Bate e volta no Rio: 16 blocos para curtir na Cidade Maravilhosa neste Carnaval 2026
Com opções que vão do samba raiz ao pop, passando por marchinhas e muita brasilidade
Se a ideia é sair cedo, cair na folia e voltar no mesmo dia, o Rio de Janeiro é o destino perfeito. Bem próxima de Petrópolis, a Cidade Maravilhosa concentra alguns dos blocos mais animados e tradicionais do Carnaval, com opções que vão do samba raiz ao pop, passando por marchinhas e muita brasilidade. Por isso, listamos 16 blocos para quem quer aproveitar a folia.
1. Amigos da Onça
Com um humor performático marcante, o grupo atua tanto como bloco quanto como banda. O repertório mistura composições autorais — ponto alto do show — com uma explosão de ritmos que vai do pop ao samba, passando por reggae, funk, maracatu, carimbó, ijexá, baião e pagodes dos anos 90. No palco e nos cortejos, clássicos de nomes como Lulu Santos, Gilberto Gil, Tim Maia, Bob Marley, Olodum, Banda Eva e Baiana System ganham versões irreverentes, transformando o desfile em um grande karaokê coletivo.
Quando: 14 de fevereiro (sábado), às 7h
Quando: Flamengo

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio
2. Céu na Terra
Fundado em 2001, o Bloco Céu na Terra reúne milhares de foliões fantasiados que se divertem com o repertório popular variado da Orquestra Popular Céu na Terra. A orquestra apresenta arranjos originais para sopros, percussões, vozes e harmonias, contagiando o público com a energia contagiante do carnaval carioca.
Quando: 14 de fevereiro (sábado), às 7h
Onde: Santa Teresa

Foto: Fernando Maia/Riotur
3. Cordão da Bola Preta
O Cordão da Bola Preta já é um bloco centenário, natural do Rio de Janeiro. Fundado em 1918, é o nome mais tradicional quando pensamos no Carnaval carioca. Desfilando na avenida com as cores brancas e pretas, a banda é formada por percussão e metais. O Bola Preta já levou mais de 2 milhões de pessoas para a festa de rua.
Quando: 14 de fevereiro (sábado), às 7h
Onde: Centro do Rio

Foto: Tânia Regô/Agência Brasil
4. Bangalafumenga
Ex-integrantes dos blocos Monobloco e Bangalafumenga, outros desfiles tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro, uniram-se para criar um cortejo com trio elétrico. Em cima do caminhão, sucessos do pop nacional e internacional e samba costumam agitar e arrastar foliões na avenida.
Quando: 15 de fevereiro (domingo), às 9h
Onde: Glória

Reprodução/Instagram Bangalafumenga
5. Areia
Formado por um grupo de amigos, que jogava vôlei na rede do Aloisio, no posto 12 do Leblon, o bloco começou desfilando na Rua Dias Ferreira, saindo do antigo bar Tio Sam, e cresceu ano após ano. O Bloco espalha energia leve, boa música e a animação única do Leblon. Saiba mais sobre o bloco Areia.
Quando: 15 de fevereiro (domingo), às 7h
Onde: Leblon

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
6. Filhos de Gandhi
O Bloco Filhos de Gandhi é um dos mais tradicionais e respeitados do carnaval carioca, com uma história que remonta à década de 1940. Com um forte legado de resistência cultural e religiosa, o bloco celebra a espiritualidade e a cultura afro-brasileira, inspirando respeito e reverência. Conhecido por suas roupas brancas e turbantes, simbolizando a paz, o Bloco Filhos de Gandhi leva para as ruas do Rio de Janeiro uma mistura de ritmos como samba de roda, afoxé e outros sons afro-brasileiros.
Quando: 15 de fevereiro (domingo), às 14h
Onde: Gamboa

