Connect with us

8 atitudes políticas que todo cidadão deve perceber se está exercendo antes e depois de votar

Cidade

8 atitudes políticas que todo cidadão deve perceber se está exercendo antes e depois de votar

Porque a política vai muito além dos votos, candidatos e partidos.

Estamos há uma semana das eleições e, por conta disso, o assunto mais popular do momento não poderia ser outro, senão política. No próximo domingo, dia 07 de outubro de 2018, todos nós brasileiros iremos às urnas eleger senadores, governadores, deputados e o presidente do nosso país.

O objetivo dessa matéria não é falar sobre a política partidária ou sobre candidatos específicos, mas listar algumas situações do cotidiano que muitas vezes passam despercebidas e que são, especificamente, atitudes interpessoais e políticas. Por isso, para que o nosso voto não termine nas urnas, convidamos você a conferir algumas ações essenciais para a convivência em sociedade e para a garantia dos direitos e deveres de todos os cidadãos.

1. Ser educado     

Ser educado ou ter atitudes educadas pode ser óbvio, mas muitas vezes não as colocamos em prática. Não tenha medo de ser clichê, de dizer obrigado, de pedir por favor, desculpa ou ceder seu lugar no ônibus a um idoso. Não hesite em manter estes hábitos simples e tão fundamentais só porque “ninguém retribui” ou porque “ninguém faz”. Pequenos exemplos geram grandes resultados.

Fonte: giphy.com 

2. Utilizar os espaços públicos com consciência

Seja no transporte coletivo ou nas praças públicas, o respeito e o cuidado com esses espaços devem ser consciente para que todos tenham os mesmos direitos de utilizar esses lugares com integridade. Ou seja, livre de depredações, sujeira e de atitudes e comportamentos que dificultam o convívio em harmonia.

Fonte: giphy.com 

3. Respeitar as diferenças e as diversidades

Praticar o exercício diário de compreensão que todos somos indivíduos plurais, mas com individualidades próprias faz com que sejamos mais tolerantes e recíprocos nas relações interpessoais. Em um país que se diz democrático como o nosso, todos os cidadãos têm direitos que devem ser respeitados e valorizados sempre, independente do sexo, raça, cor, opção sexual e religião.

Fonte: giphy.com 

4. Fiscalizar os ambientes ao seu redor

Diferente de assumir responsabilidades delegadas a cargos específicos, fiscalizar o ambiente ao nosso redor é mais um lembrete de que nós também podemos auxiliar e exigir as autoridades que cumpram as suas funções. Denunciar o descarte de lixo em locais inapropriados do seu bairro; casos de violência contra as mulheres, os idosos, os animais ou qualquer cidadão; captura de animais silvestres; e depredações em ambientes públicos são só alguns exemplos de como exercer a cidadania e lutar pelo o que é justo. Cuidar do nosso bairro e do próximo também é nosso dever.

Fonte: giphy.com 

5. Cuidar do meio ambiente

O cuidado com o meio ambiente pode começar com atitudes mais simples, como não jogar lixo pelas ruas e nos rios, por exemplo. Pratique a sustentabilidade, poupe água, evite a poluição, recicle, seja consciente da importância da natureza para a nossa existência e conscientize outras pessoas ao seu redor, pois não é só por nós, é pelas gerações futuras também.

Fonte: giphy.com 

6. Praticar a ética e a empatia

Para conviver em sociedade, ética, empatia e honestidade são indispensáveis, pois elas correspondem a um conjunto de valores necessários para a coletividade. Seja devolvendo um objeto perdido que você encontrou, respeitando a fila e as vagas e assentos preferenciais ou sendo um doador de sangue no hospital da sua cidade. Pequenas atitudes de gentileza causam grandes transformações.

Fonte: giphy.com 

7. Estar disposto a aprender com os outros

Se tem uma coisa que podemos afirmar com convicção é que ninguém sabe tudo nem está certo o tempo inteiro. Praticar a empatia nas pequenas situações do dia a dia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, saber escutar, dialogar e trocar experiências sempre com respeito e tolerância.

Fonte: giphy.com 

8. Votar consciente

É verdade que a política no nosso país anda meio desacreditada por motivos óbvios, mas é verdade também que a população tem o poder de mudar esse cenário. Para isso existem sites e plataformas confiáveis para estudar sobre os candidatos, conhecer o histórico deles e votar consciente. Não importa se quem você acredita que vai ser melhor para o país está em último ou em primeiro nas pesquisas, mas faça a sua parte e vote em quem mais se aproxima dos seus ideais. Não se deixe influenciar por outras pessoas ou por promessas sem fundamento, e lembre-se sempre de que o voto em branco ou nulo é permitir que outros eleitores tomem uma decisão por você.

Fonte: giphy.com 

E aí, você tem exercido a sua cidadania? 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir