5 motivos para ir ao Festival de Vedanta e Autoconhecimento, em Itaipava
Evento, que acontece dos dias 9 a 14 de maio, vai contar com aulas de yoga, meditação, música, dança e palestras. Entrada é gratuita
O Festival de Vedanta e Autoconhecimento Petrópolis chega a sua segunda edição e será realizado dos dias 9 a 14 de maio, no Parque de Exposições, em Itaipava, com entrada gratuita.
A programação é aberta ao público e contará com atividades e estudos para transformação pessoal como aulas e práticas de yoga e meditação, bem como palestras de lideranças renomadas de tradições milenares como Vedanta e outros povo originários.
A Sou criou uma lista com tudo o que você precisa saber sobre o encontro e se preparar para as atrações. Confira!
Foto: divulgação
1- Lideranças das tradições
De acordo com a organização do evento, todas as atividades do festival são voltadas para o autoconhecimento, a diversidade das culturas e as festividades dos diferentes povos ancestrais.
A ideia é promover o conhecimento e a troca de experiências por meio de palestras e rodas de conversas com lideranças espirituais renomadas como o professor Jonas Masetti, idealizador do festival e embaixador da Tradição Védica nas Américas (reconhecido pelo governo da Índia) e o Cacique e Pajé Maná Shanenawa, da Aldeia Kene Merá, dos Shanenawa (povo do pássaro azul).
Foto: divulgação
2- Festival Multicultural
Mais amplo, a edição 2023 do Festival de Vedanta traz para o público novidades como programação musical e cultural no palco externo – localizado próximo a praça de alimentação.
O espaço receberá, durante os intervalos da programação principal, grupos de samba de raiz, forró e jazz. Além disso, serão ainda realizadas, todos os dias às 18h, as “Vivências Espirituais com os Povos Originários”, no qual as diferentes tradições representadas no festival trarão experiências únicas de suas culturas.
Foto: divulgação
3- Economia Verde
Sustentabilidade e práticas ambientais também serão temas a abordados durante o Festival de Vedanta. Por meio do painel “Momento Economia Verde”, o professor Jonas Masetti entrevistará grandes nomes da economia brasileira numa visão de conexão entre os povos ancestrais, a economia e a espiritualidade.
Foto: Divulgação
Um dos convidados é o empreendedor francês Alex Allard, conhecido pela criação e venda da companhia Consodata, e pela reabilitação do hotel Royal Monceau em Paris. Desde 2011, ele desenvolve o projeto imobiliário Cidade Matarazzo, em São Paulo, empreendimento planejado para conscientizar as pessoas de que a preservação é a economia do futuro.
4- Destaques da programação
No primeiro dia do evento (09), a programação terá início às 13h, com a cerimônia especial de abertura, que contará com a presença, já confirmada, do embaixador da Índia, Shri Suresh Reddy, autoridade máxima do governo indiano no Brasil, além de lideranças espirituais e autoridades locais.
Dentre as atividades diárias estão as aulas de Vedanta, sempre realizadas às 14h, no palco principal, e prática de Yoga e Kung Fu, às 10h.
O evento ainda apresentará filmes, sempre a partir das 20h, bem como dança e cerimônias tradicionais.
Foto: divulgação
5- Festival aquece a economia do município
Segundo a organização do evento, a expectativa é atrair cerca de três mil pessoas por dia e movimentar, durante o período, cerca de R$ 10 milhões. Isso porque alunos de professor Jonas Masetti, de todas as partes do Brasil, estarão em Petrópolis, especialmente para esse encontro, movimentando a rede de hotéis e pousadas da cidade.
O comércio local, bares e restaurantes também serão impactados, uma vez que quem vem de fora também aproveita a estada na cidade para passear.
Para saber a programação completa basta acessar o Instagram oficial do evento: @festivaldevedanta ou o site https://festivaldevedanta.org.br/inicio
Foto: divulgação
Confira a programação:
- 9 de maio (abertura)
11h – abertura dos portões
13h – Cerimônia de abertura com a presença do embaixador da Índia
17h – Shows de música no palco externo
18h – Palavras da professora Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil e do professor Jonas Masetti, idealizador e realizador do festival.
20h – Theyyam (apresentação cultural do Kerala) - 10 a 13 de maio
10h –Trabalho de corpo (Yoga e Kung Fu)
11h – Apresentação (artísticas e culturais)
13h – Shows de música (foodtrucks vegetarianos e artesanato indígena)
14h – aulas de Vedanta
15h – Roda de Mestres
16h – Palestras (Economia Verde)
17h – Shows de música (foodtrucks vegetarianos e artesanato indígena)
18h – Vivências espirituais com povos originários (palco externo)
20h–Experiências únicas (filmes, artistas, música, dança e cerimônias tradicionais) - 14 de maio (encerramento)
10h –Trabalho de corpo (Yoga e Kung Fu)
11h-14h – Cerimônia de encerramento
Para anotar aí:
Festival de Vedanta e Autoconhecimento Petrópolis
Dias: 9 a 14 de maio
Horário: das 10h às 22h
Local: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava)
Entrada Gratuita
Veja também:
- Campo de girassóis próximo a Petrópolis anuncia novo período de visitação; saiba como conhecer
- Corrida para pessoas com deficiência acontece em maio em Petrópolis
- Saiba como denunciar a prática de soltura de balões em Petrópolis