Foto: Arquivo/Roosewelt Pinheiro/Agência Brasi
7. Banda de Ipanema
Declarada patrimônio cultural carioca em 2004, a Banda de Ipanema é o primeiro bem imaterial contemplado com esse reconhecimento. Fundada em 1965, o desfile da Banda de Ipanema continua tradicional até os dias de hoje, o bloco leva para as ruas do Rio somente seus ritmistas, músicos e instrumentos, com ala de sopros e percussão, a banda não utiliza carro de som.
Quando: 15 de fevereiro (domingo), às 15h
Onde: Ipanema

Foto: Renan Olivetti/Divulgação
8. Empolga às 9
O Bloco Empolga às 9, considerado um dos mais animados e reverenciados do Rio de Janeiro, foi fundado em 2003 a partir da união de um grupo apaixonado por batuque. Com bateria própria, o Bloco se destaca por seu repertório eclético.
Quando: 15 de fevereiro (domiingo), às 12h
Onde: Leme

Foto: reprodução internet
9. Sargento Pimenta
O Bloco do Sargento Pimenta é um projeto musical com o intuito de unificar dois mundos: músicas dos Beatles e ritmos brasileiros. Usando uma abordagem original, foram criados novos arranjos para misturar músicas tradicionais e um estilo próprio.
Quando: 16 de fevereiro (segunda-feira), às 8h
Onde: Glória

Foto: Fernando Maia| Riotur
10. Fervo da Lud
Idealizado por Ludmilla, o Fervo da Lud arrasta multidões no Carnaval do Rio com uma festa vibrante ao som dos maiores sucessos da cantora. Do funk ao pagode, a animação é garantida do começo ao fim.
Quando: 17 de fevereiro (terça), às 7h
Onde: Centro do Rio

Foto Douglas Shineidr / Riotur
11. Quizomba
O Bloco Quizomba celebra a diversidade musical do carnaval carioca. Com um repertório animado, o Quizomba é samba, pop, funk e rock em um só lugar.
Quando: 17 de fevereiro (terça-feira), às 8h
Onde: Glória

Foto: divulgação
12. Carmelitas
O Bloco Carmelitas é um dos mais tradicionais e charmosos do Carnaval do Rio de Janeiro. Fundado em 1990, o Bloco desfila pelas ruas do bairro de Santa Teresa, conhecido por suas ladeiras e casas coloridas. O Bloco é composto por marchinhas tradicionais, samba e outros ritmos do Carnaval.
Quando: 17 de fevereiro (terça-feira), às 8h
Onde: Santa Teresa

Foto: Riotur
13. Orquestra Voadora
A Orquestra Voadora propõe uma viagem musical única, com batuques, percussão e muitos outros rítmos. Com música contagiante, alegria sem limites e espaço democrático, a folia tem lugar para todos.
Quando: 17 de fevereiro (terça-feira), às 15h
Onde: Glória

Foto: Fernando Maia| Riotur
14. Bloco das Poderosas
Comandado por Anitta, o Bloco das Poderosas leva às ruas do Rio uma mistura de energia, empoderamento e diversidade. Ao som de hits que fazem a multidão dançar do início ao fim, o bloco é sinônimo de festa vibrante e inclusiva no Carnaval carioca.
Quando: 21 de fevereiro, (sábado)
Onde: Centro do Rio

Foto: Fernando Maia| Riotur
15. Mulheres de Chico
O Bloco Mulheres de Chico leva as cores vermelho e rosa para as ruas do Rio de Janeiro, junto com muita alegria e amor. No estilo concentra mas não sai, o repertório é animado ao som das canções de Chico Buarque de Holanda.
Quando: 21 de fevereiro (sábado), às 15h
Onde: Leme

Foto: divulgação
16. Monobloco
Um dos ícones do Carnaval carioca, se destaca pela mistura de ritmos e estilos musicais. O repertório eclético do Bloco leva muita diversão para todos os foliões e garante um carnaval com boas memórias para o ano todo.
Quando: 22 de fevereiro, (domingo)
Onde: Centro do Rio

Foto: Fernando Maia| Riotur
Veja também:
