Rio, no km 76 fique atento a placa que indica a saída para o Rocio, ela te leva direto a uma estrada bem estreitinha mas é ótima para entrar no clima do local.

Foto: Google Maps

ONDE SE HOSPEDAR:

Pousada Pinheiros do Rocio

A Pousada Pinheiros do Rocio foi um grande achado por muitos motivos. O lugar é rodeado de verde, perfeito para relaxar e descansar, fora a Helô e o Beto, o casal proprietário do lugar, que fizeram da nossa experiência ainda mais especial com a atenção que deram.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Com a proposta de ser um ambiente aconchegante para os hóspedes, a Pousada oferece duas suítes, fora as áreas em comum dentro da casa para quem quer assistir TV, ler um livro ou, simplesmente, relaxar. Tudo isso com aquela sensação gostosa de estar em casa.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

E para começar bem o dia, eles servem um café da manhã continental com pães, bolos, frutas e diversas opções de bebidas.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

As suítes estão equipados com varanda térrea com vista para o jardim. Todos eles tem guarda-roupa e banheiro privativo, sempre pensando no que for melhor para o hóspede se sentir relaxado.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Conseguimos ver em cada cantinho do Pinheiros do Rocio o carinho dos donos e o cuidado para que o hóspede tenha uma ótima experiência. Nos mais pequenos detalhes a gente se sente querido e aconchegado.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Durante a noite, como não há muitas opções de restaurantes pela região que funcionem mais tarde, eles servem um caldo delicioso e uma pizza deliciosa. Já deixamos aqui a dica dessa sopa de cenoura com gengibre que é imperdível para um fim de dia no Rocio.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

ONDE COMER:

Grão do Rocio

Pensando em mudar de vida, o casal João e Mônica se mudou para Petrópolis trazendo a paixão pela culinária e por causar uma experiência encantadora com a proposta gastronômica da Casa. Ela é uma chef e alquimista e ele um cervejeiro. Juntos, eles resolveram deixar de lado a vida agitada no Rio de Janeiro e abrir o aconchegante Bistrô Grão do Rocio.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

A comida é deliciosa, com diferentes opções saudáveis e também com opções vegetarianas e veganas (com reservas). Vale lembrar que o cardápio é sazonal, ou seja, fica mudando conforme o tempo para justamente os pratos estarem sempre frescos e com os melhores produtos da época.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Nossa experiência no Grão do Rocio foi impecável. De entrada pedimos: bolinho de feijoada, kibe maltado, bruschetta e dadinho de tapioca (também tem opção vegana). De prato principal: o arroz de costela com pesto fresco de agrião e o risoto de carne seca com abóbora e queijo coalho.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Tudo isso acompanhado da deliciosa cerveja artesanal Grão do Rocio, produzida ali mesmo pelo João, em panelas, bem raiz. São quatro tipos que o bistrô oferece: Weizen, English Ipa, Belgian Pale Ale e a Witbier com limão siciliano do sítio, orgânico. E para ficar ainda melhor, é bom saber que a produção de resíduos é zero, pois o que não é utilizado no cardápio do Grão do Rocio, como nos pães, nas pizzas e nos petiscos, vai para alimentação dos animais domésticos da vizinhança e para a compostagem.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

E para fechar com chave de ouro, de sobremesa teve brownie de biomassa de banana verde com sorvete artesanal de doce de leite, além do crocante de tapioca com gotinhas de goiabada cascão com sorvete de queijo meia cura artesanal (sem gordura hidrogenada).

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Endereço: Sítio grão do Rocio – Estr. do Rocio, 3502 – Fazenda Inglesa.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

2. Trutas do Rocio

Os donos do restaurante – um casal super simpático –  criam as próprias trutas e garantem um atendimento muito especial. Além das trutas sempre fresquinhas, a comida é caseira e um sucesso na região.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

As opções de entradinhas são deliciosas e merecem a sua atenção. Então essa é a primeira dica: não pule as entradinhas! A gente recomenda o bolinho de aipim com truta e o ceviche.

Provamos várias opções do cardápio durante as nossas visitas, mas as nossas preferidas são: Truta ao Molho de Amêndoas, Truta ao Molho de Alho Poró e Truta na Manteiga Verde. Como acompanhamento, indicamos o arroz de amêndoas ou de ervas que não tem erro. Ah, se você der sorte ainda vai encontrar um hóspede especial, o esquilo carinhosamente nomeado de Chiquinho por todos do restaurante.

Foto Arquivos Sou Petrópolis
  • O restaurante tem estacionamento bem ao lado e é gratuito.
  • É bom lembrar que é preciso fazer a reserva antes: (24) 2291-5623.

Endereço: Estrada da Vargem Grande, 6333 – Rocio, Petrópolis – RJ.

O QUE FAZER:

Poço Negro (Poção)

Como chegar: Depois de percorrer cerca de 5 quilômetros na região do Rocio, você  chegará a uma ponte sobre um rio, vire à direita e após alguns metros terá um acostamento onde você pode estacionar o carro. A entrada da trilha fica logo à frente e é bem discreta. Fique atento! Depois de 5 minutos de caminhada na trilha você vai encontrar a linda cachoeira Poço Negro, também conhecida pelos locais como poção.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

A área para mergulho é bem grande e bate sol o dia todo, portanto, esse pedacinho de paraíso costuma ficar bem cheio nos fins de semana. Para aproveitar da melhor forma possível indicamos chegar bem cedinho e curtir a enorme piscina natural no período da manhã.

Foto Arquivos Sou Petrópolis
  • Tome cuidado! Em dias de chuva não é recomendado ir na cachoeira devido às trombas d’água.
  •  Não esqueça de levar uma sacolinha para recolher o seu lixo e ajudar na preservação do local.

Pedra do Bonet

O pôr do sol na Pedra do Bonet é uma experiência única na cidade. Apesar da trilha não ser considerada uma das mais fáceis, por ser muito íngreme (aproximadamente 45 minutos de caminhada), o visual é recompensador.

Como chegar: a trilha fica na Estr. Vargem Grande – Fazenda Inglesa, Petrópolis. Pegue a Rodovia Washington Luiz (BR-040) sentido Rio e entre na Estrada do Rocio, seguindo por 7.1 km até encontrar uma plaquinha bem discreta à sua direita que sinalizará o início da trilha. Em casos de dúvidas você pode pedir orientação para os moradores da região que são todos muito solícitos.

Foto Arquivos Sou Petrópolis
  • Grande parte do percurso é feito em mata aberta, então não esqueça o filtro solar e repelente.
  • Antes de ir verifique as condições climáticas e evite ir em dias chuvosos.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Ao chegar no topo da montanha é difícil não ficar deslumbrado com a visual que a pedra oferece. Com sorte você pegará o tempo aberto proporcionando uma bela vista da região serrana e até mesmo da cidade do Rio de Janeiro no horizonte.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Caminhar pela região

Só de caminhar pelo Rocio já é uma experiência à parte. Isso porque o ar puro, combinado com a natureza, as hortênsias e a segurança do local dão um sensação de paz única. Além disso, se você gostar de cavalos, também pode conhecer os haras do Rocio.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

O que achou na nossa experiência no Rocio? Se você tem mais dicas pela região, comente aqui! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir