Connect with us

Estudante de Petrópolis conquista ouro em olimpíada nacional de educação financeira

Cidade

Estudante de Petrópolis conquista ouro em olimpíada nacional de educação financeira

Pedro Sanches, aluno do Cefet/RJ, também foi destaque Olimpíada Brasileira de Informática, em 2024

O aluno Pedro Sanches, do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações do Cefet/RJ Petrópolis, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). A competição, de âmbito nacional, busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Foto: divulgação

“Participar dessa olimpíada foi uma experiência importante, pois as questões abordaram situações reais de decisões financeiras e evidenciaram a relevância dos conhecimentos desenvolvidos no projeto de extensão do professor Felipe Mondaini para a resolução da prova”, declarou Pedro.

Sobre o projeto

O projeto citado, “Educação Financeira e Sociedade: uma preparação para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira”, foi desenvolvido no Cefet/RJ Petrópolis em 2025. De acordo com o coordenador, professor Felipe Mondaini, a iniciativa teve como propósito aproximar os alunos do ensino médio dos conceitos de economia e cidadania financeira.

“Por meio de aulas semanais, contextualizadas e interdisciplinares, os estudantes puderam investigar, analisar e aplicar princípios da educação financeira a situações reais, desenvolvendo competências essenciais para a tomada de decisões conscientes’, destacou Felipe.

Esta foi a primeira participação do Cefet/RJ Petrópolis na OLITEF, uma competição que busca estimular o interesse pela gestão financeira e formar uma geração de jovens conscientes sobre finanças pessoais, investimentos e economia. A competição é realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, com apoio do MEC.

Pedro frisou que a conquista da medalha de ouro é uma sensação recompensante, “pois representa o resultado direto do esforço e da dedicação coletiva nos itens trabalhados pelo projeto, na área de educação financeira, cujos aprendizados são aplicáveis e fundamentais para a vida de todas as pessoas”.

Destaque em competições nacionais

É a segunda vez que o aluno se destaca em competições nacionais. Em novembro de 2024, quando ainda estava no 1º ano do ensino médio, ele conquistou o certificado de Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Neste ano, na OLITEF, o reconhecimento veio ainda mais dourado.

“A vitória simboliza não apenas o mérito individual do estudante, mas também a importância da extensão no fortalecimento da educação pública e na promoção da autonomia intelectual e financeira dos jovens”, enfatizou Felipe Mondaini.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir