Connect with us

Projeto usa palhaçaria para auxiliar na recuperação de pacientes em unidades de saúde de Petrópolis

Petrópolis do bem

Projeto usa palhaçaria para auxiliar na recuperação de pacientes em unidades de saúde de Petrópolis

Iniciativa promoverá intervenções com pacientes, familiares e profissionais de saúde, levando muito riso, alegria e afeto para ambientes hospitalares

Através da palhaçaria, o projeto visa auxiliar no tratamento de pessoas hospitalizadas ou que se encontram em processo de tratamento de saúde. Ao longo do ano, o grupo de artistas formado por palhaços, atores, produtores musicais, de teatro e contadores de história, realizará intervenções artísticas no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO).

Foto: divulgação

Ações nas unidades

As ações em unidades de saúde, voltadas aos pacientes, começam no dia 6 de fevereiro e serão realizadas semanalmente, toda segunda, terça e sexta-feira. A proposta é auxiliar na recuperação dos pacientes, proporcionando, através do riso, o bem-estar dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

“O projeto tem como proposta levar a arte da palhaçaria para dentro dos hospitais, promovendo encontros afetuosos e transformadores entre palhaços e pacientes, familiares e profissionais da saúde. O nome “Acalanto” evoca o cuidado, o carinho e a delicadeza, princípios fundamentais da nossa atuação”, enfatizou o coordenador do projeto, Léo Gaviole, palhaço, ator, professor e pesquisador, que destaca ainda o objetivo do projeto em contribuir para o enfrentamento da dor, fortalecimento do sistema imunológico e especialmente, humanização dos atendimentos em saúde.

Foto: divulgação

Sobre o projeto

O projeto, fundamentado em pesquisas que comprovam os benefícios da prática artística em unidades de saúde, visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas em tratamentos prolongados. Com o patrocínio da GE Aerospace, parceria da APPO, Unifase e Hospital de Ensino Alcides Carneiro e apoio do SEHAC e da Prefeitura de Petrópolis, o grupo de artistas visa proporcionar novas experiências aos pacientes.

As intervenções serão realizadas por artistas locais, profissionais das artes cênicas que atuam e pesquisam a arte do circo e do riso. Além de Léo Gaviole, os multiartistas Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Renata Alves e Madson José integram o elenco. Juntos, utilizam a música para embalar suas apresentações recheadas de malabarismo, mágicas, fantoches, bolhas de sabão, improvisação e muita empatia.

Além do trabalho de atuação em campo, o projeto oferece formação em palhaçaria em ambiente hospitalar para alunos da Unifase, oficinas de palhaçaria para o público em geral e vivências palhacescas para as equipes de saúde dos territórios de atuação. Informações sobre o projeto podem ser conferidas no perfil do Instagram @projeto.acalanto_

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir