Branca Boutique chega a Itaipava com coleção autoral e nova experiência de moda
Marca inaugura primeira unidade em Petrópolis e apresenta coleção Oásis, assinada pelo estilista Dário Mittmann
A Branca Boutique acaba de abrir as portas de sua primeira unidade em Petrópolis, em Itaipava, marcando um novo capítulo na trajetória da marca, que nasceu em Icaraí, Niterói. A chegada à cidade foi acompanhada pelo lançamento da coleção Oásis Primavera-Verão, desenvolvida a partir de uma proposta autoral e de uma curadoria que aposta em peças especiais, elegância e identidade.

Fotos: Divulgação
Para a empresária e fundadora da Branca, Sunamita Serra, a ideia é que a cliente encontre na Branca Boutique não apenas uma peça, mas também um espaço de identificação e conexão. “Nós não queremos simplesmente vestir mulheres. Queremos participar de momentos da vida delas. Porque, para nós, você não veste apenas uma peça. Você vive uma história”, afirma.
Expansão para Itaipava
A escolha de Itaipava aconteceu de forma natural. “Existe uma conexão muito forte entre o estilo de vida, a atmosfera e o público da região com aquilo que a Branca representa. Itaipava tem sofisticação, natureza, gastronomia, turismo, experiências e uma mulher que valoriza moda, qualidade e exclusividade”, explica Sunamita.
Esta é a primeira loja inaugurada fora de Niterói e representa uma nova etapa para a marca. “Estamos em uma fase de expansão, de amadurecimento e de novos sonhos. Saímos de uma primeira loja em Icaraí e chegamos a Petrópolis. Estamos criando novas experiências, desenvolvendo nossas coleções, fortalecendo nossa identidade e pensando cada vez mais longe”, declara.

Fotos: Divulgação
Da mudança de carreira a uma nova marca
A história da Branca, no entanto, começou a ser construída a partir de uma mudança profissional. Formada em Direito, Sunamita atuou durante anos na área de Gestão de Pessoas, inclusive à frente do Departamento Pessoal de um grupo com cerca de 2 mil colaboradores. Foi ao decidir mudar de trajetória que a paixão pela moda ganhou espaço para se transformar em negócio.
“Sempre existiu em mim uma paixão muito forte pela moda, pelos momentos, pela imagem, pela estética e, principalmente, pela forma como uma mulher se sente quando encontra uma roupa que realmente traduz quem ela é. A Branca nasceu justamente desse encontro entre propósito e paixão”, conta.

Fotos: Divulgação
Ao lado do marido, Silvio, Sunamita apostou em uma boutique com identidade própria, curadoria diferenciada e atenção à experiência das clientes.
“Começamos acreditando que era possível construir uma marca que fosse muito além da venda de roupas. Nosso desejo foi criar uma boutique com uma curadoria diferenciada, peças especiais e uma atmosfera na qual cada mulher pudesse se sentir única. Hoje, a Branca representa muito mais do que imaginávamos quando demos os primeiros passos”, completa.

Fotos: Divulgação
Até mesmo o nome carrega uma história pessoal. “Branca” é o apelido dado por Silvio a Sunamita e acabou se tornando parte da identidade do negócio construído pelo casal. “É uma forma carinhosa pela qual ele me chama e que acabou se transformando no nome de algo que construímos juntos”, revela.
A relação entre a história pessoal e a proposta da marca aparece também na forma como a Branca enxerga a mulher que deseja vestir. A boutique busca uma estética elegante, feminina e atemporal, sem colocar as tendências acima da identidade individual. “Acreditamos que moda não deve apagar a identidade de uma mulher. Pelo contrário: deve ajudá-la a revelar quem ela é”.

Fotos: Divulgação
Moda autoral e curadoria
A proposta autoral é outro dos diferenciais da Branca. Ao longo de sua trajetória, a marca contou com diferentes estilistas e designers, cada um contribuindo para a construção de sua identidade. Na coleção Oásis, o desenvolvimento criativo é assinado pelo estilista Dário Mittmann.
“Ele é um profissional que admiramos muito e que tem uma sensibilidade que conversa profundamente com aquilo que queremos transmitir neste novo momento da marca”, destaca Sunamita.

Fotos: Divulgação
Inspirada na imagem de um oásis no deserto, a linha Primavera-Verão trabalha com a ideia de encontrar beleza, renovação e sofisticação mesmo em meio ao inesperado. “Oásis representa aquilo que existe quando conseguimos encontrar beleza no caminho. É um lugar de pausa, de presença e de transformação”.
O processo começa antes mesmo de qualquer peça ser produzida. Pesquisa e construção de conceito dão origem à narrativa de cada coleção. “Buscamos referências em lugares, culturas, arquitetura, arte, natureza, comportamento e, principalmente, na própria mulher”, explica.

Fotos: Divulgação
A inspiração é então transformada em cores, tecidos, silhuetas, modelagens e detalhes, passando por etapas de desenvolvimento, provas e ajustes antes de chegar às lojas. Para a empresária, o objetivo é fazer com que cada coleção tenha unidade e conte uma história.
“Não queremos simplesmente colocar roupas bonitas juntas. Queremos que exista uma narrativa”, destaca.
Na divisão de funções entre o casal, Sunamita participa principalmente da construção dos conceitos, da curadoria e da estética, enquanto Silvio atua mais diretamente na visão empresarial e estratégica. “A Branca é resultado dessa soma: sensibilidade, visão criativa, coragem e gestão”, define.

Fotos: Divulgação
O sonho que virou realidade
Foi em Icaraí que esse modelo começou a ser colocado em prática. A primeira loja representou o momento em que o projeto deixou de ser apenas um sonho e passou a encontrar suas clientes. “Existe uma diferença enorme entre sonhar com uma marca e colocar esse sonho diante do público”, lembra Sunamita.
A partir dessa experiência, a Branca ampliou sua atuação para além das coleções. Eventos, encontros, atendimento personalizado, Sala VIP, Private Shops e parcerias passaram a fazer parte da experiência oferecida pela marca.
“Desde o primeiro dia, entendemos que não queríamos ser apenas uma loja. Queríamos criar uma experiência. A Branca foi ganhando corpo, identidade e reconhecimento”, conta.
Para Sunamita, a chegada a Petrópolis representa justamente essa evolução. “É olhar para aquilo que começou em Icaraí e perceber que existe espaço para levar a nossa essência para novos lugares”, finaliza.

Fotos: Divulgação
Onde encontrar a marca?
Em Petrópolis, a Branca Boutique está localizada no Villa May (Estr. União e Indústria, 10290 – Itaipava). Já em Niterói, é possível encontrar a marca na Rua Ator Paulo Gustavo, 228 – Lj 106 – Icaraí.
As novidades da marca podem ser conferidas em @brancaboutique.bb

Fotos: Divulgação
Veja também:
